Mais um episódio de racismo veio à tona no Brasil nesta semana, desta vez envolvendo João Vicente, o filho mais velho da grande atriz Taís Araújo. Ela revelou o caso durante entrevista à Vogue Brasil.
Tudo aconteceu durante um período de férias, quando estavam hospedados em um condomínio. João Vicente e um amigo, também preto, estavam pedalando e foram abordados por um segurança que “perguntou se eram moradores”
Racismo Estrutural
Taís reafirmou que essa situação não teria acontecido se “ele fosse um menino branco de olho azul”.
A atriz durante a entrevista também contou que pede para que o filho não saia desarrumado de casa para “evitar um trauma” relacionado a possibilidade de uma abordagem policial.
João Vicente, de 14 anos, parece não ter intenções de se importar com os estereótipos, pois conforme Taís: “Ele fala: ‘Até parece. Roupa não significa nada, não determina se a pessoa é boa ou não’. Ele vem com uns conceitos em que ele está certo. Não deveria significar nada mesmo. Mas falo: ‘Cara, neste país, isso vai te proteger’. Conversas dificílimas. É o desafio de criar crianças pretas no lugar de privilégio, né?“.