Antes do avião, o dirigível Pax: o voo fatal de Augusto Severo em Paris

O Pax propunha uma inovação estrutural: um modelo semirrígido com hélices distribuídas para controle de direção, dispensando o uso de lemes convencionais.

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Foto: Arquivo/FAB

Era manhã, 12 de maio de 1902, e o que ninguém esperava aconteceu bem diante dos olhos de quem estava na Avenida du Maine em Paris. O dirigível Pax — projetado e pilotado pelo brasileiro Augusto Severo — explodiu durante um breve voo experimental. Esse acontecimento matou Severo e o mecânico Georges Saché e entrou para a história como uma das primeiras tragédias da aviação moderna.

Inventor, deputado e entusiasta da navegação aérea, Augusto Severo levou ao Pax soluções semirrígidas e motores a combustão que buscavam responder ao desafio da dirigibilidade dos balões (aeronaves mais leves que o ar) — mas a combinação com o hidrogênio e motores expostos terminou em explosão poucos minutos após a decolagem na estação de Vaugirard, em Paris.

Quem foi Augusto Severo

Fonte: Musée de l’Air et de l’Espace – Domínio público

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu em Macaíba (Rio Grande do Norte) em 11 de janeiro de 1864. Formado em ciências e com carreira política, Severo foi deputado federal e, paralelamente, dedicou décadas ao estudo de aeróstatos (balões) e dirigíveis — ocupando um lugar de destaque entre os primeiros inventores brasileiros interessados em navegação aérea.

Nos anos 1890 e início do século XX, Severo trabalhou em diversos projetos, entre eles um dirigível semirrígido batizado inicialmente de Bartholomeu de Gusmão e, mais tarde, o Pax (Latinização do nome “Paz” patenteado no Brasil). As inovações técnicas que propôs — como a integração do grupo propulsor à estrutura do invólucro e a tentativa de justaposição de forças de tração e resistência — já mostravam uma visão técnica avançada para a época.

Além da engenharia, Severo tentou financiamento e prêmios internacionais (como o Deutsch Prize) para validar seus projetos e competir com os centros de pesquisa europeus. A ida a Paris no fim de 1901 foi motivada justamente pela busca de apoio técnico e pela construção do Pax em ateliers franceses especializados.

O Pax

O Pax era um dirigível semirrígido de cerca de 30 metros de comprimento, com invólucro inflado a hidrogênio e capacidade estimada em torno de 2.500 m³. Severo planejou originalmente motores elétricos, mas, por limitações de recursos e prazo, equipou a aeronave com dois motores a explosão (Buchet) — um de aproximadamente 24 cv e outro de 16 cv — além de várias hélices distribuídas para tentar controlar o movimento.

A configuração já demonstrava ambição: o Pax não tinha um leme tradicional e usava um conjunto de hélices (uma na popa, outra na proa, uma na nacele e hélices laterais) para manobra.

Ah, e uma breve pausa para explicar o que é nacele: Na aviação da época, a nacele (ou barquinha) era a estrutura onde ficavam a tripulação, os controles e os motores. Diferente das cestas de vime soltas dos balões comuns, no Pax ela era uma treliça integrada rigidamente à estrutura do balão para tentar dar mais estabilidade ao voo.

Voltando à história…

O projeto misturava conceitos semirrígidos e soluções experimentais de propulsão, o que o colocava entre as propostas técnicas mais interessantes — e também mais arriscadas — da época.

Testes iniciais realizados em Paris nos primeiros dias de maio de 1902 foram relatados com um sucesso relativo — provas presas ao solo e pequenos ensaios — mas mantinham o elemento perigoso do hidrogênio combinado a motores a combustão expostos, fator que foi determinante para o desastre acontecer.

O voo fatal

O Pax decolou da estação de Vaugirard (perto do bairro de Montparnasse) nas primeiras horas de 12 de maio de 1902. Testemunhas e jornais da época relatam que o aparelho subiu rapidamente até cerca de 350–400 metros e, poucos minutos depois, foi atingido por um incêndio que provocou uma explosão e queda quase imediata. Os dois ocupantes, Augusto Severo e o mecânico Georges Saché, morreram no impacto.

Relatos da imprensa internacional descrevem uma chama envolvendo o motor que rapidamente alcançou o invólucro inflado a hidrogênio; a queda durou apenas alguns segundos e espalhou destroços na Avenue du Maine, perto de residências. A violência do acidente e o fato de Severo ser um conhecido parlamentar brasileiro deram ampla repercussão, com relatos em jornais da Europa, América do Sul e Austrália.

Foto: Jules Beau – Domínio público

Investigações e comentários posteriores apontaram como prováveis causas a ignição do hidrogênio por faíscas dos motores ou vazamentos próximos às fontes de calor — uma combinação que, hoje, aparece óbvia como risco, mas que na época era parte das fronteiras perigosas da experimentação aeronáutica. A tragédia não impediu, porém, que as ideias semirrígidas seguissem influenciando projetos futuros.

Santos-Dumont, a memória e o legado técnico e cultural

Alberto Santos-Dumont, contemporâneo e compatriota cujas experiências com balões e dirigíveis também ocorreram em Paris, aparece em registros fotográficos ao lado de Augusto Severo e Georges Saché no dia do acidente, o que evidencia que ambos circulavam no mesmo circuito técnico e social da aerostação parisiense. A tragédia foi comentada por colegas e teve repercussão entre os pioneiros da aviação.

Na cultura e na memória pública, a queda do Pax foi retratada por cineastas (para se ter ideia, Georges Méliès fez um curta sobre o episódio) e lembretes urbanos foram fixados tanto em Paris (placas e nomes de rua) quanto no Brasil: ruas, praças e o Aeroporto de Parnamirim (que chegou a se chamar Aeroporto Internacional Augusto Severo) foram batizados em sua homenagem, e tributos póstumos mantiveram vivo o nome do inventor.

Tecnicamente, a lição do Pax reforçou debates sobre segurança dos gases de elevação (hidrogênio versus alternativas), proteção das fontes de ignição e projetos de nacele e motores. Apesar da tragédia, as propostas semirrígidas e a tentativa de combinar propulsão distribuída continuaram a influenciar o desenvolvimento dos dirigíveis nas décadas seguintes.

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