O que são e como se formam as auroras boreais e as anti-auroras

Além do espetáculo colorido, um fenômeno raro intrigou cientistas: a anti-aurora — ou aurora negra — que se manifesta como manchas escuras no céu, resultado da expulsão de elétrons da atmosfera. A expectativa é que, com o aumento da atividade solar nos próximos anos, esses eventos se tornem mais frequentes e visíveis em várias partes…

Compartilhe

Foto: borealisexpedicoes

Em 2024, o céu surpreendeu moradores de diversas regiões do planeta. Auroras boreais, geralmente restritas às áreas polares, puderam ser vistas em locais inusitados, como o Reino Unido e até o norte do México. No Hemisfério Sul, a rara aparição da aurora austral iluminou o céu da Argentina e do Chile. Mas junto com esse espetáculo de cores, outro fenômeno ainda mais misterioso chamou a atenção: a chamada anti-aurora, ou aurora negra.

Como surgem as auroras

As auroras boreais (no Norte) e austrais (no Sul) são fenômenos ópticos causados pela interação entre partículas solares e a atmosfera da Terra. Tudo começa no Sol, durante as chamadas tempestades solares, quando o astro emite rajadas de plasma altamente carregadas, conhecidas como ejeções de massa coronal. Essas partículas viajam pelo espaço a altíssima velocidade e, ao encontrarem o campo magnético da Terra, são canalizadas em direção aos polos.

Ao chegarem à ionosfera — uma camada da atmosfera localizada entre 60 km e 600 km de altitude —, essas partículas colidem com gases como oxigênio e nitrogênio. O resultado? Um espetáculo de luzes em tons de verde, vermelho, rosa e roxo. O oxigênio gera o famoso verde, enquanto o nitrogênio contribui com tons azulados ou arroxeados.

Essas luzes geralmente aparecem em regiões próximas aos polos, como Noruega, Islândia, Canadá e Antártida. Mas, em casos de atividade solar intensa, podem ser vistas em áreas muito mais ao sul (ou norte, no caso da austral), como ocorreu recentemente.

Foto: Forças Armadas dos EUA – Id: 050118-F-3488S-003

O que são as anti-auroras?

Diferente das auroras coloridas, as anti-auroras — também chamadas de auroras negras — são manchas escuras que aparecem no céu durante o mesmo tipo de evento. Visualmente, parecem “apagões” ou interrupções na aurora comum. Em vez de emitir luz, a anti-aurora cria regiões de escuridão entre as luzes.

A explicação para isso está na direção do movimento das partículas. Enquanto nas auroras convencionais os elétrons entram na ionosfera e colidem com os gases, nas anti-auroras acontece o oposto: os elétrons são expulsos da atmosfera, criando “buracos” na emissão de luz.

Segundo cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA), que estudam o fenômeno desde 2001, essas regiões escuras surgem quando há campos elétricos positivos na ionosfera, que repelem os elétrons para o espaço. A aurora negra, portanto, não é uma luz em si, mas a ausência de luz em uma área onde normalmente haveria brilho.

Em 2024, um fotógrafo no Alasca registrou uma anti-aurora curiosamente em forma da letra “E”. Fenômenos assim são raros e geralmente ocorrem após grandes tempestades solares, durante o processo de recuperação do campo magnético terrestre.

Fonte: Todd Salat

Principais Diferenças

AspectoAurora Boreal/AustralAnti-Aurora
Cor
Verde, vermelho, rosa, roxo
Escura ou com brilho muito reduzido
OrigemEntrada de elétrons na atmosfera
Saída de elétrons da atmosfera
FormaArcos, faixas e espirais luminosasManchas, círculos ou segmentos escuros
FrequênciaRelativamente comum em regiões polaresRara

Um céu cada vez mais surpreendente

Com o aumento da atividade solar previsto para os próximos anos — o chamado máximo solar, que ocorre a cada 11 anos — é possível que mais pessoas ao redor do mundo tenham a chance de observar esses espetáculos celestes. E, quem sabe, até uma anti-aurora ao vivo.

Observar as auroras é uma experiência única. Mas além da beleza, elas também lembram que o universo é muito mais dinâmico e energético do que parece. E que, até mesmo no escuro, há ciência e encanto.

Recentes
Os últimos povos indígenas isolados: Sociedades livres do Brasil resistem na Amazônia
Os últimos povos indígenas isolados: Sociedades livres do Brasil resistem na Amazônia
Brasil · 4h
Nova regra dos 8 segundos gera polêmica e decide jogo na Série C
Nova regra dos 8 segundos gera polêmica e decide jogo na Série C
Esportes · 4h
HBO revela elenco inicial da nova série de Harry Potter com grandes nomes de Hollywood
HBO revela elenco inicial da nova série de Harry Potter com grandes nomes de Hollywood
Entretenimento · 4h
Vacinação nas escolas: crianças são imunizadas e atualizam caderneta
Vacinação nas escolas: crianças são imunizadas e atualizam caderneta
Brasil · 9h