Lula assina recondução de Paulo Gonet como Procurador-Geral da República

Gonet será submetido a nova sabatina no Senado para mandato até 2027. Procurador é responsável por denúncias contra Bolsonaro.

Compartilhe

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (27), a recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para mais um mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Gonet havia assumido o cargo em dezembro de 2023, com mandato previsto até o fim deste ano. A decisão de Lula, no entanto, antecipa a renovação do mandato em alguns meses. O ato ocorre a menos de uma semana do julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), do ex-presidente Jair Bolsonaro, denunciado por Gonet como líder de uma trama golpista para se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022.

A assinatura da recondução foi feita após uma reunião entre Gonet e Lula no Palácio do Planalto. Apesar da decisão do presidente, o procurador ainda precisará ser submetido a uma nova sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa. Para isso, são necessários 41 votos, em 2023, Gonet foi aprovado por ampla margem, com 65 votos.

Com a medida, Lula também evita que a Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) organize a tradicional lista tríplice de candidatos ao cargo, prática que historicamente gerava disputas internas. Embora tenha respeitado a lista em seus dois primeiros mandatos, o presidente não é obrigado a segui-la e já havia indicado Gonet fora dela em 2023.

Atuação de Gonet na PGR

Ao assumir a chefia do Ministério Público, Gonet reverteu entendimentos de seu antecessor, Augusto Aras, e retomou investigações sobre corrupção, especialmente em torno das emendas parlamentares. Em abril deste ano, denunciou o então ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por suspeita de desvio de recursos. Após a denúncia, Lula decidiu exonerar o auxiliar.

Gonet também conduziu as denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, acusados de tentar abolir o Estado Democrático de Direito. Ele será responsável pela acusação contra Bolsonaro e outros sete investigados classificados como integrantes do núcleo 1 da trama golpista.

Repercussão no STF

A recondução foi elogiada por ministros do Supremo Tribunal Federal. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, destacou que o Brasil “tem sorte de ter Gonet como procurador-geral”.

“É um prazer e uma honra para todos nós do plenário do STF ter uma pessoa como Vossa Excelência no exercício deste cargo, que exerce com firme leveza, como a vida deve ser levada na posição em que ocupa”, afirmou Barroso.

O ministro Flávio Dino disse esperar uma apreciação rápida pelo Senado. Já o decano Gilmar Mendes ressaltou que a indicação foi bem recebida pela Corte: “De alguma forma, todos nós saudamos”.

Perfil

Com 64 anos e cerca de 40 anos de carreira no Ministério Público Federal, Paulo Gustavo Gonet Branco foi subprocurador-geral da República e cofundador do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), ao lado do ministro Gilmar Mendes. Foi também diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União.

Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), possui mestrado pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutorado também pela UnB. Ingressou no MPF em 1987, conquistando o primeiro lugar no concurso para procurador da República. Com a recondução antecipada, Gonet seguirá no comando da PGR até 2027, justamente no momento em que terá papel central no processo contra o ex-presidente Bolsonaro.

Recentes
Israel mata mais jornalistas que 7 guerras combinadas
Israel mata mais jornalistas que 7 guerras combinadas
Mundo · 14h
Voo Varig 254: quando uma vírgula muda tudo
Voo Varig 254: quando uma vírgula muda tudo
História · 17h
O arsenal emocional de Bolsonaro
O arsenal emocional de Bolsonaro
Colunas · 21h
Senado vota projeto de proteção infantil na internet
Senado vota projeto de proteção infantil na internet
Tecnologia · 21h
Mais do PortalGO
Foto: Wallace Martins/STF
STF determina monitoramento integral na residência de Bolsonaro
Moraes autorizou vigilância sem “exposição indevida” na casa de Bolsonaro. PGR emitiu parecer favorável ao pedido do dep Lindbergh Farias. 27 ago 2025 · Justiça
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Governo Lula anuncia novo slogan: “Do lado do povo brasileiro”
Em reunião ministerial, Lula apresentou identidade visual do governo. Mudança simboliza transição para fase de soberania e justiça social. 26 ago 2025 · Brasil
Foto: Dammer Martins
Itamaraty classifica fala de ministro israelense como “inaceitável”
MRE reagiu a declarações de Katz e cobrou que país “impeça o genocídio contra palestinos”. Itamaraty também condenou ataque a hospital. 26 ago 2025 · Notícia
Foto: Assessoria de Comunicação OAB-GO
OAB-GO e Sebrae lançam 3ª turma da Incubadora de Escritórios
Evento gratuito nesta terça, marca início das inscrições. Curso inclui webinars, trilha técnica e bootcamp para novos escritórios. 26 ago 2025 · Trabalho
© Fernando Frazao/Agencia Brasil
Réus da Boate Kiss têm penas reduzidas
1ª Câmara Especial Criminal do TJ-RS mantém condenados presos. Tragédia em 2013 deixou 242 mortos e 636 feridos na Boate em Santa Maria 26 ago 2025 · Justiça
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro por traição
Em reunião ministerial, Lula criticou Eduardo por insuflar EUA contra o Brasil. Caso reacende debate sobre limites da imunidade parlamentar. 26 ago 2025 · Brasil
IA
O PL das Fake News morreu? Entenda a nova lei que protege crianças na internet
Saiba por que o PL das Fake News foi paralisado e como uma nova lei focada na proteção infantil avançou no Congresso. 26 ago 2025 · Brasil
Foto: André Bianchi
Concerto gratuito da Orquestra Filarmônica de Goiás homenageia o maestro Emilio De Cesar
Obras de Tchaikovsky, Ravel e Mignone marcam homenagem ao maestro 26 ago 2025 · Cultura
Semasdh/Equatorial
Famílias de baixa renda de Goiânia podem concorrer a sorteio de 40 geladeiras
Sorteio será realizado nesta sexta-feira na Praça Arantes 26 ago 2025 · Cidades
Foto: CS – PF em Goiás
Polícia Federal combate fraudes em aposentadorias do INSS em Goiás
Mais de R$ 10 milhões em fraudes previdenciárias são evitados 26 ago 2025 · Segurança