Saiba por que 1º de abril é o Dia da Mentira em diversos países

Compartilhe

Em muitos países o dia 1º de abril é considerado o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. A data é uma oportunidade para brincadeiras, trotes e pegadinhas entre amigos. 

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a data é chamada de April Fool’s Day (Dia dos Bobos de Abril). Na Itália e na França, a data é chamada de Peixe de Abril (Pesce d’Aprile, em italiano, e Poisson d’Avril, em francês). Uma das brincadeiras feitas pelas crianças e adolescentes é colar peixinhos de papel nas costas dos amigos. 

A tradição de 1º de abril nasceu na Europa no século XVI. Em 1582, diante do novo calendário cristão determinado pelo papa Gregório XIII, os mais resistentes à mudança teriam mantido as festas de ano novo na data antiga que variava do final de março ao dia 1° de abril. Assim, o dia ficou marcado como um “ano novo de mentira”, fazendo pegadinhas com compromissos marcados para essa data.

Há também relatos históricos que relacionam a data ao festival de Hilária – uma festa romana no período anterior ao nascimento de Cristo – que celebrava o equinócio de março em honra à deusa Cibele, a “Mãe dos Deuses”, uma divindade que reunia aspectos das deusas gregas Gaia, Reia e Deméter.

No Brasil, a tradição foi introduzida em 1828, com o noticiário impresso mineiro “A Mentira”, que trazia em sua primeira edição a morte de Dom Pedro I na capa e foi publicado justamente em 1º de abril.

Histórias de mentiras

Além das brincadeiras entre amigos, algumas empresas e até veículos de comunicação já aderiram à tradição de fazer pegadinha com os consumidores. 

Em 1980, a emissora pública britânica BBC noticiou que o governo do Reino Unido trocaria o mecanismo de ponteiros do famoso relógio Big Ben por um mostrador digital. A brincadeira também dizia que a primeira pessoa a ligar para a rádio ganharia os antigos ponteiros do grande relógio como lembrança.

Nos Estados Unidos, em 1992, a National Public Radio (NPR), também uma emissora pública de comunicação, veiculou entrevista do comediante Rich Little em que ele se passava pelo ex-presidente Richard Nixon. O personagem afirmava que se candidataria novamente à Presidência naquele ano. Nixon havia renunciado durante processo de impeachment em 1974 pelo envolvimento no escândalo de Watergate, o que gerou revolta nos ouvintes.

Recentes
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Educação · 6h
Financial Times elege Moraes uma das pessoas do ano
Financial Times elege Moraes uma das pessoas do ano
Mundo · 8h
Mega fusão: Netflix compra estúdios da Warner Bros.
Mega fusão: Netflix compra estúdios da Warner Bros.
Sem categoria · 9h
Fim de semana reúne teatro, adoção de animais, cantata e feira de orquídeas
Fim de semana reúne teatro, adoção de animais, cantata e feira de orquídeas
Cultura · 10h
Mais do PortalGO
Foto: Estúdio Podcast Goiás
José Délio, prefeito com foco em resultados e dedicação à política 24h por dia, é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’
Episódio reúne avaliação administrativa e bastidores da AGM 05 dez 2025 · Quem vai ganhar?
Foto: Prefeitura de Aparecida
Aparecida conclui troca de 100% da iluminação pública por LED
Mais de 62 mil pontos agora usam tecnologia LED 05 dez 2025 · Cidades
Foto: Divulgação PCPA
Justiça do Pará mantém prisão de PM goiano suspeito de tentar comprar criança
Enquanto o PM permanece em cárcere no Pará, a esposa obteve o direito à prisão domiciliar monitorada em Goiás 05 dez 2025 · Segurança
Foto: Hegon Corrêa
Daniel Vilela aparece à frente na disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa
Vice-governador lidera cenário com 27,8% das intenções de voto 05 dez 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Pirenópolis mantém cachoeiras abertas com segurança no período chuvoso
Fenômenos como tromba d’água exigem atenção redobrada dos visitantes 05 dez 2025 · Turismo
Fotos: SMS
Goiânia inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana
67 unidades aplicam o imunizante em Goiânia 05 dez 2025 · Saúde
Dino corta emendas de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Ministro Flávio Dino, do STF, vetou liberação de emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem. Decisão atendeu a pedido do PSOL 04 dez 2025 · Justiça
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Impa cria olimpíada de matemática para professores
Nova olimpíada do Impa vai premiar professores de matemática dos anos iniciais. Medalhistas de ouro receberão bolsa para projetos escolares. 04 dez 2025 · Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Argentina autoriza extradição de 5 condenados do 8/1
Justiça argentina autorizou extradição de cinco brasileiros condenados pelos atos de 8 de janeiro. Eles cumprirão penas de 13 a 17 anos 04 dez 2025 · Justiça
© PF/Divulgação
Operações da PF combatem pornografia e apologia nazista
PF prende suspeito de registrar e distribuir imagens íntimas de mulheres. Operação também mira apologia ao nazismo em universidades. 04 dez 2025 · Justiça