A revista France Football divulgou nesta quinta-feira (7) os indicados ao prêmio Bola de Ouro, o Brasil emplacou oito nomes entre os finalistas das varias categorias comtempladas.
Vinicius Júnior (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona) figuram entre os 30 melhores da categoria masculina. Ambos brilharam na temporada europeia. Marta (Orlando Pride) e Amanda Gutierres (Palmeiras) estão entre as 30 indicadas no futebol feminino, Marta busca sua sétima Bola de Ouro.
Estêvão, de 19 anos, concorre ao Troféu Kopa. O ex-Palmeiras estreia em breve pelo Chelsea e foi revelação do Brasileirão de 2024. No gol, Alisson Becker (Liverpool) briga pelo Troféu Yashin, campeão da Premier League, Alisson enfrenta Courtois, Donnarumma, Martínez e outros nomes.
Arthur Elias também representa o Brasil, o técnico da seleção feminina concorre ao Troféu Johan Cruyff, ele conquistou a Copa América.
O Botafogo é o único clube sul-americano entre os cinco indicados a melhor clube do mundo. Em 2024, venceu a Libertadores e o Brasileirão, o título continental veio após vitória sobre o Atlético-MG por 3 a 1, em Buenos Aires. Igor Jesus foi o destaque da campanha, já no Mundial de Clubes, o Botafogo venceu o PSG por 1 a 0, mas caiu nas oitavas para o Palmeiras. O clube segue vivo em três competições.
Na Copa do Brasil, eliminou o RB Bragantino e avançou às quartas. A estrela solitária, também disputa a Libertadores e ocupa a sétima posição no Brasileiro.
O Brasil não vence a Bola de Ouro desde 2007, com Kaká. Ronaldinho (2005), Ronaldo (1997, 2002) e Rivaldo (1999) também conquistaram o prêmio. A cerimônia acontecerá em 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. O evento contará com entrega de prêmios em dez categorias.