A sala da coordenação de uma escola pública no Distrito Federal tornou-se palco de uma agressão terrível na manhã de segunda-feira (20). Um professor de 53 anos do Centro Educacional 4 do Guará foi atacado com socos pelo pai de uma aluna após repreendê-la pelo uso do celular em sala de aula.
O agressor, Thiago Lênin Sousa, foi à escola tirar satisfação depois de ser chamado pela filha. Imagens do circuito interno flagraram o momento em que ele invade o espaço e ataca o educador, que tenta se proteger. Na gravação, a própria adolescente é vista tentando conter o pai com um golpe “mata-leão”.

A repreensão que motivou o ataque, muito provavelmente não é uma regra pessoal do docente, mas o cumprimento da Lei Distrital nº 4.131, de 2 de maio de 2008. A legislação veta o uso de aparelhos eletrônicos durante as aulas na rede de ensino do Distrito Federal para não prejudicar o aprendizado dos estudantes.
O docente ficou com o olho roxo e escoriações pelas costas. Thiago foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado por lesão corporal, injúria e desacato. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderá ao processo em liberdade.
A Secretaria de Educação do DF informou que acompanha o caso e que acionou o Batalhão Escolar para reforçar a segurança na entrada e saída dos alunos. O órgão afirmou ainda que sua Corregedoria irá apurar o episódio.