A rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil teve uma noite de quarta-feira com um panorama de equilíbrio entre as equipes. Cinco confrontos movimentaram os gramados e trouxeram à tona o que o torneio tem de melhor: jogos intensos, polêmicas de arbitragem, gols decisivos e atuações inspiradas.
CSA x Vasco e Cruzeiro x CRB ficaram no 0 a 0, mantendo tudo em aberto para a volta. Já Bahia, Fluminense e Corinthians venceram por um gol de diferença e conquistaram a vantagem do empate no segundo jogo. Se houver empate no placar agregado nos duelos em que houve vitória mínima, a vaga será decidida nos pênaltis.
CSA 0 x 0 Vasco
Mesmo com a rede intacta, CSA e Vasco protagonizaram um jogo movimentado no Rei Pelé. O time carioca teve o controle inicial e finalizou com perigo em chutes de Nuno Moreira e Tchê Tchê, obrigando boas defesas de Gabriel Félix. O CSA respondeu com Gustavo Nicola e Tiago Marques, que teve a melhor chance da partida, mas finalizou rente à trave. O árbitro invalidou o lance por impedimento, mas a jogada era legal.
Na etapa final, o CSA foi mais agressivo. Baianinho perdeu chance clara aos 13, cara a cara com Léo Jardim. Diniz lançou Coutinho para dar mais criatividade ao Vasco, mas a expulsão de João Victor aos 40 dificultou qualquer reação. O CSA pressionou até o fim e quase marcou com Silas, mas o placar permaneceu zerado.
CSA x Vasco
Jogo de volta: 07/08, quinta-feira, 20h – São Januário
Bahia 3 x 2 Retrô
O Bahia venceu um jogo de reviravoltas na Fonte Nova, mas ouviu vaias ao final. Lucho Rodríguez marcou dois gols no primeiro tempo (17 e 19 minutos), aproveitando cruzamento de Kayky e falha do zagueiro Robson. Contudo, Ronaldo falhou num lançamento e acertou Diego Guerra, que diminuiu de cabeça sem querer aos 28. Diego, filho do presidente e dono do Retrô, Laércio Guerra, marcou seu primeiro gol profissional, mas precisou ser substituído após atendimento. O gol do Retrô esfriou o jogo.
O segundo tempo teve menos intensidade. Apesar de mais de 80% de posse, o Bahia gerou menos perigo. Ronaldo salvou em chute de Mike. As substituições de Rogério Ceni surtiram efeito: Everton Ribeiro lançou Ademir, que cruzou para Willian José marcar o terceiro aos 36 minutos. Mascote diminuiu para o Retrô aos 42 minutos após escanteio.
Bahia x Retrô
Jogo de volta: 06/08, quarta-feira, 19h30 – Arena de Pernambuco
Cruzeiro 0 x 0 CRB
O Cruzeiro dominou, com 23 finalizações, mas encontrou no goleiro Matheus Albino (11 defesas) um muro intransponível no Mineirão. A Raposa pressionou desde cedo: Eduardo aos 4, Wanderson, em duas oportunidades, Kaio Jorge e Gabigol que acertou a trave em cobrança de falta, foram os principais responsáveis, mas Albino brilhou. No segundo tempo, Fagner e Matheus Pereira, de falta, continuaram a assediar o gol do CRB. Kaio Jorge, Gabigol, Christian e Bolasie ainda tentaram, sem sucesso.
Cruzeiro x CRB
Jogo de volta: 07/08, quinta-feira, 21h – Rei Pelé
Fluminense 2 x 1 Internacional
O Fluminense venceu no Beira-Rio e saiu na frente. O Inter começou pressionando, mas falhas defensivas custaram caro: após rebote na área, Everaldo abriu o placar aos 8 minutos. Carbonero empatou aos 32, aproveitando rebote de defesa de Fábio. Everaldo, novamente, virou o jogo aos 39 minutos da primeira etapa, em belo voleio após cruzamento de Serna. O segundo tempo teve Flu desperdiçando passes no ataque e Inter nervoso, criando pouco.
Internacional x Fluminense
Jogo de volta: 06/08, quarta-feira, 21h30 – Maracanã
Corinthians 1 x 0 Internacional
O Corinthians venceu o primeiro dérbi na Copa do Brasil na Neo Química Arena, em partida eletrizante. O Timão foi mais efetivo no começo: aos 15 minutos, o VAR marcou pênalti após falta duríssima de Gustavo Gómez em Memphis. Weverton defendeu a cobrança de Yuri Alberto.
Matheuzinho também parou no goleiro alviverde aos 25. O Palmeiras respondeu antes do intervalo, com Giay tendo chute bloqueado em cima da linha por Ramalho. No último lance da primeira etapa, o Corinthians puxa um contra-ataque com Garro, que além de ser segurado pela camisa por Facundo, ainda leva uma cotovelada no rosto do marcador alviverde, que era o ultimo homem da defesa naquele momento. O argentino fica pedindo falta, mas, a arbitragem liderada pelo goiano Wilton Pereira Sampaio finge não ver nada, e encerra o primeiro tempo.
No segundo tempo, O Corinthians abriu o placar aos 33 minutos: Garro cobrou falta rápida para Matheuzinho cruzar, e Memphis cabeceou forte para marcar seu primeiro gol em clássicos. O Palmeiras teve gol de Maurício anulado por impedimento de Gómez pelo VAR aos 42 minutos.
Próximos jogos (ida)
São Paulo x Athletico
31/07, quinta-feira, 19h30, Morumbis
Jogo de volta: 06/08, quarta-feira, 19h30 – Ligga Arena
Flamengo x Atlético-MG
31/07, quinta-feira, 21h30, Maracanã
Jogo de volta: 06/08, quarta-feira, 19h – Arena MRV