A seleção brasileira garantiu vaga em sua décima final consecutiva da Copa América Feminina ao vencer o Uruguai por 5 a 1, nesta terça-feira (29), no Estádio Casa Blanca, em Quito. Com o resultado, o Brasil mantém a tradição de chegar à decisão em todas as edições do torneio e reencontra a Colômbia na final do próximo sábado (3), as 18hrs, no mesmo estádio.
Amanda Gutierrez, duas vezes, Marta (de pênalti), Gio Garbelini e Dudinha marcaram os gols da vitória brasileira. Isa Haas, contra, fez o único gol do Uruguai. A seleção uruguaia chegou a pressionar após o intervalo, mas não conseguiu impedir a goleada.
Apesar do susto inicial, o Brasil construiu vantagem logo no primeiro tempo. Amanda abriu o placar aos 10 minutos e, dois minutos depois, Gio Garbelini ampliou. Aos 26, Marta marcou de pênalti o seu primeiro gol nesta edição da Copa América.
O Uruguai reagiu no início do segundo tempo com um gol contra de Isa Haas, aos cinco, e seguiu pressionando com boas jogadas de Fefa Lacoste e Belén Aquino, ambas paradas pela goleira Cláudia. Mas Amanda, em cobrança de falta aos 19, recolocou o Brasil no controle. Dudinha fechou a goleada com um chute forte aos 41 minutos.
Com o triunfo, o Brasil não apenas mantém a hegemonia continental, mas também assegura presença nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Colômbia, que empatou com o Brasil na fase de grupos em 0 a 0, será a adversária na decisão.
A rivalidade entre as seleções cresce: em 2022, as brasileiras levaram o título com vitória magra por 1 a 0. As colombianas, por sua vez, impressionaram ao chegar às quartas de final na Copa do Mundo de 2023.
A noite também teve significado especial para a defensora Antonia Silva. A potiguar atingiu a marca de 50 jogos com a camisa da seleção brasileira. Ao fim da partida, recebeu homenagem da equipe e da comissão técnica, com uma camisa comemorativa personalizada.
“Ter 50 jogos com a Seleção representa muito trabalho, esforço e dedicação. É uma felicidade muito grande” afirmou Antonia. “Minha família está muito orgulhosa. Quero seguir em frente e conquistar ainda mais com essa camisa.”
Argentina, Uruguai e Paraguai disputarão os Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima.