Quando os games vão além do escapismo

Games ultrapassam o escapismo ao promover conexão, diversidade e reflexão com experiências únicas e imersivas.

Compartilhe

Foto: Ahmed Atef – Unsplash

Depois de um dia cheio, a maioria dos gamers só pensa em uma coisa: chegar em casa e ligar o PC ou console e mergulhar em um outro mundo. Um verdadeiro investimento, e não só de tempo, mas de dinheiro também, já que tudo nesse universo sempre foi caro.

Essa atitude pode ser encarada como uma espécie de escapismo, mas calma. Não é, se nesse tempo em frente a uma tela, você entre em contato com as mais diversas narrativas, mundos, experiências sensoriais e possa fazer amigos. É troca e é conexão. Se você considera escapismo, então filmes e séries também estariam na mesma categoria, de certa forma.

Até hoje tem quem não encare jogos como algo sério, mesmo com o impacto social, econômico e cultural. Uma indústria que movimenta bilhões, emprega designers, programadores e roteiristas que entram narrativas que rivalizam com o cinema e a TV.

É nesse sentido que eu mais me apego: o de ser um refúgio em meio ao caos da vida cotidiana. Existem críticos que dizem ser vício jogar por muito tempo, mas, se existe equilíbrio com a vida pessoal, e se o jogo em questão não for um “tigrinho” da vida — que, convenhamos, é “aposta” com gamificação — então tudo bem.

Jogar não é vício quando é escolha consciente, prazerosa e saudável.

O mito de Sísifo

Algumas produções têm sim uma dinâmica repetitiva e cheia de recompensas que termina estimulando o jogador a sempre querer mais. Querer colocar todos na mesma caixinha é ser reducionista e pra quê fazer isso em um verdadeiro multiverso de possibilidades?

Até em games com uma estrutura circular – como Dead By Daylight, Warzone e outros – a diversão pode não ser exatamente igual, ainda mais quando se joga com amigos. E é aí que entra algo que difícil de ser criticado de forma legítima: a força que os games tem em unir pessoas. Fazer pouco caso disso é ir na contramão só para fazer pirraça.

A indústria, que não é boba nem nada, percebeu essa mudança e os estúdios passaram, com o tempo, a investir pesadamente nos multiplayers. Se antes os games eram majoritariamente feitos para um único jogador, agora as experiências multijogador dominam.

Franquias consolidadas mantêm o single player, claro, mas até essas expandem para incluir experiências online. GTA é um exemplo clássico disso: é possível escolher como, com quem e onde jogar.

Jogos como educação

Esse é só um ponto, e quando levamos em conta que jogos podem melhorar a coordenação motora, a atenção, aprendizagem e introduzir temas que algumas pessoas da comunidade têm problemas em aceitar? Como a importância de se discutir saúde mental, temas mais plurais como diversidade, inclusão e acessibilidade…

Celeste, Spider-Man: Miles Morales, Dandara: Trials of Fear, The Last of Us, Life is Strange e tantos outros não abordam esses temas de forma panfletária, mas os integram organicamente às suas narrativas, tornando essas discussões inseparáveis da experiência de jogo.

Os games são um local para pautar esses assuntos e normalizá-los, pois ainda são considerados tabus por alguns indivíduos, nem sempre mal-intencionados. Ainda que esse processo aconteça com tropeços, é preciso elogiar, mas também cobrar para que o tropeço seja ultrapassado numa próxima oportunidade.

Contar histórias é, desde sempre, uma das melhores formas de ensinar, emocionar e transformar. Os games fazem isso com pixels, trilhas sonoras e comandos. E, às vezes, é exatamente isso que a gente precisa depois de um dia cansativo: não escapar da realidade, mas enxergá-la com novos olhos.

Recentes
2025 será um dos anos mais quentes da história, diz ONU
2025 será um dos anos mais quentes da história, diz ONU
Meio Ambiente · 4h
Intolerância Religiosa: deputado chama exposição afro-brasileira de “demônio”
Intolerância Religiosa: deputado chama exposição afro-brasileira de “demônio”
Goiás · 5h
Em Belém, Lula pede ação urgente contra crise climática
Em Belém, Lula pede ação urgente contra crise climática
Meio Ambiente · 6h
Estudo confirma estabilidade do Aterro Sanitário de Goiânia e afasta risco
Estudo confirma estabilidade do Aterro Sanitário de Goiânia e afasta risco
Goiás · 11h
Mais do PortalGO
Foto: Maykon Cardoso – Alego
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Parlamentar criticou mostra com obras inspiradas em religiões afro-brasileiras e indígenas 06 nov 2025 · Goiás
Foto: Reprodução
Ciro Gomes elogia Caiado e diz que governador está pronto para “qualquer desafio”
Encontro ocorreu em Brasília durante filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil 06 nov 2025 · Goiás
Lula Marques/Agência Brasil
Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
Super-ricos pagarão até 10% a mais em lucros e dividendos 06 nov 2025 · Brasil
Foto: Isabel Oliveira/SSP
Polícias prendem 32 pessoas em Goiás após foguetório ligado ao Comando Vermelho
Prisões ocorreram em Goiânia, Aparecida, Abadia de Goiás e Rio Verde 06 nov 2025 · Segurança
Reprodução
CEI da Limpa Gyn avalia possível devolução de valores à Prefeitura de Goiânia
Comissão investiga diferenças entre informações da Seinfra e do consórcio 06 nov 2025 · Política
Deputados votam propostas no Plenário – Agência Câmara de Notícias
Câmara acelera PL que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Câmara aprovou regime de urgência para projeto que suspende resolução do Conanda sobre aborto em casos de estupro. 05 nov 2025 · Política
Foto: Gustavo Moreno/STF
STF levará debate sobre justiça climática para a COP30
Presidente do STF, Edson Fachin, anunciou que participará da COP30. Ele defenderá o papel do Judiciário na proteção de direitos ambientais. 05 nov 2025 · Meio Ambiente
Divulgação
Fiação sem espaçador causou morte de jovem em Goiânia
Polícia Civil de GO apontou falha na fiação como causa da morte de Nathaly. Delegado diz que faltava espaçador, instalado só após a tragédia. 05 nov 2025 · Goiás
Créditos: Rebeca Reis/CBF
Ferroviária e Palmeiras decidem a Copa do Brasil Feminina
Ferroviária vence Bahia e Palmeiras goleia São Paulo para decidir a Copa do Brasil Feminina. Final será no dia 19 de novembro 05 nov 2025 · Esportes
FIFA
Coreia do Norte vence Brasil e vai à final do Sub-17
Coreia do Norte venceu o Brasil por 2 a 0 e está na final do Mundial Sub-17. Yu Jong Hyang fez os dois gols da partida. Brasil joga pelo 3º. 05 nov 2025 · Esportes