A final da Eurocopa Feminina 2025 está definida: Espanha e Inglaterra se enfrentam no próximo domingo (27), às 13h (horário de Brasília), no St. Jakob-Park, na Suíça.
Na terça-feira (22), a Inglaterra venceu a Itália por 2 a 1, de virada, na prorrogação. Bonansea abriu o placar para as italianas, enquanto Michelle Agyemang empatou para as inglesas. O gol da virada foi marcado por Chloe Kelly, a um minuto do fim da prorrogação.
A Inglaterra chega à decisão como atual campeã e busca seu segundo título da competição. As inglesas saíram do Grupo D, com França, Holanda e País de Gales, classificando-se em segundo lugar com seis pontos. Nas quartas, venceram a Suécia nos pênaltis por 3 a 2.
Esta será a quarta final de Eurocopa Feminina da Inglaterra. A seleção chegou à decisão em 1984 (derrota para a Suécia nos pênaltis), 2005 (derrota por 5 a 0 para a Alemanha) e 2022 (vitória sobre a Alemanha por 2 a 1 na prorrogação).
A Espanha garantiu vaga na final ao vencer a Alemanha por 1 a 0, também na prorrogação. O jogo foi o primeiro da atual Euro sem gols no tempo regulamentar. O gol espanhol foi marcado por Aitana Bonmatí, aos 113 minutos.
Recuperada de uma meningite viral que a afastou da preparação da equipe, a estrela espanhola entrou apenas na terceira rodada da fase de grupos. Até então, não havia balançado as redes na Euro. Mas escolheu o momento mais importante para fazer isso.
O gol não só classificou a Espanha para sua primeira final de Eurocopa Feminina, como também significou a primeira vitória da equipe sobre a Alemanha em sete confrontos.
Na fase de grupos, a Espanha liderou o Grupo B com 100% de aproveitamento, vencendo Itália, Bélgica e Portugal. Nas quartas, superou a Suíça por 2 a 0, com gols de Athenea e Claudia Pina.