Uma operação conjunta envolvendo a Polícia Militar de Goiás (PMGO), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar de São Paulo resultou na apreensão de aproximadamente duas toneladas de maconha na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. O entorpecente estava oculto em um caminhão transportando sucata com destino a São Paulo.
A ação, realizada nesta quinta-feira (4), faz parte da Operação Divisas Integradas, voltada ao combate ao tráfico interestadual de drogas e ao crime organizado. Investigações apontaram que uma organização criminosa utilizava um automóvel como “batedor” para monitorar a presença policial. O veículo, com placas paraguaias, foi identificado em Presidente Epitácio (SP), mas o condutor conseguiu fugir durante a abordagem.
Posteriormente, o caminhão Scania foi localizado por equipes da PRF e do 8º BAEP próximo à divisa MS/SP e encaminhado para a base da Polícia Militar Rodoviária de Presidente Epitácio. Em vistoria detalhada, os agentes encontraram a droga entre a carga de sucata. O motorista foi preso em flagrante e, juntamente com o caminhão e a carga, levado à Delegacia da Polícia Federal de Presidente Prudente (SP), onde foi formalizado o auto de prisão por tráfico de drogas.
Segundo o Major Hugo Jorge Bravo de Carvalho, comandante do Comando de Operações de Divisas (COD) da PMGO, a integração entre as forças estaduais e federais foi determinante para o sucesso da operação. “A ação demonstra a importância do trabalho coordenado e da inteligência para retirar grandes quantidades de drogas das ruas e enfraquecer o tráfico organizado”, destacou.
O prejuízo estimado ao crime organizado é superior a R$ 4 milhões. Participaram da operação equipes da PF, PRF, 8º BAEP, PMRv da PMSP e unidades da PMGO, incluindo COD, ARI, 3º CRPM e CPE Anápolis.