Anac suspende operações aéreas da Voepass

Decisão foi tomada em caráter cautelar

Compartilhe

Paulo Pinto | Agência Brasil

Paulo Pinto | Agência Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a partir desta terça-feira (11), as operações aéreas da Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas.

A decisão, segundo a agência, foi tomada em caráter cautelar. “A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos”.

Em nota, a Anac informou que passageiros atingidos pelo cancelamento de voos da Voepass devem procurar a empresa ou a agência de viagem responsável pela venda do bilhete para reembolso ou reacomodação em outras companhias.

De acordo com o comunicado, a Voepass conta atualmente com seis aeronaves e as operações da companhia incluem 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento.

“A decisão da Anac decorre da incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisão realizada pela agência, bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos.”

Entenda

No dia 9 de agosto de 2024, um avião da Voepass caiu na cidade de Vinhedo (SP), matando 62 pessoas. Desde o acidente, segundo a Anac, foi implantada uma operação assistida de fiscalização nas instalações da companhia.

“Servidores da agência estiveram presentes nas bases de operação e manutenção da empresa para verificar as condições necessárias à garantia do nível adequado de segurança das operações.”

Em outubro de 2024, a Anac passou a cobrar da Voepass medidas como redução da malha, aumento do tempo em solo das aeronaves para manutenção, troca de administradores e execução do plano de ação para correções das irregularidades.

“No final de fevereiro de 2025, após nova rodada de auditorias, foi identificada a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela agência.”

Foi constatada ainda, segundo a Anac, a reincidência de irregularidades apontadas e consideradas sanadas pela agência em ações de vigilância e fiscalização anteriores, além da falta de efetividade do plano de ações corretivas.

“Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea.”

“Dessa forma, a Anac determinou a suspensão das operações da empresa até que seja evidenciada a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes”, concluiu a agência.

Repercussão

O Ministério de Portos e Aeroportos classificou como acertada a decisão da Anac de suspender as operações aéreas da Voepass. Em nota, a pasta informou que vinha acompanhando o processo há alguns meses.

“A medida cautelar visa, de forma temporária, solicitar que a empresa aérea melhore sua governança e fortaleça ainda mais a segurança dos voos no país”, destacou o ministério no comunicado.

Recentes
Conselho da Warner rejeita compra hostil da Paramount
Conselho da Warner rejeita compra hostil da Paramount
Economia · 22min
Abadia de Goiás oferece 972 vagas em processo seletivo
Abadia de Goiás oferece 972 vagas em processo seletivo
Goiás · 2h
Goiânia abre inscrições gratuitas para 260 vagas em cursos profissionalizantes
Goiânia abre inscrições gratuitas para 260 vagas em cursos profissionalizantes
Educação · 5h
Aparecida abre reta final de inscrições para 768 unidades habitacionais gratuitas
Aparecida abre reta final de inscrições para 768 unidades habitacionais gratuitas
Cidades · 5h
Mais do PortalGO
Foto: Seduc
Fátima Gavioli aponta pandemia como principal desafio da Educação em Goiás
Centro de Mídias surgiu como resposta ao ensino remoto durante a crise sanitária 07 jan 2026 · Educação
Foto: Juceg
Estado de Goiás supera 178 mil novos CNPJs abertos ao longo de 2025
Capital social declarado passa de R$ 12,6 bilhões no ano 07 jan 2026 · Goiás
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Governo Trump revisa denúncia e retira acusação de Maduro como líder de cartel
O governo dos EUA deixou de descrever Maduro como chefe direto do cartel para acusá-lo de perpetuar um sistema de corrupção 07 jan 2026 · Política
Foto: Reprodução
Bombeiros suspendem buscas por ativista desaparecido na Chapada dos Veadeiros
A família suspeita que o desaparecimento não seja acidental, baseando-se em um episódio de 2024: na época, João foi vítima de um atropelamento que os parentes… 07 jan 2026 · Goiás
Foto: Fábio Tito
Moradia custa 6,52% a mais; alta é a 2ª maior em 11 anos
Índice FipeZAP mostra alta de 6,52% nos preços de imóveis em 2025. Aumento superou inflação e ficou atrás apenas de 2024 nos últimos 11 anos. 07 jan 2026 · Economia
Foto: Reprodução
Enchente do Rio Vermelho alaga ruas na cidade de Goiás
Fortes chuvas fizeram o Rio Vermelho transbordar e alagar ruas da cidade de Goiás. Prefeito alerta população para evitar áreas alagadas. 06 jan 2026 · Goiás
Foto: Reprodução/Instagram
Virgínia Fonseca usa jaqueta com rosto de Vini Jr em Madri
Em Madri, Virgínia Fonseca mostrou jaqueta personalizada com bordado manual de Vini Jr. A peça exclusiva foi feita pela estilista Ariadne Lobo 06 jan 2026 · Entretenimento
Foto: Marco Bello
Bolsonaro bate a cabeça após passar mal em cela da PF
Bolsonaro passou mal na cela, caiu e teve traumatismo craniano, informa médico. Michelle Bolsonaro relatou o caso. 06 jan 2026 · Brasil
Foto: Câmara Municipal de Goiânia
Câmara Municipal de Goiânia tem concurso com 62 vagas
Em Goiânia, concurso da Câmara tem salários de até R$ 10 mil. São 62 vagas imediatas e 315 para cadastro de reserva. 06 jan 2026 · Trabalho
Imagem ilustrativa gerada com inteligência artificial
O mistério de Alexandria: o que a história esconde sobre o “fim” do conhecimento antigo
Crises econômicas e abandono pesaram mais que guerras na perda do acervo 06 jan 2026 · História