Saiba por que 1º de abril é o Dia da Mentira em diversos países

Compartilhe

Em muitos países o dia 1º de abril é considerado o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. A data é uma oportunidade para brincadeiras, trotes e pegadinhas entre amigos. 

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a data é chamada de April Fool’s Day (Dia dos Bobos de Abril). Na Itália e na França, a data é chamada de Peixe de Abril (Pesce d’Aprile, em italiano, e Poisson d’Avril, em francês). Uma das brincadeiras feitas pelas crianças e adolescentes é colar peixinhos de papel nas costas dos amigos. 

A tradição de 1º de abril nasceu na Europa no século XVI. Em 1582, diante do novo calendário cristão determinado pelo papa Gregório XIII, os mais resistentes à mudança teriam mantido as festas de ano novo na data antiga que variava do final de março ao dia 1° de abril. Assim, o dia ficou marcado como um “ano novo de mentira”, fazendo pegadinhas com compromissos marcados para essa data.

Há também relatos históricos que relacionam a data ao festival de Hilária – uma festa romana no período anterior ao nascimento de Cristo – que celebrava o equinócio de março em honra à deusa Cibele, a “Mãe dos Deuses”, uma divindade que reunia aspectos das deusas gregas Gaia, Reia e Deméter.

No Brasil, a tradição foi introduzida em 1828, com o noticiário impresso mineiro “A Mentira”, que trazia em sua primeira edição a morte de Dom Pedro I na capa e foi publicado justamente em 1º de abril.

Histórias de mentiras

Além das brincadeiras entre amigos, algumas empresas e até veículos de comunicação já aderiram à tradição de fazer pegadinha com os consumidores. 

Em 1980, a emissora pública britânica BBC noticiou que o governo do Reino Unido trocaria o mecanismo de ponteiros do famoso relógio Big Ben por um mostrador digital. A brincadeira também dizia que a primeira pessoa a ligar para a rádio ganharia os antigos ponteiros do grande relógio como lembrança.

Nos Estados Unidos, em 1992, a National Public Radio (NPR), também uma emissora pública de comunicação, veiculou entrevista do comediante Rich Little em que ele se passava pelo ex-presidente Richard Nixon. O personagem afirmava que se candidataria novamente à Presidência naquele ano. Nixon havia renunciado durante processo de impeachment em 1974 pelo envolvimento no escândalo de Watergate, o que gerou revolta nos ouvintes.

Recentes
Em entrevista, Caiado relaciona avanço de facções à falta de resposta nacional
Em entrevista, Caiado relaciona avanço de facções à falta de resposta nacional
Goiás · 42min
Alcolumbre critica decisão de Gilmar e ameaça acelerar PECs contra o STF
Alcolumbre critica decisão de Gilmar e ameaça acelerar PECs contra o STF
Brasil · 1h
Leilão do TJGO tem Porsche, Camaro e 400 carros
Leilão do TJGO tem Porsche, Camaro e 400 carros
Goiás · 15h
Operação derruba 558 serviços de streaming pirata
Operação derruba 558 serviços de streaming pirata
Economia · 15h
Mais do PortalGO
Lula Marques/ Agência Brasil
Relator da CCJ defende manter mandato de Zambelli mesmo após condenação
Zambelli cumpre prisão na Itália enquanto aguarda extradição 03 dez 2025 · Brasil
Foto: Polícia Militar
Trio é detido pela polícia após matar adolescente de 14 anos com tiro em Catalão
Vítima de 14 anos foi baleada dentro de casa no bairro Castelo Branco; munições e moto usada na fuga foram apreendidas pela PM 03 dez 2025 · Segurança
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Confaz reajusta imposto sobre gasolina, diesel e gás de cozinha
Novos valores entram em vigor em janeiro de 2026 03 dez 2025 · Brasil
Fotos: Alex Malheiros
Goiânia inicia revitalização de 24 km de vias em sete bairros
Intervenções devem ser concluídas em 70 dias 03 dez 2025 · Cidades
Tomaz Silva/Agência Brasil
Planalto rejeita manter escala 6×1 e pressiona Câmara por mudança na jornada
Parecer na Câmara propõe 40 horas semanais, mas mantém regime atual 03 dez 2025 · Política
Foto: Júnior Guimarães
Caiado diz que PEC da Segurança centraliza decisões e dificulta combate ao crime
Debate ocorreu em audiência na Câmara sobre competências na segurança pública 03 dez 2025 · Segurança
Divulgação
Cinema brasileiro brilha no NYFCC
Wagner Moura e o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, venceram no NYFCC. A premiação é um importante termômetro para o Oscar. 03 dez 2025 · Cultura
Handebol e futsal: Mulheres do Brasil buscam títulos mundiais
Brasil brilha em duas competições: handebol feminino tem campanha perfeita; futsal feminino avança à semi após goleada sobre o Japão. 02 dez 2025 · Esportes
Reprodução
Novas regras da CNH: fim da obrigatoriedade de aulas
Nova regra da CNH permite fazer aulas teóricas grátis pela internet e práticas com carro próprio. Custo pode cair até 70%, segundo governo. 02 dez 2025 · Brasil
Foto: Reprodução
Bullying em escola carioca leva a perda irreversível da visão
Menino ficou cego de um olho após soco durante aula. Família alega que escola ignorou pedidos de ajuda contra bullying. 02 dez 2025 · Justiça