A Anatel iniciou a implementação do sistema Origem Verificada, uma medida para reduzir golpes e fraudes telefônicas no Brasil. O mecanismo autentica chamadas e combate o chamado “spoofing numérico”, quando golpistas adulteram o número exibido para enganar o destinatário.
A partir de 17 de novembro, empresas que realizam mais de 500 mil ligações mensais deverão exibir um selo de verificação (✅) nas telas dos celulares, identificando que a ligação é legítima. A obrigatoriedade total do sistema está prevista para 2028.
Enquanto a medida não é totalmente adotada, a Anatel recomenda ações que podem ajudar a diminuir as ligações indesejadas. Uma delas é o cadastro no site “Não Me Perturbe” (www.naomeperturbe.com.br), que bloqueia chamadas de operadoras de telefonia e bancos. O serviço, porém, não impede ligações de golpistas nem de outros setores.
Celulares Android e iPhones já contam com recursos próprios para identificar ou bloquear chamadas suspeitas. No Android, é possível ativar a função “Proteção ID” ou “Spam” nas configurações. Já os aparelhos da Apple possuem o recurso “Perguntar motivo da ligação”, que filtra chamadas com ajuda de um robô.
Aplicativos como Whoscall e Truecaller também ajudam a identificar e bloquear números suspeitos, embora alguns recursos sejam pagos. Outra alternativa é bloquear ligações de números desconhecidos, medida mais radical que pode evitar golpes, mas também impedir o recebimento de contatos legítimos.
A Anatel orienta que consumidores registrem reclamações sobre chamadas fraudulentas. Segundo o especialista em segurança digital Wanderson Castilho, ligações mudas, quando a chamada é atendida, mas ninguém fala, geralmente são testes de call centers ou verificações automáticas para confirmar se o número está ativo, prática usada tanto por empresas quanto por golpistas.
O “spoofing numérico” é viabilizado por servidores VoIP, que conectam chamadas à internet e permitem alterar o número de origem. Embora o sistema seja amplamente usado de forma legítima por empresas, também tem sido explorado para aplicar fraudes e mascarar ligações automáticas.










