A Airbus anunciou nesta sexta-feira (28) a necessidade de uma atualização imediata de software em milhares de aeronaves da família A320, após identificar que radiação solar intensa pode corromper dados essenciais ao controle de voo. A medida, segundo fontes do setor, deve atingir cerca de 6 mil aviões, mais da metade da frota global.
A empresa reconheceu que o procedimento provocará interrupções operacionais e informou que a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) deve emitir uma diretriz de aeronavegabilidade em caráter emergencial. Em dois terços das aeronaves, será possível retornar a uma versão anterior do software, reduzindo o tempo de paralisação. No entanto, parte da frota poderá precisar da troca de componentes de hardware, o que pode deixar aviões fora de operação por semanas.
No Brasil, a Azul afirmou que nenhum de seus A320 está incluído no recall. A Latam ainda não se posicionou.
A decisão ocorreu após um incidente com um voo da JetBlue, em 30 de outubro, que precisou fazer um pouso de emergência em Tampa (EUA) após perda repentina de altitude. Há cerca de 11.300 aeronaves da família A320 em operação no mundo.







