“Lula quer mulheres mais contentes e protegidas”, diz nova ministra da mulher

Ministério das Mulheres focará em acolhimento e proteção, diz Márcia Lopes. Pasta trabalhará em conjunto com Saúde e Educação.

Compartilhe

Foto: Ricardo Stuckert / PR

A nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (5), no lugar de Cida Gonçalves, afirmou que a pasta pretende ampliar a escuta dessa população no país e revelou a missão que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao convidá-la para o posto.

“Foi uma boa conversa com o presidente. Ele disse que quer ver as mulheres mais contentes, mais protegidas, que ele quer ver as mulheres em cada um dos 5.572 municípios desse país, que elas se sintam respeitadas, acolhidas, ouvidas, escutadas”, afirmou a assistente social, que volta a ocupar um cargo no primeiro escalão do governo petista.

A declaração foi feita ao lado da agora ex-ministra Cida Gonçalves, na sede do ministério, em Brasília, antes delas se reunirem para trabalhar na transição de comando.

Márcia Lopes lembrou que este será um ano importante, pois a pasta organizará a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer entre 16 e 19 de setembro.

“Queremos conferências em todos os municípios brasileiros, nos estados, e a grande conferência nacional. Esse é o momento da gente se olhar cara a cara e dizer: o que você está precisando, mulher? O que vocês, mulheres, querem desse país? Vivemos em um mundo de grande complexidades, do ponto de vista emocional, psicológico, das inseguranças todas”, observou.

Ainda segundo Márcia Lopes, o Ministério das Mulheres não executa diretamente as políticas setoriais, que dependem da ação de diversas outras pastas, como Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, entre outras, e prometeu amplo diálogo interministerial e também com os demais entes federativos, como estados e municípios.

De saída da pasta, Cida Gonçalves negou que qualquer problema interno tenha impactado sua demissão, e falou em necessidade de novos rumos.

“Na verdade, precisamos de um momento em que é preciso renovar algumas coisas, isso é importante. Eu tenho mais o perfil gestora, quero voltar para o campo de onde eu venho. É uma construção minha e do presidente, com muita tranquilidade. Vou voltar para o lugar de onde eu vim, que é o movimento de mulheres. É uma troca em que precisamos de energia nova, espaços novos e eu também preciso voltar para o espaço de onde eu vim”, afirmou.

Esta é a 12ª mudança ministerial do governo Lula desde o início do terceiro mandato. Na última sexta-feira (2), o presidente já havia trocado o comando do Ministério da Previdência, em meio a investigação de fraude no pagamento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Recentes
Seminário +Transparência 2025 reúne mais de 200 prefeituras e câmaras goianas preocupadas em melhorar seus índices de transparência
Seminário +Transparência 2025 reúne mais de 200 prefeituras e câmaras goianas preocupadas em melhorar seus índices de transparência
Goiás · 4h
Cardeais que votam no conclave estão em Roma, diz Vaticano
Cardeais que votam no conclave estão em Roma, diz Vaticano
Mundo · 6h
Petrobras reduz preço do diesel
Petrobras reduz preço do diesel
Economia · 7h
Golpe: STF julga nesta semana núcleo acusado de espalhar desinformação
Golpe: STF julga nesta semana núcleo acusado de espalhar desinformação
Justiça · 7h
Mais do PortalGO
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Câmara pode votar urgência para aumentar número de deputados federais
Autora do projeto, deputada Dani Cunha (União-RJ), defende aumento de ~3% no total de deputados. Críticos apontam custos e questionam Censo 2022 como base. 05 maio 2025 · Política
Inscrições vão até 30 de maio para o Aluguel Social em mais sete municípios goianos (Fotos: Octacílio Queiroz / Edgard Soares)
Aluguel Social abre inscrições em mais sete municípios com 390 vagas
Novas vagas são destinadas a Buriti de Goiás, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Goiatuba, Nova Iguaçu de Goiás, Novo Brasil e Três Ranchos 05 maio 2025 · Goiás
© Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais 
Pesquisa mostra que nível é o mesmo de 2018 05 maio 2025 · Brasil
Foto: Reprodução / Redes sociais
Goiano emociona ao pedir namorada em casamento com exposição de arte em Goiânia
Pedido de casamento com exposição de arte em Goiânia emociona web e viraliza com vídeo no TikTok. 05 maio 2025 · Entretenimento
© Vatican News/Divulgação
Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza
Desejo do próprio pontífice será providenciado pela Caritas Jerusalém 05 maio 2025 · Variedades
Caiado no centro das atenções. Foto: Júnior Guimarães
Sentimento de mudança no país motiva Caiado na busca pela Presidência
Governador de Goiás Ronaldo Caiado afirma que aliança entre União Brasil e PP fortalece sua pré-candidatura à Presidência. Ele prega mudanças para o País 05 maio 2025 · Poder
Foto: Divulgação
Jota Quest faz show em Goiânia na Semana S; entrada com doação de alimentos
Evento terá programação entre 12 e 17 de maio com atividades culturais, esportivas e serviços gratuitos do Sesc e Senac em todo o estado 05 maio 2025 · Cultura
Foto: Lukas Souza / Unsplash
Orquestra Filarmônica de Goiás leva ao Teatro Sesi mais uma apresentação da temporada “Pioneiros” 2025 (Fotos: Secti-GO)
Filarmônica abre maio com homenagem às mães
Na programação, peças de Guarnieri, Britten e Dvořák. Série intitulada “Pioneiros” lembra grandes nomes da música de concerto nacional e internacional 05 maio 2025 · Cultura
Foto: Reprodução
Irmãs influenciadoras são assassinadas a tiros em praia de Fortaleza
A vítima mais nova estava grávida de dois meses 05 maio 2025 · Cidades