EUA e Brasil negociam fim de tarifas em Washington

Chanceleres do Brasil e EUA marcam reunião em Washington para discutir tarifas sobre produtos brasileiros. Encontro foi acertado após ligação.

Compartilhe

Foto: Luiza Novaes/MRE

O impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos deve ganhar novo capítulo nas próximas semanas. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, devem se reunir em Washington para discutir as tarifas adicionais impostas pelo governo de Donald Trump sobre produtos brasileiros exportados ao país.

A reunião foi acertada após uma conversa telefônica entre os dois diplomatas nesta quinta-feira (9), segundo informou o Itamaraty. Em nota oficial, o ministério destacou que o diálogo foi “muito positivo” e que as equipes técnicas das duas nações já preparam um encontro bilateral para tratar das questões econômicocomerciais definidas diretamente pelos presidentes Lula e Trump.

“O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”, diz o comunicado.

A aproximação diplomática ocorre poucos dias depois da videoconferência entre Lula e Trump, realizada na segunda-feira (6). Durante o encontro virtual, os dois presidentes concordaram em abrir uma linha direta de comunicação, trocando números pessoais de telefone, e sinalizaram a intenção de se reunir presencialmente em breve. Trump também nomeou Marco Rubio como responsável por conduzir o processo de negociação com o Brasil.

O principal ponto de atrito entre os países é o tarifaço aplicado contra produtos brasileiros, dentro da nova política comercial da Casa Branca, que busca reverter a perda de competitividade dos Estados Unidos frente à China. As medidas fazem parte da estratégia de Trump de aumentar as tarifas de importação sobre parceiros comerciais, na tentativa de reequilibrar o comércio internacional em favor da indústria americana.

Em 2 de abril, Trump anunciou barreiras alfandegárias proporcionais ao déficit comercial dos EUA com cada país. Como Washington tem superávit com o Brasil, a tarifa inicial foi fixada em 10%. No entanto, em 6 de agosto, entrou em vigor uma nova taxa de 40% sobre exportações brasileiras — medida que Trump classificou como retaliação a decisões que teriam prejudicado as big techs americanas e também como resposta política ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por liderar uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Entre os produtos atingidos estão café, frutas e carnes, mas o impacto foi limitado inicialmente: cerca de 700 itens, equivalentes a 45% das exportações brasileiras aos EUA, ficaram fora das sanções. Permaneceram isentos produtos como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo motores, peças e componentes. Outras mercadorias também foram posteriormente liberadas da sobretaxa.

Diante da escalada tarifária, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo brasileiro vai apresentar aos Estados Unidos “os melhores argumentos econômicos” para tentar reverter o tarifaço. O principal ponto da defesa, segundo Haddad, é que a medida encarece o custo de vida da população americana.

O ministro ressaltou ainda que os EUA já possuem superávit comercial com o Brasil e amplas oportunidades de investimento em setores estratégicos da economia brasileira, especialmente os ligados à transição ecológica, como mineração de terras raras, exploração de minerais críticos e produção de energia limpa, eólica e solar.

A expectativa é que o encontro em Washington marque uma tentativa concreta de distensão entre os dois governos e estabeleça um novo marco nas relações comerciais bilaterais. Até lá, diplomatas brasileiros e americanos devem trabalhar em um acordo técnico que evite novos atritos e reduza o impacto do tarifaço sobre as exportações nacionais.

Recentes
Aparecida de Goiânia realiza festa gratuita do Dia das Crianças neste domingo
Aparecida de Goiânia realiza festa gratuita do Dia das Crianças neste domingo
Cidades · 5h
Lançamentos da semana: Battlefield 6 e Little Nightmares III são destaques
Lançamentos da semana: Battlefield 6 e Little Nightmares III são destaques
Cultura · 6h
Procon Goiás autua empresa de cosméticos de Virgínia
Procon Goiás autua empresa de cosméticos de Virgínia
Entretenimento · 8h
Polícia Civil deflagra operação contra grupo acusado de furtos no entorno do DF
Polícia Civil deflagra operação contra grupo acusado de furtos no entorno do DF
Segurança · 8h
Mais do PortalGO
Divulgação
Justiça obriga Hapvida a custear tratamento para paciente com complicações
Juiz determina início imediato do tratamento, sob multa diária em caso de descumprimento 09 out 2025 · Justiça
Virgínia Muniz/CTVacinas
Vacina brasileira contra a covid entra na fase final de testes
Estudo da UFMG confirma segurança da SpiN-TEC em humanos 09 out 2025 · Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Pesquisa Quaest: Lula vence em todos os cenários de segundo turno
Maioria dos eleitores é contra reeleição do presidente 09 out 2025 · Brasil
Paço Municipal – Foto: Divulgação
Goiânia vai pagar bônus de até R$ 5 mil a servidores da Educação em dezembro
Projeto de lei ainda será votado pela Câmara Municipal 09 out 2025 · Educação
Lula Marques/Agência Brasil
Câmara retira MP alternativa ao IOF; medida taxaria bilionários e apostas esportivas
Governo vê sabotagem e Lula diz que decisão prejudica o povo brasileiro. 09 out 2025 · Brasil
Foto: Comunicação do Estado de Goiás
Caiado chama Sabino de “traidor” em executiva nacional do União Brasil
Em crise, União Brasil decide expulsar o ministro do Turismo, Celso Sabino. Medida foi aprovada por unanimidade pela Executiva. 09 out 2025 · Goiás
PGO
Confira as estreias da semana no cinema: Tron: Ares, terror coreano e mais
Semana no cinema tem “Tron: Ares” com Jared Leto, o terror coreano “Ruídos” e a comédia nacional “Perrengue Fashion”, com Ingrid Guimarães. 08 out 2025 · Entretenimento
Foto: OAB
OAB-GO estende auxílio-maternidade para mães de natimortos
OAB-GO aprovou extensão do auxílio-maternidade para advogadas em casos de natimorto. Decisão visa amparar a mulher no luto gestacional. 08 out 2025 · Saúde
Imagem: Internet
Metanol foi adicionado, não é natural, diz perícia de SP
Instituto de Criminalística de SP atesta adulteração com metanol em bebidas. Substância foi adicionada, descartando origem natural. 08 out 2025 · Saúde
© DuyNod/Pixabay
Lula sanciona lei que aumenta pena para álcool a adolescentes
Nova lei aumenta pena para quem vender bebida a menor. Punuição, que era de 2 a 4 anos, pode chegar a 6 anos se houver consumo. 08 out 2025 · Justiça