O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (26) que o governo passará a usar um novo slogan em suas campanhas de comunicação: “Do lado do povo brasileiro”, que substituirá a marca “União e Reconstrução”, adotada no início do mandato. A mudança será implementada já na próxima semana.
A nova identidade foi apresentada durante a reunião ministerial realizada pela manhã, no Palácio do Planalto. Lula e os ministros participaram do encontro usando bonés com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. Integrantes do governo avaliam que a etapa de união e reconstrução do país já foi cumprida e que a nova marca simboliza a fase final da gestão, voltada à defesa da soberania, à justiça social e à proteção da população.

Durante o encontro, Lula criticou a política comercial do governo Donald Trump, que aumentou tarifas contra parceiros internacionais. O presidente declarou que o Brasil não aceitará “desaforo, ofensas e petulância de ninguém” e orientou ministros a destacarem a soberania nacional em suas falas públicas.
“Se a gente gostasse de imperador, o Brasil ainda seria monarquia. Nós queremos este país democrático, soberano e republicano”, afirmou.
Lula também voltou a criticar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o parlamentar tem atuado junto ao governo norte-americano para pressionar pela adoção de sanções contra o Brasil. O presidente classificou a postura como “possivelmente, uma das maiores traições que uma pátria sofre de filhos” e defendeu que o Congresso inicie a discussão sobre a cassação do mandato de Eduardo.