Goiás tem 4 casos suspeitos de metanol; 1 em protocolo de morte cerebral

Casos de metanol em Goiás sobem para 4; um paciente entrou em protocolo de morte cerebral. Nova suspeita é uma jovem de 18 anos.

Compartilhe

Foto: Internet

O número de casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas em Goiás chegou a quatro, segundo informou o secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, nesta terça-feira (7). A nova suspeita é de uma jovem de 18 anos, moradora de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. O quadro de saúde dela é considerado estável, mas os médicos mantêm vigilância constante no Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo).

Durante coletiva de imprensa, Rasível explicou que a paciente apresenta sintomas compatíveis com intoxicação e recebe hidratação enquanto o hospital realiza exames para confirmar o diagnóstico.

“Ela está em observação e, se houver agravamento, vamos iniciar o uso do antídoto. O estado dela, por enquanto, não é grave”, afirmou.

As autoridades não informaram em quais circunstâncias a jovem consumiu a bebida suspeita.

A primeira paciente identificada com sinais de intoxicação foi uma mulher de 25 anos, de Itapaci, no norte do estado, que recebeu o antídoto específico. A jovem, permanece internada na UTI do Hospital Centro-Norte Goiano, sua situação, inspira cuidados. Segundo a mãe, a filha sentiu fortes dores abdominais, no peito e nas costas antes de desmaiar. A Secretaria de Saúde afirmou que ela reage bem ao tratamento.

Outro paciente, também de 25 anos, foi internado em Formosa após ingerir vodka e apresentar visão turva, náuseas e vômitos. Ele recebeu alta no sábado (4), após melhora significativa. Já o caso de um homem da cidade de Bom Jesus de Goiás foi descartado, pois o CIATox apontou que a intoxicação teve origem diferente, ainda em investigação.

Um dos casos mais graves é o de um homem de 47 anos, morador de Padre Bernardo, que está internado no Hospital de Base de Brasília (DF). Obeso e hipertenso, o paciente entrou em protocolo de morte encefálica, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde. O procedimento segue as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM), que exige a comprovação de lesão cerebral irreversível, exames clínicos e complementares, teste de apneia e observação mínima antes da confirmação da morte.

O governo mantém 12 ampolas disponíveis e solicitou outras 50 ao Hospital das Clínicas, em Goiânia. Rasível explicou que a medicação pode ser aplicada com base apenas na gravidade e na suspeita clínica, sem necessidade de confirmação laboratorial. “Também notificamos o Ministério da Saúde sobre todos os casos”, acrescentou.

As investigações envolvem uma força-tarefa com órgãos de segurança, vigilância sanitária e defesa do consumidor. O subsecretário de Segurança Pública, Gustavo Ferreira, informou que as equipes apreenderam mais de mil garrafas de bebidas com indícios de falsificação e enviaram 82 amostras para a Polícia Técnico-Científica, que analisará a presença de metanol.

“Visitamos dezenas de bares, distribuidoras e pontos de revenda nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo”, disse.

Segundo o superintendente do Procon Goiás, Márcio Palmerston, 43% dos estabelecimentos fiscalizados apresentaram irregularidades.

“Cinco pessoas já prestaram depoimento, e os locais autuados poderão sofrer multas, fechamento e até cassação dos alvarás”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, destacou que a operação seguirá de forma contínua. A segunda fase da fiscalização começa nesta quarta-feira (8) e deve alcançar municípios do interior.

“Vamos manter o trabalho permanente em todo o estado”, garantiu.

Recentes
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Esportes · 1d
Expedição Araguaia: filme mostra como o projeto Araguaia Vivo formou ‘cientistas cidadãos’
Expedição Araguaia: filme mostra como o projeto Araguaia Vivo formou ‘cientistas cidadãos’
Meio Ambiente · 1d
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Educação · 1d
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Luiz Silveira/STF
Financial Times elege Moraes uma das pessoas do ano
FT elegeu Alexandre de Moraes uma das pessoas do ano. O jornal destaca seu papel como “símbolo de democracia” após o 8 de janeiro. 05 dez 2025 · Mundo
Mega fusão: Netflix compra estúdios da Warner Bros.
Netflix compra divisão de streaming e estúdios da Warner Bros. Discovery. Negócio de US$ 72 bi cria gigante da mídia; HBO Max será integrada. 05 dez 2025 · Notícia
Foto: Reprodução / Prefeitura de Goiânia
Fim de semana reúne teatro, adoção de animais, cantata e feira de orquídeas
Eventos em Goiânia, Aparecida e Trindade oferecem opções culturais, sociais e formativas no primeiro fim de semana de dezembro 05 dez 2025 · Cultura
Foto: Estúdio Podcast Goiás
José Délio, prefeito com foco em resultados e dedicação à política 24h por dia, é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’
Episódio reúne avaliação administrativa e bastidores da AGM 05 dez 2025 · Quem vai ganhar?
Foto: Prefeitura de Aparecida
Aparecida conclui troca de 100% da iluminação pública por LED
Mais de 62 mil pontos agora usam tecnologia LED 05 dez 2025 · Cidades
Foto: Divulgação PCPA
Justiça do Pará mantém prisão de PM goiano suspeito de tentar comprar criança
Enquanto o PM permanece em cárcere no Pará, a esposa obteve o direito à prisão domiciliar monitorada em Goiás 05 dez 2025 · Segurança
Foto: Hegon Corrêa
Daniel Vilela aparece à frente na disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa
Vice-governador lidera cenário com 27,8% das intenções de voto 05 dez 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Pirenópolis mantém cachoeiras abertas com segurança no período chuvoso
Fenômenos como tromba d’água exigem atenção redobrada dos visitantes 05 dez 2025 · Turismo
Fotos: SMS
Goiânia inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana
67 unidades aplicam o imunizante em Goiânia 05 dez 2025 · Saúde
Reprodução
Aeronave é evacuada após equipamento de solo pegar fogo em Guarulhos
Latam realocou clientes e diz que não houve feridos 05 dez 2025 · Brasil