O que acontece enquanto a eleição em Goiás não chega

Compartilhe

Demóstenes Torres. Foto: reprodução

Por falta de fatos, o maneje te político em Goiás tá contaminado por boatos. Notícia de pesquisas que apontam este aquele à frente, informações do tipo seguras e inquestionáveis sobre brigas internas no governo e nas oposições, fatos aleatórios que indicam conspirações de traições inevitáveis.

Sabe o que há de verdade em tudo? Nada. Sabe o que isso quer dizer para outubro do ano que vem? Menos que nada, ainda. Talvez seja o caso de culpar a temporada do Araguaia por tanta fumaça eleitoral no Estado enquanto os que produzem acontecimentos estão lá, ou pescando, ou no Japão, ou apenasmente – diria Odorico Paraguassu – enfadados.

Sim, é isto que mais se faz antes que a eleição chegue. Conversar, tergiversar, negociar, maldizer o adversário, sacudir a poeira. Uns poucos fazem outra coisa, em meio este caos: trabalham para construir candidaturas, e a própria, quando há projeto concreto em vista.

A pré-campanha entre nada e tudo. Entre a plantação e a colheita, nas convenções e, depois, no dia da votação, quando é o caso. E não há receita pronta. Não fazer nada é uma alternativa. Deixar o tempo passar, aguardar que outras coisas se resolvam e confiar que, lá na frente, a sorte favorecerá os abençoados – vale isso também.

Wilder Morais (PL) é o pré-candidato da espera. Pouco há para articular, já que as decisões de aliança e de definição de candidaturas não passa por ele. No tempo que ninguém sabe qual, Bolsonaro indicará o caminho, e arrastará a multidão dos que o apoiam.

É este o capital político de Wilder: a grande possibilidade de ser o ungido por Bolsonaro. Por isso a espera. Por isso os movimentos de arroubo. Por isso a pouca fé em conversas que sejam de fato construtivas de um projeto político em que o capital seja seu. Não é. Seu capital é outro.

Daniel é o candidato de Caiado e de duas máquinas fortes de campanha, a do governo e a do MDB. Estruturas que superam as dos demais partidos, que estão capilaridades e que precisam, isso sim, manter-se vivas, em prontidão, ligadas nos movimentos eleitorais dele e do padrinho, o governador Ronaldo Caiado.

Por mais que se desdenhe da estratégia de Daniel, é impossível desconsiderar tais ingredientes e, mais, o peso do apadrinhamento: o governador de um governo com mais de 80% de aprovação. O compasso medido de agora é a véspera, não é a ação de chegada.

Marconi Perillo é o candidato em busca de um discurso. Posiciona-se à direita, e nisso disputa desde já o mesmo público-foco de Daniel e Wilder. Crítica Lula e o PT embora uma das políticas mais paparicadas hoje por Lula seja a tucana vereadora Aava Santiago e o seu PSDB não tenha mais estrutura mínima de campanha que o PT, por seu lado, possa lhe oferecer.

Estrutura mínima, porém lastreda em uma provável candidatura à reeleição que precisa de bom palanque em Goiás. Sobre o discurso, Marconi bate duro em adversários que nunca terá: o próprio Lula e Ronaldo Caiado, que não pode mais se reeleger e planeja justamente o enfrentamento ao petista. Eis que temos: Caiado e Lula ignoram Marconi.

Estes são os nomes em jogo e sobre os quais recaem quase todas as fofocas e quase todos os boatos neste momento. Quase. Porque no terreno fértil das especulações entram também personagens novos nas projeções e imaginações. O principal deles, agora: o ex-senador Demóstenes Torres.

Demóstenes está fora da política desde os tempos em que foi punido pelo pecado de não escancarar a ligação com Carlos Cachoeira. Mas os tempos passaram. No meio político, ele está no jogo. No frigir das urnas, quem sabe? O povo dá o poder quando quer, mas também tira quando se cansa, dizia um jingle vencedor da história eleitoral goiana.

E é disso que estamos falando: daqui de julho deste ano para julho do ano que vem, tudo pode e nada ‘despode’ – palavras de um conhecido vereador, que tem visão ampla e alegre dos limites imponderáveis da política. O jogo está tão aberto que o impossível é apenas um detalhe.

Se a eleição fosse hoje… mas a eleicao não sra nem hoje, nem amanhã. E é inteligente lembrar que as estruturas internas de cada um, e as nuances individuais de cada possível candidato, contam. Como vão contar as armadilhas, as conversações, as construções e alianças e os tropeços de um por um no meio do caminho, que é a pré-campanha.

A soma das habilidades e dos arsenais, a vontade popular e a promessa mais bem feita ao pé do altar é que vão dizer qual das árvores resistirá a uma boa sacudida dia 4 de outubro de 2026. E quais terminarão estendidas no rabo do fogão. Estas estarão cheias de poesia, porém, enfim, nada mais serão do que fumaça.

Fumaça política de político queimado no tempo devido.

Recentes
Dino autoriza PF a investigar Bolsonaro pelos crimes na pandemia de Covid
Dino autoriza PF a investigar Bolsonaro pelos crimes na pandemia de Covid
Brasil · 4h
Lançamentos de games de 15 a 19 de setembro: magia, ação e estratégia
Lançamentos de games de 15 a 19 de setembro: magia, ação e estratégia
Entretenimento · 7h
Falam em Deus, mas fazem o diabo na política
Falam em Deus, mas fazem o diabo na política
Brasil · 8h
Panificadora é interditada em Goiânia por falta de higiene e produtos impróprios
Panificadora é interditada em Goiânia por falta de higiene e produtos impróprios
Goiás · 9h
Mais do PortalGO
Foto: 2ª PJ de Senador Canedo
Ministério Público de Goiás aciona empresas após desastre ambiental em Senador Canedo
MP pede bloqueio de bens e indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos 18 set 2025 · Goiás
Divulgação
Maternidade Dona Íris realiza Roda de Conversa para orientar cuidados com prematuros
Iniciativa também é de acolhimento e troca de experiências entre mães e a equipe hospitalar. 18 set 2025 · Saúde
Foto: Reprodução Instagram zefelipe
Leonardo teria influenciado Zé Felipe a abandonar os estudos, diz Poliana Rocha
O cantor abandonou a escola após repetências e diagnóstico de TDAH. 18 set 2025 · Entretenimento
Foto: SES
Exposição em Goiânia relembra 38 anos do acidente com Césio-137 e homenageia vítimas
HGG relembra papel central no atendimento aos radioacidentados 18 set 2025 · Cultura
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Câmara aprova urgência para projeto que pode anistiar envolvidos no 8 de janeiro
Proposta pode ir direto a plenário sem passar por comissões 18 set 2025 · Brasil
PGO
De distopia a viagem no tempo: estreias da semana
4 estreias do Cinema: o reality mortal “A Longa Marcha”, viagem no tempo “Grande Viagem”, drama “Toque Familiar”, terror “Apanhador de Almas” 18 set 2025 · Entretenimento
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Goiás na PEC da Blindagem: maioria vota a favor do voto secreto em processos
Bancada de Goiás votou majoritariamente a favor da PEC da Blindagem: 14 a favor, 2 contra e 1 ausente. PL teve apoio unânime ao projeto. 17 set 2025 · Política
Foto: Internet
Novo CNPJ com letras garante maior número combinações
Mais de 63 milhões de CNPJs emitidos, formato atual se esgota. Nova versão multiplica combinações. Empresas precisarão atualizar softwares. 17 set 2025 · Economia
© Lula Marques/Agência Brasil
PEC da Blindagem: Câmara volta atrás e mantém voto secreto
Câmara reaprova voto secreto na PEC da Blindagem. Oposição alega inconstitucionalidade e promete recorrer ao STF para barrar a medida. 17 set 2025 · Política
Valdemar Costa Neto (PL), escapou de três processos – Foto: Internet
A PEC da Blindagem já existiu, protegeu assassinos e corruptos
PEC da Blindagem retoma mecanismo que protegeu Valdemar Costa Neto, Nobel Moura e Hildebrando Pascoal de processos. 17 set 2025 · Política