O cartunista e escritor Mauricio de Sousa completa 90 anos nesta segunda-feira (27) e celebra a data cercado de homenagens que reconhecem seu papel na cultura e na formação de gerações de leitores. Criador da Turma da Mônica, o artista é tema de uma cinebiografia e de um livro comemorativo que reúnem diferentes olhares sobre sua trajetória.
O filme “Mauricio de Sousa – O Filme” foi apresentado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e traz o próprio filho do artista, Mauro Sousa, interpretando o pai nas telonas. A produção acompanha as origens do cartunista, o processo criativo por trás dos personagens e a expansão do universo que conquistou o público brasileiro com figuras como Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão.
Durante a mostra, Mauricio recebeu o Prêmio Leon Cakoff, em reconhecimento à sua contribuição à cultura nacional. O evento também exibiu longas inspirados em sua obra, como Turma da Mônica: Laços, Turma da Mônica: Lições e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa.
Além do cinema, o universo dos quadrinhos também prestou tributo ao artista com o lançamento de “MSP90”, obra organizada por Sidney Gusman, editor do UniversoHQ e da MSP Estúdios. O livro reúne 90 quadrinistas de todo o Brasil, que produziram histórias inéditas de três páginas cada, explorando os personagens e valores criados por Mauricio.
Entre os nomes participantes está a quadrinista Helô D’Angelo, que escolheu retratar Dona Pedra, personagem presente nas tiras do Bidu. A artista destacou a importância da representatividade na obra de Mauricio e a diversidade presente nesta nova coletânea. “A Mônica foi revolucionária por ser uma menina forte e dona da rua. E outros personagens, como a Pipa, ampliaram essa pluralidade ao longo do tempo”, afirmou.
As homenagens reforçam o impacto da obra de Mauricio de Sousa, cuja produção vai além do entretenimento infantil, abordando temas de inclusão, diversidade e valores sociais. O especial “Mauricio 90: Desenhando o Brasil” será exibido nesta segunda-feira (27), às 23h, na TV Brasil.
*Com Agência Brasil









