Voo Varig 254: quando uma vírgula muda tudo

Erro de navegação transformou um voo de 40 minutos em quase cinco horas.

Compartilhe

Modelo anos antes de se acidentar. Foto: Clint Groves / Wikimedia Commons 1983

Na tarde de 3 de setembro de 1989, o Voo Varig 254 decolou de Marabá (PA) com destino a Belém (PA), em uma rota curta de pouco mais de 40 minutos. Operado por um Boeing 737-200, matrícula PP-VMK, o voo levava 48 passageiros e 6 tripulantes, totalizando 54 pessoas a bordo.

O que deveria ser uma viagem rotineira se transformou em um dos episódios mais marcantes da história da aviação brasileira, conhecido tanto pela sucessão de erros que levaram à tragédia quanto pela impressionante história de sobrevivência na floresta amazônica.

O erro de navegação

Logo após a decolagem, o comandante César Augusto Padula Garcez programou o curso da aeronave em direção a Belém. No entanto, uma falha de interpretação de um novo formato de plano de voo computadorizado levou a um desvio catastrófico.

O plano indicava a proa como “0270”, que significava o rumo magnético de 027,0°. O comandante, porém, interpretou como 270°, praticamente na direção oposta (oeste).

Assim, em vez de seguir para o norte, o Boeing tomou rumo oeste, adentrando cada vez mais o interior da Amazônia. Durante horas, a tripulação não percebeu o erro, em parte porque os instrumentos de navegação não foram checados corretamente e também pela ausência de sistemas modernos como o GPS.

O acidente na selva

Arquivo Nacional

Com o combustível se esgotando e sem conseguir localizar Belém, a tripulação tentou identificar aeroportos alternativos, mas já era tarde. Após quase cinco horas de voo, ambos os motores pararam.

Por volta das 21h06, o comandante Garcez realizou um pouso forçado em uma área de selva fechada, próxima a São José do Xingu, no Mato Grosso. A aeronave se partiu em vários pedaços, e o impacto resultou em 12 mortes. Os 42 sobreviventes enfrentaram dias de provações: fome, sede e isolamento em plena floresta.

A localização dos destroços ocorreu após dois dias de intensas buscas, depois que um grupo de sobreviventes conseguiu chegar a uma fazenda e pedir ajuda. O resgate foi feito por helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) e se estendeu pelos dias seguintes.

As investigações e as mudanças

O CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) concluiu que a causa principal foi a interpretação equivocada do plano de voo. No entanto, o relatório apontou fatores contribuintes cruciais: a falha de design do plano de voo da Varig, que era ambíguo, e a falta de treinamento adequado para o novo sistema.

O acidente também deixou evidente vulnerabilidades graves nos procedimentos da companhia, na forma de apresentação dos planos de voo e na própria cultura de comunicação na cabine (CRM – Crew Resource Management).

Como consequência, mudanças significativas foram implementadas na aviação brasileira:

  • Padronização nos planos de voo, com a eliminação de ambiguidades nos dados de rota.
  • Treinamentos mais rígidos sobre navegação e, principalmente, sobre Fatores Humanos e CRM, incentivando a comunicação e a checagem cruzada entre pilotos.
  • Adoção gradual de sistemas de navegação inercial e, posteriormente, GPS, que reduzem drasticamente o risco de erro de rumo.

A famosa fake news do jogo do Brasil

Logo após o acidente do Varig 254, surgiram boatos de que os pilotos teriam se distraído assistindo a um jogo da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1990, o que explicaria o desvio de rota.

Na época, a história se espalhou rapidamente e ganhou força porque o acidente ocorreu em 3 de setembro de 1989, justamente no mesmo dia em que o Brasil enfrentou o Chile no histórico “Jogo do Maracanã”, marcado pelo episódio do goleiro Roberto Rojas.

No entanto, a investigação do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e os depoimentos dos sobreviventes desmentiram completamente essa versão.

Com o tempo, a história de que os pilotos “pararam para assistir ao jogo” foi sendo repetida em rodas de conversa e até em alguns programas de TV, mas permanece apenas como uma lenda urbana ligada à tragédia.

Legado

Mais de três décadas depois, o acidente do Voo Varig 254 ainda é lembrado como um marco de aprendizado na aviação nacional. A tragédia foi um exemplo clássico de como um erro humano pode ser o estopim de um desastre, mas que as causas profundas geralmente residem em falhas sistêmicas e organizacionais.

A história também se tornou um símbolo de resiliência: o sofrimento e a força dos sobreviventes na selva mostraram não apenas os riscos da aviação, mas também a capacidade humana diante do improvável.

Recentes
Evento gratuito na OAB-GO discute combate à violência doméstica
Evento gratuito na OAB-GO discute combate à violência doméstica
Goiás · 16min
Israel mata mais jornalistas que 7 guerras combinadas
Israel mata mais jornalistas que 7 guerras combinadas
Mundo · 57min
Itamaraty classifica fala de ministro israelense como “inaceitável”
Itamaraty classifica fala de ministro israelense como “inaceitável”
Sem categoria · 23h
OAB-GO e Sebrae lançam 3ª turma da Incubadora de Escritórios
OAB-GO e Sebrae lançam 3ª turma da Incubadora de Escritórios
Trabalho · 23h
Mais do PortalGO
© Fernando Frazao/Agencia Brasil
Réus da Boate Kiss têm penas reduzidas
1ª Câmara Especial Criminal do TJ-RS mantém condenados presos. Tragédia em 2013 deixou 242 mortos e 636 feridos na Boate em Santa Maria 26 ago 2025 · Justiça
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro por traição
Em reunião ministerial, Lula criticou Eduardo por insuflar EUA contra o Brasil. Caso reacende debate sobre limites da imunidade parlamentar. 26 ago 2025 · Brasil
IA
O PL das Fake News morreu? Entenda a nova lei que protege crianças na internet
Saiba por que o PL das Fake News foi paralisado e como uma nova lei focada na proteção infantil avançou no Congresso. 26 ago 2025 · Brasil
Foto: André Bianchi
Concerto gratuito da Orquestra Filarmônica de Goiás homenageia o maestro Emilio De Cesar
Obras de Tchaikovsky, Ravel e Mignone marcam homenagem ao maestro 26 ago 2025 · Cultura
Semasdh/Equatorial
Famílias de baixa renda de Goiânia podem concorrer a sorteio de 40 geladeiras
Sorteio será realizado nesta sexta-feira na Praça Arantes 26 ago 2025 · Cidades
Foto: CS – PF em Goiás
Polícia Federal combate fraudes em aposentadorias do INSS em Goiás
Mais de R$ 10 milhões em fraudes previdenciárias são evitados 26 ago 2025 · Segurança
Foto: Rodrigo Estrela
Feirão de Empregos em Aparecida oferece 10 mil vagas com oportunidades imediatas
Além das vagas, participantes terão acesso a orientação profissional e programas de capacitação. 26 ago 2025 · Trabalho
Marcelo Camargo/Agência Brasil
AGU aciona PF para investigar fake news que incentiva correntistas a sacar dinheiro do BB
AGU aponta tentativa de gerar caos no sistema financeiro. 26 ago 2025 · Brasil
Foto: Divulgação NCI PRF
Acidente na BR-414 mata quatro pessoas da mesma família em Anápolis
Automóvel foi atingido lateralmente por carreta durante conversão 26 ago 2025 · Segurança
Lula Marques/Agência Brasil
PGR recomenda reforço de policiamento em torno da casa de Jair Bolsonaro
Medida visa garantir cumprimento das decisões judiciais. 26 ago 2025 · Justiça