“Lula quer mulheres mais contentes e protegidas”, diz nova ministra da mulher

Ministério das Mulheres focará em acolhimento e proteção, diz Márcia Lopes. Pasta trabalhará em conjunto com Saúde e Educação.

Compartilhe

Foto: Ricardo Stuckert / PR

A nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (5), no lugar de Cida Gonçalves, afirmou que a pasta pretende ampliar a escuta dessa população no país e revelou a missão que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao convidá-la para o posto.

“Foi uma boa conversa com o presidente. Ele disse que quer ver as mulheres mais contentes, mais protegidas, que ele quer ver as mulheres em cada um dos 5.572 municípios desse país, que elas se sintam respeitadas, acolhidas, ouvidas, escutadas”, afirmou a assistente social, que volta a ocupar um cargo no primeiro escalão do governo petista.

A declaração foi feita ao lado da agora ex-ministra Cida Gonçalves, na sede do ministério, em Brasília, antes delas se reunirem para trabalhar na transição de comando.

Márcia Lopes lembrou que este será um ano importante, pois a pasta organizará a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer entre 16 e 19 de setembro.

“Queremos conferências em todos os municípios brasileiros, nos estados, e a grande conferência nacional. Esse é o momento da gente se olhar cara a cara e dizer: o que você está precisando, mulher? O que vocês, mulheres, querem desse país? Vivemos em um mundo de grande complexidades, do ponto de vista emocional, psicológico, das inseguranças todas”, observou.

Ainda segundo Márcia Lopes, o Ministério das Mulheres não executa diretamente as políticas setoriais, que dependem da ação de diversas outras pastas, como Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, entre outras, e prometeu amplo diálogo interministerial e também com os demais entes federativos, como estados e municípios.

De saída da pasta, Cida Gonçalves negou que qualquer problema interno tenha impactado sua demissão, e falou em necessidade de novos rumos.

“Na verdade, precisamos de um momento em que é preciso renovar algumas coisas, isso é importante. Eu tenho mais o perfil gestora, quero voltar para o campo de onde eu venho. É uma construção minha e do presidente, com muita tranquilidade. Vou voltar para o lugar de onde eu vim, que é o movimento de mulheres. É uma troca em que precisamos de energia nova, espaços novos e eu também preciso voltar para o espaço de onde eu vim”, afirmou.

Esta é a 12ª mudança ministerial do governo Lula desde o início do terceiro mandato. Na última sexta-feira (2), o presidente já havia trocado o comando do Ministério da Previdência, em meio a investigação de fraude no pagamento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Recentes
Polêmica no esqui: ácido hialurônico no pênis por vantagem
Polêmica no esqui: ácido hialurônico no pênis por vantagem
Esportes · 2h
São Miguel do Araguaia (GO) oferece 250 vagas temporárias
São Miguel do Araguaia (GO) oferece 250 vagas temporárias
Trabalho · 3h
O enigma do Mecanismo de Anticítera, o mais antigo computador analógico já descoberto
O enigma do Mecanismo de Anticítera, o mais antigo computador analógico já descoberto
História · 5h
Plateia protesta gritando nome de Virgínia após atraso de Zé Felipe em show
Plateia protesta gritando nome de Virgínia após atraso de Zé Felipe em show
Entretenimento · 6h
Mais do PortalGO
Foto: Goiás Turismo
Corredor de Biodiversidade do Araguaia pode gerar R$ 100 bilhões em benefícios econômicos, aponta estudo
Projeto de lei prevê faixa contínua de preservação entre Amazônia e Cerrado 13 jan 2026 · Meio Ambiente
Foto: Reprodução
PM intervém e homem morre após manter adolescente refém em Senador Canedo
Adolescente foi ferida no pescoço e passou por cirurgia no Hugo 13 jan 2026 · Segurança
Reprodução redes sociais
Voluntário goiano morto na guerra da Ucrânia é sepultado na Europa
Guerra já deixou ao menos 17 brasileiros mortos e 42 desaparecidos 13 jan 2026 · Goiás
Fotos: Remisson Sales e Walter Folador
Folia Goiás 2026 prevê R$ 20 milhões para carnaval em Goiânia e no interior
Circuito na Avenida 85 terá programação gratuita e esquema especial de segurança 13 jan 2026 · Cultura
Suzane von Richthofen vai à delegacia tentar liberar corpo do tio em SP
Condenada por matar os pais, Suzane von Richthofen foi à 27ª DP de SP liberar o corpo do tio, médico encontrado morto. 13 jan 2026 · Justiça
Foto: Instagram de Larissa Santos e Mateus Santos
Brasileiro some após se alistar no Exército Russo na Ucrânia
Mateus Santos, 22 anos, de Rio Verde (GO), desapareceu após informar à família que se alistou no Exército Russo para lutar na Ucrânia. 12 jan 2026 · Política
Foto: Prefeitura de Caldas Novas
Em Caldas Novas, criança de 6 anos morre afogada em lago
Criança de 6 anos faleceu vítima de afogamento no Lago Corumbá, em Caldas Novas. O Samu foi acionado, mas não conseguiu reanimar o garoto. 12 jan 2026 · Goiás
Foto: Instagram da Polícia Civil de Jataí
Homem tenta matar ex-mulher dentro da delegacia em Serranópolis
Caso chocante em Goiás: homem tenta matar ex-esposa dentro da delegacia, onde ela fora registrar queixa. Policial atira no agressor. 12 jan 2026 · Goiás
Futebol no fim de semana: Atlético, Vila e Goiás vencem na estreia do Campeonato Goiano
Atlético, Vila e Goiás começam com vitória no Goianão. Na Copinha, Goiás avança líder, e Guanabara também passa 12 jan 2026 · Esportes
Imagem gerada por IA
Produtividade além da pressa: como recuperar foco em meio à hiperconexão
Técnicas de priorização ajudam a diferenciar urgência de importância 12 jan 2026 · Comportamento