A torcida contra Mabel joga contra o patrimônio de Goiânia

Torcer para que a gestão de Sandro Mabel em Goiânia fracasse é torcer contra a cidade e os goianienses, que o elegeram

Compartilhe

Prefeito Sandro Mabel. Foto: Alex Malheiros/Secom

Na campanha de Goiânia, ano passado, havia o consenso entre os adversários de Rogério Cruz, que buscava a reeleição, de que a situação da prefeitura ia de mal a pior, e que era preciso alguém com coragem e conhecimento de gestão para arrumar as coisas.

Venceu Sandro Mabel, empresário e gestor de sucesso, por exemplo, no comando Federação das Indústrias do Estado de Goiás, FIEG.

O empurrão político foi do governador Ronaldo Caiado, quem acompanhou a eleição sabe, mas a figura do gestor para uma cidade sem gestão era o que as pesquisas apontavam como vontade do povo.

Mabel vem fazendo justamente o que prometeu em palanque: gestão a seu jeito. E comunicando-se também como acha que deve.

O sucesso de sua gestão e de sua comunicação dependem dele, basicamente, porque é ele que dá o tom, toca a música e faz as dancinhas. Na prática, não faz diferente do que sempre fez, na política. A diferença está na ferramenta.

E tanto tem incomodado esse estilo que começamos a ver dois grupos se formando: os que estranham e discordam, e os que se assustam e passam a torcer contra.

A torcida para que a gestão Mabel naufrague está indo além da oposição. Entre aliados começa já o burburinho dos que esperam a queda para passar a mão no botim.

É uma torcida contra Goiânia. As decisões do prefeito, em vez de ganharem fóruns de discussão e debate, servem apenas de alvo para tiros de canhão que apenas destroem, não constroem soluções alternativas.

Na imprensa, os fatos levantam questões de ordem, como as que envolvem a Comurg, dispensas de licitação, limpeza falha. Mas igualmente há espaços generosos para a simples destilação de raivas e ironias.

São sete meses de gestão. Sete meses de transição, para ele, da prática da gestão e comunicação privadas, para o pragmatismo emaranhado que é a gestão pública.

Quem já passou pelo setor público sabe que o tempo é razoável, mas não é suficiente para mudanças profundas. Na verdade, não há como julgar a gestão Mabel como boa e ruim. Ainda não. O tempo é outro: participar nem que seja questionando, sem se omitir e sem torcer contra.

É muito claro como Mabel gosta de debater. Como se sente motivado a ser desafiado. Como acredita no protagonismo que recebeu nas urnas e no personagem com que se vestiu para ser o prefeito que disse nas urnas que seria.

Ele não foge ao bom embate e não se desvia do que acredita. As consequências vemos nas redes sociais e nas suas atitudes. E reparem como ele sempre parece aumentar a aposta quando todos acham que mudará o rumo.

Não vi pesquisas recentes, porém é possível que, com elas nas mãos, ele decida reavaliar algumas situações, rever pontos de sua ação, calibrar o discurso. Isso te parece que já vem acontecendo.

Porque é o razoável para um gestor que se preze fazer. É sobrevivência política reparar no povo, principalmente quando se decide peitar o chamado sistema, com seus vícios, seus interesses imediatos, seus lobbies e suas idiossincrasias.

Mabel é gestor e comunicador do jeito que quer. O povo é que dirá se está certo, errado ou mais ou menos. E o povo é que decidirá o que fazer: mantê-lo, porque os resultados valem a pena o jeito – respiremos – peculiar de ser, ou se será melhor tirá-lo do caminho para que outro faça melhor.

Melhor, enquanto isso, cuidar do essencial: a fiscalização de seus atos para funcionar, a oposição ser mais eficiente do que barulhenta, e devolver-lhe na mesma medida o incômodo público das cobranças razoáveis nas redes (sociais), nas ruas, sem hora pra parar – repararam que ele parece nem gostar de dormir?

Torcer contra, simplesmente, não “conserta” Mabel – lembrem-se: o povo -, não resolve – quem disse que assim, como vai, os problemas não serão resolvidos? – e não muda a realidade dos fatos: ele é o prefeito eleito pela população.

Torcer contra Mabel não é torcer a favor de Goiânia. É jogar contra o patrimônio público dos goianiense. E distorcer o presente e, quem sabe, o futuro de Goiânia. Quem gosta de perder?

Recentes
Tudo o que você precisa saber sobre Resident Evil Requiem, o retorno ao survival horror
Tudo o que você precisa saber sobre Resident Evil Requiem, o retorno ao survival horror
Cultura · 18h
Polícia Federal indicia ex-ministro Silvio Almeida por importunação sexual
Polícia Federal indicia ex-ministro Silvio Almeida por importunação sexual
Brasil · 19h
COP30 encerra 1ª semana com impasses sobre adaptação e pressão por cortes de emissões
COP30 encerra 1ª semana com impasses sobre adaptação e pressão por cortes de emissões
Brasil · 21h
Fim de semana esportivo: Brasil, clássicos e decisões
Fim de semana esportivo: Brasil, clássicos e decisões
Esportes · 22h
Mais do PortalGO
Foto: Instagram SPFC
Síncope Vasovagal: entenda o que Oscar teve
São Paulo informa que Oscar sofreu síncope vasovagal, desmaio comum e geralmente benigno. Ele está internado, mas clinicamente estável. 14 nov 2025 · Esportes
Foto: Paulo Whitaker
Falência da Oi é suspensa pela Justiça do Rio de Janeiro
Justiça do RJ derrubou a falência da Oi e restaurou a recuperação judicial. Decisão atendeu pedido do Itaú 14 nov 2025 · Economia
Foto: Ycaro Matos
Música ao ar livre, feira de adoção e brechó movimentam o fim de semana em Goiânia
Eventos reúnem cultura, lazer e ações socioambientais para todas as idades 14 nov 2025 · Cultura
Fotos: Divulgação PCGO
Gerente bancário é preso por integrar esquema que tentaria desviar mais de R$ 48 milhões
De acordo com a polícia, o funcionário usava acesso privilegiado para liberar contas empresariais de alto valor 14 nov 2025 · Goiás
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Justiça inglesa condena mineradora BHP pelo desastre em Mariana e abre caminho para indenização
Justiça britânica afirma que o colapso era previsível e poderia ter sido evitado 14 nov 2025 · Mundo
Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Deputado Ismael Alexandrino entra para lista dos 100 Mais Influentes da Saúde em 2025
Lista inclui gestores públicos, executivos hospitalares e nomes da indústria 14 nov 2025 · Saúde
Foto: SECOM
Aparecida reduz ITBI por 45 dias e libera alíquotas a partir de 1%
Pedidos já protocolados também podem ser contemplados pela nova lei 14 nov 2025 · Cidades
Foto: UFG/ Divulgação
Plano de Drenagem de Goiânia entra em nova fase com avaliação de dados e projeções
Diagnóstico da UFG divide a capital em 14 sub-bacias para mapear vulnerabilidades 14 nov 2025 · Cidades
Foto: Secom GO
Natal do Bem 2025 estreia nesta sexta com expectativa de 1,8 milhão de visitantes
Organização espera receber até 1,8 milhão de visitantes. 14 nov 2025 · Cidades
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Relatório da PF aponta ex-ministro de Bolsonaro como articulador de esquema no INSS
PF diz que ex-ministro autorizou repasses irregulares e recebeu propina 14 nov 2025 · Brasil