O jogador Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, e seu irmão André Silva, também jogador de futebol e que atuava pelo Penafiel, clube da segunda divisão portuguesa, morreram em um acidente de carro nesta quinta-feira (3), na Espanha. De acordo com a Guarda Civil espanhola, o veículo em que estavam saiu da pista após o estouro de um pneu durante uma ultrapassagem.
As autoridades afirmam que o acidente aconteceu na região de Zamora, no noroeste da Espanha, ainda durante a madrugada no horário local (noite de quarta-feira, pelo horário de Brasília). Diogo Jota, de 28 anos, havia se casado há apenas dez dias e deixa a esposa e três filhos. Seu irmão André, de 25 anos, também não resistiu.
Segundo informações oficiais, o carro trafegava pela rodovia A-52, na área de Sanabria, quando, durante uma ultrapassagem, um dos pneus estourou, fazendo com que o veículo saísse da pista e pegasse fogo. Apenas os dois irmãos estavam no automóvel e morreram no local.
Em nota, a Guarda Civil confirmou: “Um veículo saiu da pista pela calçada esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incendiou e ambos os ocupantes morreram.”
Quem eram os Irmãos
Diogo Jota iniciou sua carreira profissional no Paços de Ferreira e, posteriormente, passou por Porto e Wolverhampton, antes de chegar ao Liverpool em 2020. Pelo clube inglês, conquistou títulos como a Premier League, a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa. Pela seleção de Portugal, marcou 14 gols em 47 jogos e esteve presente nas principais convocações. Em junho, foi campeão da Liga das Nações ao vencer a Espanha nos pênaltis. Ao longo da carreira, acumulou 150 gols em 447 partidas.
André Silva, por sua vez, atuava pelo Penafiel. Formado nas categorias de base do Porto, também passou por Boavista, Famalicão e Gondomar. Na última temporada, disputou 32 jogos, marcando dois gols e dando duas assistências. No total, somou 143 partidas como profissional, com 21 gols e quatro assistências.
Repercussão
A notícia da morte gerou grande comoção no mundo do futebol. Clubes, atletas e entidades como a Federação Portuguesa de Futebol manifestaram pesar e solidariedade às famílias dos irmãos.
Em nota, o Liverpool pediu solicita que a privacidade para a família e amigos, além de prometer apoio para os parentes do jogador.
A Federação Portuguesa, além de lamentar a partida dos irmãos, e lembrar dos feitos de Jota pela seleção portuguesa, a federação informou que solicitou à UEFA um minuto de silêncio, na partida entre Portugal e Espanha, valida pela Eurocopa feminina.