Os últimos povos indígenas isolados: Sociedades livres do Brasil resistem na Amazônia

Apesar das ameaças externas, algumas tribos seguem vivendo longe da sociedade ocidental – e enfrentam o risco constante de extinção

Compartilhe

Fonte: G. Miranda/Funai

Um dos encontros mais inusitados já registrados entre indígenas isolados e moradores de uma aldeia aconteceu no Acre, na Terra Indígena Kulina, próxima ao rio Humaitá. Um indígena isolado chegou sozinho, passou a noite na casa de um dos moradores e partiu ao amanhecer, levando alimentos, utensílios e roupas. No dia seguinte, mais de dez membros do mesmo grupo apareceram em busca dele, incluindo mulheres e crianças.

O episódio chamou a atenção de especialistas e indigenistas, não só pela espontaneidade do contato, mas pelos riscos associados a ele. A Fundação Nacional do Índio (Funai) demorou a enviar uma equipe ao local, o que foi criticado por especialistas como Carlos Travassos, ex-coordenador de povos isolados da instituição. “Essa omissão é contrária a todas as regulamentações do departamento de isolados”, afirmou.

Segundo a Funai, o Brasil abriga ao menos 115 registros de povos indígenas isolados – o maior número conhecido no mundo. Desses, 28 grupos já foram oficialmente confirmados. A maioria vive em áreas remotas da Amazônia, embora haja uma exceção: os Avá-Canoeiro, localizados entre os estados de Tocantins e Goiás.

Fonte: Gleilson Miranda/Governo do Acre

Isolamento como forma de sobrevivência

Esses povos não estão isolados por acaso. Após séculos de massacres e doenças trazidas por não indígenas, muitos grupos optaram pelo distanciamento como estratégia de sobrevivência. A colonização europeia, a expansão agrícola e as políticas estatais de integração forçada provocaram um verdadeiro genocídio. Estima-se que cerca de 70% da população indígena tenha sido dizimada nos primeiros séculos após a chegada dos portugueses.

A Constituição de 1988 representou um marco na proteção dos direitos indígenas, reconhecendo sua organização própria, tradições e terras originárias. No entanto, o avanço do agronegócio, o desmatamento e o enfraquecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários colocam em xeque essas garantias.

Durante o governo de Jair Bolsonaro, por exemplo, houve denúncias de abandono da proteção a áreas onde vivem povos isolados. A Funai, historicamente voltada à proteção desses grupos, foi criticada por adotar posturas integracionistas. Em 2021, Bolsonaro foi denunciado por genocídio indígena no Tribunal Penal Internacional de Haia.

Vulnerabilidade e direitos

Além da fragilidade frente a doenças comuns para o restante da população, os povos isolados também enfrentam vulnerabilidades jurídicas e políticas. Embora tenham os mesmos direitos que qualquer cidadão brasileiro, há poucos mecanismos legais voltados especificamente à sua proteção. A principal salvaguarda é a Restrição de Uso, uma portaria da Funai que impede atividades econômicas em regiões onde vivem grupos isolados. No entanto, a renovação dessas restrições tem sido dificultada por pressões ligadas à expansão da fronteira agrícola.

De acordo com a assessora jurídica Carolina Santana, do Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados, a não renovação dessas medidas representa uma ameaça direta à sobrevivência desses povos. “O atual governo transforma as violações de direitos em políticas públicas”, declarou.

Apesar das adversidades, os povos isolados seguem resistindo. Vivem de maneira autônoma, praticam agricultura, pesca e coleta, constroem ocas comunitárias e, em alguns casos, se aproximam de aldeias vizinhas, sem necessariamente buscar contato permanente.

O que se viu recentemente no Acre, portanto, é mais do que um encontro raro: é um lembrete da existência de povos que escolheram viver à sua maneira, mantendo tradições milenares e defendendo o direito de continuar livres – mesmo quando tudo ao redor parece querer empurrá-los para a extinção.

Recentes
José Délio, prefeito com foco em resultados e dedicação à política 24h por dia, é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’
José Délio, prefeito com foco em resultados e dedicação à política 24h por dia, é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’
Quem vai ganhar? · 2h
Aparecida conclui troca de 100% da iluminação pública por LED
Aparecida conclui troca de 100% da iluminação pública por LED
Cidades · 4h
Daniel Vilela aparece à frente na disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa
Daniel Vilela aparece à frente na disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa
Goiás · 5h
Pirenópolis mantém cachoeiras abertas com segurança no período chuvoso
Pirenópolis mantém cachoeiras abertas com segurança no período chuvoso
Turismo · 5h
Mais do PortalGO
Fotos: SMS
Goiânia inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana
67 unidades aplicam o imunizante em Goiânia 05 dez 2025 · Saúde
O roteiro eletrizante que leva três pilotos à decisão em Abu Dhabi
Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri chegam à última etapa da F1 2025 com chances de título. Reviva a temporada marcada por viradas 05 dez 2025 · Esportes
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Impa cria olimpíada de matemática para professores
Nova olimpíada do Impa vai premiar professores de matemática dos anos iniciais. Medalhistas de ouro receberão bolsa para projetos escolares. 04 dez 2025 · Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Argentina autoriza extradição de 5 condenados do 8/1
Justiça argentina autorizou extradição de cinco brasileiros condenados pelos atos de 8 de janeiro. Eles cumprirão penas de 13 a 17 anos 04 dez 2025 · Justiça
© PF/Divulgação
Operações da PF combatem pornografia e apologia nazista
PF prende suspeito de registrar e distribuir imagens íntimas de mulheres. Operação também mira apologia ao nazismo em universidades. 04 dez 2025 · Justiça
Foto: Divulgação Ubisoft
Lançamentos da semana: Metroid Prime 4, DLC de Elden Ring e AC Shadows no Switch 2
De heróis da Marvel a terror psicológico: confira a lista completa de estreias que promete agitar todas as plataformas no começo de dezembro. 04 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução
Morte de adolescente em Catalão ocorreu durante roleta-russa, aponta polícia
Arma usada no disparo não foi encontrada 04 dez 2025 · Segurança
Foto: Divulgação Sesc Goiás
Theatro Sebastião Pompeu anuncia mês inteiro de atrações gratuitas em Pirenópolis
Shows, oficinas e espetáculos integram a agenda cultural 04 dez 2025 · Cultura
Renato Araújo/Câmara dos Deputados
CCJ aprova revogação da Lei da Alienação Parental e proposta pode seguir ao Senado
Relatora apontou o uso da lei como instrumento para descredibilizar denúncias 04 dez 2025 · Brasil
Fotos: Divulgação PCGO
Operação atinge investigados por ataques ligados à torcida organizada
Investigados são ligados à Força Jovem – Zonas Central e Norte 04 dez 2025 · Segurança