O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira (21) em Joanesburgo, na África do Sul, para participar da Cúpula de Líderes do G20. Em publicação nas redes sociais, Lula destacou o lema do grupo para 2025: Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade, e ressaltou sua relevância para o Brasil e o Sul Global.
Como líder do bloco em 2024, o Brasil integra a “troika” ao lado da África do Sul e dos Estados Unidos, responsável por garantir a continuidade dos trabalhos. A presidência sul-africana definiu quatro prioridades para a cúpula, incluindo resiliência a desastres, sustentabilidade da dívida pública, financiamento da transição energética e o papel dos minerais críticos.
As reuniões serão divididas em três sessões e devem resultar em uma declaração conjunta, além de documentos complementares sobre dívida, governança e métodos de funcionamento do G20. Lula ainda participará de encontros bilaterais antes de seguir para Moçambique, onde cumprirá agenda voltada à ampliação da cooperação e dos investimentos entre os dois países.







