A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Luziânia – 5ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), realizou nesta quinta-feira (9) a Operação “Five Fingers” no Distrito Federal. A ação teve como objetivo cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra cinco integrantes de um grupo suspeito de furtos qualificados em estabelecimentos comerciais do Entorno do DF.
Segundo a polícia, a operação é resultado da integração de duas investigações distintas que apuraram crimes de furto qualificado mediante concurso de pessoas e associação criminosa, previstos nos artigos 155, §4º, IV, e 288 do Código Penal. Os delitos investigados ocorreram em 1º de agosto de 2025, em um supermercado, e em 26 de agosto de 2025, em uma loja de rede nacional localizada em um shopping de Luziânia.
Foram identificadas como suspeitas Thaiane Henrique dos Santos, de 28 anos; Bruna Alves de Araújo, 35; Rafaela Cristina Santos Viana, 22, e Érica Brenda da Silva Borges, 26, ambas foragidas; e Maria Eduarda Pereira da Silva, 23. Todas possuem histórico de crimes patrimoniais e são apontadas como responsáveis por diversos furtos em Goiás e no Distrito Federal.
As investigações apontam que o grupo atuava de forma organizada, com funções divididas entre distração de funcionários e subtração de mercadorias, utilizando sacolas preparadas para burlar sistemas antifurto. No furto em Luziânia, o prejuízo estimado foi de R$ 6,8 mil em roupas, bolsas e perfumes, enquanto no supermercado a perda chegou a R$ 1,4 mil.
A operação contou com apoio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Luziânia, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia de Proteção ao Idoso (DEPAI) de Luziânia, DP de Cidade Ocidental, além da Polícia Civil do Distrito Federal por meio da DECOR, CORPATRI e 24ª DP.