Anac suspende operações aéreas da Voepass

Decisão foi tomada em caráter cautelar

Compartilhe

Paulo Pinto | Agência Brasil

Paulo Pinto | Agência Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a partir desta terça-feira (11), as operações aéreas da Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas.

A decisão, segundo a agência, foi tomada em caráter cautelar. “A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos”.

Em nota, a Anac informou que passageiros atingidos pelo cancelamento de voos da Voepass devem procurar a empresa ou a agência de viagem responsável pela venda do bilhete para reembolso ou reacomodação em outras companhias.

De acordo com o comunicado, a Voepass conta atualmente com seis aeronaves e as operações da companhia incluem 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento.

“A decisão da Anac decorre da incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisão realizada pela agência, bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos.”

Entenda

No dia 9 de agosto de 2024, um avião da Voepass caiu na cidade de Vinhedo (SP), matando 62 pessoas. Desde o acidente, segundo a Anac, foi implantada uma operação assistida de fiscalização nas instalações da companhia.

“Servidores da agência estiveram presentes nas bases de operação e manutenção da empresa para verificar as condições necessárias à garantia do nível adequado de segurança das operações.”

Em outubro de 2024, a Anac passou a cobrar da Voepass medidas como redução da malha, aumento do tempo em solo das aeronaves para manutenção, troca de administradores e execução do plano de ação para correções das irregularidades.

“No final de fevereiro de 2025, após nova rodada de auditorias, foi identificada a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela agência.”

Foi constatada ainda, segundo a Anac, a reincidência de irregularidades apontadas e consideradas sanadas pela agência em ações de vigilância e fiscalização anteriores, além da falta de efetividade do plano de ações corretivas.

“Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea.”

“Dessa forma, a Anac determinou a suspensão das operações da empresa até que seja evidenciada a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes”, concluiu a agência.

Repercussão

O Ministério de Portos e Aeroportos classificou como acertada a decisão da Anac de suspender as operações aéreas da Voepass. Em nota, a pasta informou que vinha acompanhando o processo há alguns meses.

“A medida cautelar visa, de forma temporária, solicitar que a empresa aérea melhore sua governança e fortaleça ainda mais a segurança dos voos no país”, destacou o ministério no comunicado.

Recentes
Juíza rejeita processo contra Virgínia e Zé Felipe 
Juíza rejeita processo contra Virgínia e Zé Felipe 
Entretenimento · 10h
A falha mais barata da aviação: a lâmpada que ajudou a derrubar o voo Eastern 401
A falha mais barata da aviação: a lâmpada que ajudou a derrubar o voo Eastern 401
História · 12h
Engavetamento com 5 veículos mata três pessoas e deixa ferido grave na BR-060
Engavetamento com 5 veículos mata três pessoas e deixa ferido grave na BR-060
Goiás · 13h
Influenciadora Maíra Cardi revela que deu cartão black à babá da filha
Influenciadora Maíra Cardi revela que deu cartão black à babá da filha
Entretenimento · 14h
Mais do PortalGO
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Receita Federal nega tributação do Pix e rebate Nikolas Ferreira: “Fake news”
Norma citada trata apenas do envio de dados por instituições financeiras 15 jan 2026 · Brasil
Fotos: Divulgação PCGO
Polícia Civil prende três em flagrante e apura tortura e extorsão no sudoeste goiano
As investigações revelam que facções criminosas usavam “marketing do terror” para controlar territórios em Jataí e Mineiros 15 jan 2026 · Segurança
Caiado sinaliza apoio a Fátima Gavioli para a Câmara dos Deputados
Apesar do gesto, o governador nega apadrinhamento político 15 jan 2026 · Política
Reprodução
“Namorada gostosa”: Virgínia brinca com Vini Jr.
Virgínia já treina para estrear como rainha de bateria da Grande Rio. Em postagem, brincou: Vini Jr. será “o cara da namorada gostosa”. 15 jan 2026 · Entretenimento
Estreias da semana: “Hamnet”, “Sirat” e novo “Beijo da Mulher Aranha”
A semana no cinema traz “Hamnet”, drama vencedor do Globo de Ouro, “Sirat”, uma busca no deserto, nova versão de “O Beijo da Mulher Aranha” 14 jan 2026 · Entretenimento
Roblox muda regras do chat; usuários protestam
Roblox endurece regras do chat para proteger crianças, exigindo autorização dos pais. Usuários protestam na plataforma. 14 jan 2026 · Tecnologia
EUA barram vistos de imigração; Brasil é afetado
EUA congelam emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo Brasil, medida visa imigrantes que podem usar benefícios sociais. 14 jan 2026 · Mundo
Foto: Reprodução
Jornalista Everton Ferrari morre em Goiânia
Morre Everton Ferrari, assessor de imprensa e especialista em comunicação política. Aos 36 anos, ele faleceu em Goiânia 14 jan 2026 · Goiás
Foto: Reprodução
Espetáculo ‘Abracadabra’ tem Dedé Santana e Diego Hypolito
Goiânia recebe o circo musical ‘Abracadabra’, com elenco que inclui Dedé Santana e o ginasta Diego Hypolito. Temporada vai de 15 a 18/01 14 jan 2026 · Notícia
Foto: MP-GO
Concurso do MP-GO tem vaga em Vianópolis e salário de R$ 4,5 mi
Concurso público do MP-GO: vaga para oficial de promotoria em Vianópolis (GO). Salário de R$ 4.542,73, estabilidade e benefícios. 14 jan 2026 · Goiás