Metanol foi adicionado, não é natural, diz perícia de SP

Instituto de Criminalística de SP atesta adulteração com metanol em bebidas. Substância foi adicionada, descartando origem natural.

Compartilhe

Imagem: Internet

O Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo informou que a perícia em dois grupos de garrafas de bebidas alcoólicas destiladas apreendidas em fiscalizações na capital apontou que as concentrações de metanol encontradas indicam adição da substância, e não resultado de destilação natural.

O órgão não divulgou a quantidade de garrafas analisadas nem os tipos de bebidas. Também não informou os locais onde ocorreram as apreensões.

“Até o momento, dois grupos de produtos periciados apresentaram resultado positivo para metanol, em volume acima do permitido pela legislação. Os laudos foram encaminhados à Polícia Civil para subsidiar as investigações e o esclarecimento dos fatos”, informou o instituto em nota divulgada nesta terça-feira (7).

O órgão acrescentou que trabalha ininterruptamente nas análises:

“O Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo trabalha 24h nas perícias de constatação e concentração das amostras apresentadas pela Polícia Civil, assim como na análise documentoscópica de rótulos e lacres dos recipientes. Pode-se afirmar, até o momento, e de acordo com as concentrações encontradas, que o metanol foi adicionado, não sendo, portanto, produto de destilação natural.”

Na última sexta-feira (3), o Instituto de Criminalística criou uma força-tarefa para analisar as garrafas apreendidas durante fiscalizações que apuram adulteração e contaminação por metanol. Segundo boletim do governo paulista, 16 mil garrafas foram apreendidas desde o dia 29 de setembro.

O processo de análise inclui a checagem das embalagens para identificar rompimentos ou indícios de reaproveitamento. Depois, o material é processado em equipamentos que separam os componentes da bebida. Somente o laudo final confirma a presença e a quantidade de metanol.

O metanol é um álcool de uso industrial, altamente tóxico se ingerido. Afeta o fígado, que o transforma em substâncias que comprometem medula, cérebro e nervo óptico, podendo causar cegueira, coma ou morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

A Polícia Civil de São Paulo trabalha com duas hipóteses: a primeira é o uso de metanol para higienização de garrafas reaproveitadas; a segunda, a utilização da substância para aumentar o volume de bebidas falsificadas. Há ainda a possibilidade de que falsificadores tenham usado etanol contaminado com metanol.

A Polícia Federal também investiga se os casos têm relação com a megaoperação contra o crime organizado no setor de combustíveis, deflagrada no fim de agosto.

“Se esse metanol tiver origem em combustíveis fósseis, é outra hipótese de investigação. Muitos tanques foram abandonados após essa operação”, afirmou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que anunciou a criação de um comitê informal de enfrentamento da crise.

Recentes
Aprovação de Lula cresce e atinge pico em 2025, mas país segue dividido, aponta Quaest
Aprovação de Lula cresce e atinge pico em 2025, mas país segue dividido, aponta Quaest
Política · 7h
CCJ aprova fim do estado de calamidade pública financeira em Goiânia
CCJ aprova fim do estado de calamidade pública financeira em Goiânia
Política · 8h
Modelo afirma que Vini Jr. marcou encontro na data da volta de Virginia ao Brasil
Modelo afirma que Vini Jr. marcou encontro na data da volta de Virginia ao Brasil
Entretenimento · 8h
Pesquisa Genial/Quaest: 47% rejeitam anistia a golpistas e 52% consideram penas justas
Pesquisa Genial/Quaest: 47% rejeitam anistia a golpistas e 52% consideram penas justas
Brasil · 9h
Mais do PortalGO
Polícia Federal/divulgação
PF realiza operação nacional contra abuso sexual infantil em 15 estados e no DF
Ação conjunta cumpre 182 mandados de busca e apreensão 08 out 2025 · Segurança
Foto: Layza Vasconcelos
Cia Nu Escuro oferece oficinas gratuitas de teatro em Goiânia
Oficinas acontecem em outubro e novembro 08 out 2025 · Cultura
PCGO
Acusado de estuprar e matar Amélia Vitória é condenado a 48 anos de prisão
Júri considerou que o crime foi praticado com crueldade e sem chance de defesa 08 out 2025 · Justiça
Divulgação Secom
Aparecida conclui iluminação com LED no Polo Empresarial Goiás
Próximas etapas incluem os polos Daiag e José Alencar 08 out 2025 · Cidades
Divulgação
Dois casais famosos anunciam fim na terça
Terça-feira (7) marca fim de dois relacionamentos famosos: Iza e Yuri Lima, e o affair entre Virginia Fonseca e Vinícius Jr. 08 out 2025 · Variedades
São Paulo perde para o Colo-Colo e se complica na Libertadores Feminina
São Paulo perde para o Colo-Colo por 1 a 0 na Libertadores Feminina. Time chileno mantém 100% no Ano; Tricolor ainda depende de si. 07 out 2025 · Esportes
Foto: Internet
Goiás tem 4 casos suspeitos de metanol; 1 em protocolo de morte cerebral
Casos de metanol em Goiás sobem para 4; um paciente entrou em protocolo de morte cerebral. Nova suspeita é uma jovem de 18 anos. 07 out 2025 · Saúde
Foto: Internet
Governo restringe antecipação do saque-aniversário
Novas regras do FGTS limitam crédito do saque-aniversário a R$ 500 por parcela. Trabalhador poderá antecipar até 5 parcelas no primeiro ano. 07 out 2025 · Economia
Divulgação: OAB
Parceria OAB-GO e Sebrae fortalece negócios no estado
OAB e Sebrae lançam a campanha “Empreender por Completo” para integrar conhecimento jurídico e gestão, fortalecendo empresas em Goiás. 07 out 2025 · Economia
Foto: Alex Malheiros
Maternidade Nascer Cidadão completa 25 anos com ampliação de serviços e retomada de atendimentos
Unidade referência em parto humanizado já realizou mais de 84 mil partos 07 out 2025 · Variedades