Israel executa 6 jornalistas em ataque a tenda de imprensa

200 jornalistas mortos em 2 anos: novo ataque israelense elimina 6 profissionais em Gaza. Israel acusa vítimas de ligação com o Hamas.

Compartilhe

Anas al Sharif, principal alvo das forças israelenses – Foto: Dvulgação

Seis jornalistas foram mortos no domingo (10) durante ataques israelenses na Faixa de Gaza, provocando forte condenação internacional nesta segunda-feira (11). Israel admitiu a autoria dos assassinatos, acusando as vitimas de ligação com o Hamas. Cinco das vítimas, trabalhavam para a Al Jazeera, emissora baseada no Catar e alvo de críticas do regime de Benjamin Netanyahu.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) denunciou “com veemência e indignação” o que classificou como execuções. Entre os mortos está Anas al Sharif, 28 anos, um dos correspondentes mais conhecidos da região, que cobria diariamente o cerco a Gaza. Para Israel, sua atuação era de “um terrorista que se passava por jornalista”, al Sharif teria sido o alvo central do ataque.

A RSF lembrou que cerca de 200 jornalistas já perderam a vida no território desde o início do genocídio israelense, há quase dois anos. Para a entidade, al Sharif simbolizava “a voz que transmitia ao mundo o sofrimento imposto por Israel aos palestinos”.

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos e o Catar reforçaram que o ataque foi deliberado, atingindo uma tenda de imprensa na Cidade de Gaza. A Al Jazeera afirma que dez de seus profissionais já foram mortos e acusa Israel de “tentar sufocar o jornalismo independente no enclave”.

O Sindicato de Jornalistas Palestinos chamou o episódio de “crime sangrento”. Também foi confirmada a morte de Mohammed al Khaldi, fotógrafo freelancer, que faleceu no hospital Al-Shifa.

Além de al Sharif e al Khaldi, morreram Mohammed Qreiqeh, Ibrahim Zaher, Mohammed Noufal e Moamen Aliwa. Em meio ao bloqueio israelense, a atuação de jornalistas locais é a única forma de manter a cobertura do conflito. Netanyahu chegou a anunciar que repórteres estrangeiros poderiam entrar em Gaza escoltados pelo Exército, mas sem indicar quando.

Na manhã desta segunda-feira, corpos foram enterrados no cemitério Cheikh Redouane sob forte comoção. Testemunhas descreveram um cenário devastador no local do ataque: paredes cravejadas de estilhaços, colchões encharcados de sangue e destroços espalhados. Em suas últimas horas, al Sharif relatou bombardeios intensos e publicou imagens das explosões.

Recentes
Vila Nova vence ida da final da A3 Feminina: 2-1
Vila Nova vence ida da final da A3 Feminina: 2-1
Esportes · 1h
Brasileirão Feminino: Corinthians e Flamengo saem na frente
Brasileirão Feminino: Corinthians e Flamengo saem na frente
Esportes · 2h
Aborto em motel: dentista preso por morte de ex
Aborto em motel: dentista preso por morte de ex
Goiás · 5h
Dia do Advogado: história, curiosidades e a importância da advocacia
Dia do Advogado: história, curiosidades e a importância da advocacia
História · 11h
Mais do PortalGO
PMMA/Divulgação
Queda de avião de pequeno porte nos Lençóis Maranhenses deixa duas mortes
Piloto e médica veterinária morreram 11 ago 2025 · Brasil
Radaella Waasdorp – Unsplash
Por que os gatos eram adorados no Egito Antigo?
Descubra por que os gatos eram adorados no Egito Antigo, sua ligação com a deusa Bastet, leis de proteção e o legado cultural. 11 ago 2025 · História
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula sanciona nova lei de licenciamento ambiental com 63 vetos
Governo convocou uma coletiva de imprensa para explicar os vetos 11 ago 2025 · Brasil
Domínio público
Alberto Santos-Dumont: o brasileiro que colocou o avião no céu
Conheça a história de Alberto Santos-Dumont, o brasileiro que realizou o primeiro voo público e homologado, e entenda sua disputa histórica com os irmãos… 10 ago 2025 · História
Foto: Unsplash
Pais de celebridades: histórias reais que inspiram no Dia dos Pais
No Dia dos Pais, conheça histórias reais de pais que influenciaram grandes celebridades na música e no cinema. 10 ago 2025 · Variedades
Reprodução Instagram
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Juristas apontam quebra de decoro e possível prevaricação em motim na Câmara
Juristas apontam que protesto da oposição no Congresso pode configurar quebra de decoro e crime de prevaricação, enquanto deputados governistas acionam Conselho… 09 ago 2025 · Brasil
Divulgação/Warner Bros. Pictures
De pixels a Hollywood: os jogos que viraram filmes
Adaptações de games são uma tendência consolidada na indústria do entretenimento 09 ago 2025 · Cultura
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Vila Nova x Atlético-PI: Final histórica da A3 começa hoje, em Goiânia
Final do Brasileirão Feminino A3: Vila Nova e Atlético-PI, ambos invictos, 1ª batalha pelo título em Goiânia. Decisão em Teresina, em 16/08. 09 ago 2025 · Esportes
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Hugo Motta pede afastamento de 15 deputados após motim na Câmara
Casos seguem para análise do Conselho de Ética 09 ago 2025 · Política