Por que procrastinamos? A ciência por trás do hábito de adiar tarefas

A procrastinação vai além da preguiça: é um mecanismo emocional do cérebro que busca evitar desconfortos, segundo a ciência.

Compartilhe

Foto: Unsplash

A procrastinação é um comportamento comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Embora frequentemente associada à preguiça ou à má gestão do tempo, a ciência mostra que o hábito de adiar tarefas está muito mais ligado às emoções, ao funcionamento do cérebro e à forma como lidamos com o estresse e a autoimagem.

Origem no cérebro

Estudos em neurociência indicam que a procrastinação é resultado de um conflito entre duas regiões do cérebro: o sistema límbico, ligado à recompensa imediata e ao prazer, e o córtex pré-frontal, responsável pelo planejamento e autocontrole.

De acordo com uma pesquisa publicada na Psychological Science em 2018, conduzida por cientistas da Ruhr-Universität Bochum (Alemanha), pessoas que procrastinam com frequência têm maior volume de amígdala cerebral, estrutura associada à detecção de ameaças e regulação emocional.

Esse dado sugere que procrastinar é, muitas vezes, uma tentativa do cérebro de evitar o desconforto emocional associado a tarefas difíceis, entediantes ou que geram insegurança.

Evita emoções

Segundo o professor Tim Pychyl, da Carleton University (Canadá), um dos principais estudiosos do tema, procrastinar é um problema de regulação emocional, e não de gerenciamento do tempo.

Em seu livro Solving the Procrastination Puzzle, ele explica que, ao adiar uma tarefa, a pessoa busca um alívio imediato do desconforto emocional, mesmo sabendo que isso trará consequências negativas no futuro.

Essa perspectiva também é confirmada por uma vasta literatura científica, incluindo meta-análises que destacam como a procrastinação está associada à autocrítica, baixa autoestima e padrões perfeccionistas.

Fatores que aumentam o problema

Com a crescente presença de estímulos digitais, como redes sociais e notificações constantes, o ato de procrastinar se tornou ainda mais fácil — e recorrente.

Uma pesquisa da Universidade de Harvard, publicada na revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) em 2012, mostrou que o cérebro valoriza mais a recompensa imediata de falar sobre si mesmo (um comportamento comum em redes sociais) do que o benefício a longo prazo de cumprir uma tarefa complexa.

Por isso, especialistas sugerem técnicas como a regra dos dois minutos, o uso de cronômetros (como o método Pomodoro) e a prática da autocompaixão como formas de reverter o ciclo da procrastinação crônica.

Por fim, procrastinar é um comportamento natural do cérebro humano, especialmente em situações de ansiedade, estresse ou medo do fracasso. Compreender a origem é o primeiro passo para lidar melhor com esse hábito e buscar formas mais saudáveis de administrar tarefas e emoções.

Recentes
Dino vota por penas mais duras para Bolsonaro e Braga Netto
Dino vota por penas mais duras para Bolsonaro e Braga Netto
Justiça · 50min
STF retoma julgamento de Bolsonaro por golpe
STF retoma julgamento de Bolsonaro por golpe
Justiça · 3h
Flamengo quer ser primeira “Nação simbólico-cultural” reconhecida pela ONU
Flamengo quer ser primeira “Nação simbólico-cultural” reconhecida pela ONU
Esportes · 3h
Moraes detalha 13 atos na tentativa de golpe de Bolsonaro
Moraes detalha 13 atos na tentativa de golpe de Bolsonaro
Justiça · 4h
Mais do PortalGO
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
PF cumpre mandado contra suspeito de assédio à deputada Silvye Alves
Investigado está proibido de acessar a internet e contatar vítimas 09 set 2025 · Justiça
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
STF retoma julgamento da trama golpista; acompanhe ao vivo
Resultado será na sexta-feira (12) 09 set 2025 · Brasil
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Lupi nega omissão em fraudes no INSS e afirma que só entendeu gravidade após ação da PF
O ex-ministro Carlos Lupi defendeu que o ministério colaborou com a PF e reconheceu falhas do INSS 09 set 2025 · Política
NCI PRF
PRF apreende arma, quase mil munições e 66 celulares escondidos em caminhão na BR-153
Motorista foi preso em flagrante na BR-153, em Jaraguá. 09 set 2025 · Segurança
Reprodução Instagram – oba_olimpiada
Estudante de Goiânia brilha em Olimpíada Latino-Americana de Astronomia
Olimpíada reuniu estudantes de 14 países da América Latina 09 set 2025 · Brasil
Cecília Sebba, 10 anos, vence Copa WV de Três Tambores
Em um ano de treinos, Cecília Sebba, 10 anos, conquista título nacional de Três Tambores. Goiana é recordista estadual e promessa do esporte. 09 set 2025 · Esportes
Mundial de Clubes Feminino começa em outubro
Brasil pode ter representante no 1º Mundial de Clubes Feminino. Campeão da Libertadores se junta a Arsenal e Gotham FC. 08 set 2025 · Esportes
Fim de semana esportivo: vôlei, F1, acesso na D e final do Brasileirão Feminino
Fim de semana esportivo: Brasil leva bronze no vôlei, Verstappen vence GP Itália, quatro times sobem para Série D e final feminina 08 set 2025 · Esportes
Dallara GP2 2008 correndo em um local próprio para a pratica do automobilismo – Foto: Internet
Motorista de “Fórmula 1” é preso em rodovia na Tchéquia
Polícia usou dezenas de viaturas e helicóptero para prender motorista de carro de competição em rodovia. Veículo é ilegal para vias públicas. 08 set 2025 · Mundo
Foto: Fellipe Sampaio/STF
STF retoma amanhã julgamento de Bolsonaro e aliados por golpe
A partir de terça (9), STF vota condenação de Bolsonaro e sete aliados por tentativa de golpe, plano de sequestro e ligação com 8 de janeiro. 08 set 2025 · Justiça