Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Lula decreta luto oficial de 7 dias pela morte do Papa Francisco e homenageia seu legado de paz, justiça social e defesa dos vulneráveis.

Compartilhe

© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

Lula ressaltou que Francisco viveu e propagou valores como o amor, a tolerância e a solidariedade.

“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, disse.

O presidente também destacou a atuação do Papa em temas centrais da agenda social e ambiental global. Segundo ele, com simplicidade, coragem e empatia, Francisco levou ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos geradores de injustiças e desigualdades.

“Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.

O presidente lembrou ainda os encontros que teve com o Papa, ao lado da primeira-dama Janja da Silva, como momentos de carinho e partilha de ideais comuns. “Pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, disse.

Ao finalizar a nota, o presidente desejou consolo a todos que sofrem com a perda do líder religioso. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu.

Encontros

O presidente Lula e o Papa Francisco se encontraram oficialmente em três ocasiões. O primeiro encontro ocorreu em 13 de fevereiro de 2020, no Vaticano. A reunião, de caráter privado, foi realizada na Casa Santa Marta, onde o Papa costuma receber convidados em um ambiente mais reservado e informal. Durante cerca de uma hora, eles conversaram sobre a importância da solidariedade, do combate às desigualdades e da construção de um mundo mais justo e fraterno.

Já eleito, Lula voltou a se reunir com o pontífice em 21 de junho de 2023, também no Vaticano. Na ocasião, além de reafirmarem os laços de amizade, discutiram temas da agenda global, como a promoção da paz, a preservação ambiental e a luta contra a fome e a pobreza. O presidente convidou o Papa Francisco para visitar o Brasil, especialmente durante a celebração do Círio de Nazaré, em Belém (PA).

O terceiro encontro aconteceu em 14 de junho de 2024, durante a Cúpula do G7, realizada na região de Apúlia, no sul da Itália. O Papa participou pela primeira vez como orador no evento, destacando a necessidade de um uso ético da inteligência artificial e condenando o desenvolvimento de armas autônomas letais. Em uma reunião privada, Lula e Francisco voltaram a discutir temas como o combate à fome, a promoção da paz e a necessidade urgente de reduzir as desigualdades globais.

Recentes
Copa do Mundo: curiosidades sobre a história do torneio
Copa do Mundo: curiosidades sobre a história do torneio
Esportes · 5h
Operação mira fraude de R$ 12 bi no Banco Master
Operação mira fraude de R$ 12 bi no Banco Master
Brasil · 9h
Mais de mil trabalhadores garantem operação do Natal do Bem nos bastidores do CCON
Mais de mil trabalhadores garantem operação do Natal do Bem nos bastidores do CCON
Goiás · 11h
Dono do Banco Master é detido ao tentar sair do país; PF investiga títulos falsos
Dono do Banco Master é detido ao tentar sair do país; PF investiga títulos falsos
Brasil · 12h
Mais do PortalGO
Reprodução
Justiça libera realização dos shows do aniversário de Iporá após nova decisão do TJ-GO
Nova decisão permite evento com uso exclusivo de emenda estadual 18 nov 2025 · Cidades
Foto: Arquivo/ Rodrigo Estrela
Aparecida inicia renovação de matrícula; veja prazos para CMEIs e escolas municipais
Documentos como CPF, comprovante de endereço e vacinação são obrigatórios 18 nov 2025 · Educação
Divulgação PCGO
Polícia Civil mira facção envolvida em tráfico e venda de armas em Goiás e no Rio
Ação cumpre 23 ordens judiciais em GO e RJ 18 nov 2025 · Segurança
Brasília (DF) 14/09/2025 O ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de seu filho, Jair Renan, deixa hospital sob forte esquema de segurança, após passar pro procedimentos. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
STF torna público acórdão de Bolsonaro e demais réus; entenda o processo
Primeira Turma rejeitou recursos e manteve pena em regime fechado 18 nov 2025 · Justiça
Daniel Vilela lidera; os outros torcem para ele errar
Este é o retrato de momento na disputa para governador de Goiás 18 nov 2025 · Goiás
FOTO: @rafaelribeirorio/CBF
Ancelotti mantém base do Brasil para jogo da Tunísia
Ancelotti deve repetir o 4-2-4 contra a Tunísia. Wesley é favorito para a vaga de G. Magalhães. Técnico cogita renovar contrato após 2026. 18 nov 2025 · Esportes
Fim de semana de ouro: Diogo Moreira, Rayssa Leal e Lucas Pinheiro vencem
Brasil brilha no esporte mundial. Diogo Moreira campeão da Moto2, Rayssa Leal pentacampeã do STU Rio e Lucas Braathen vence no esqui 17 nov 2025 · Esportes
Foto: Internet
Uber e iFood se unem em parceria inédita
Uber e iFood se unem: usuário pedirá corrida pelo iFood e, fará pedido de comida pelo app da Uber. Parceria chega a Goiânia em dezembro. 17 nov 2025 · Tecnologia
Foto: Frederico Dávila
Feriado da Consciência Negra: como funciona a emenda
Feriado da Consciência Negra: saiba se você tem direito à folga, como funciona o trabalho na data e as regras para “emendar” o feriado. 17 nov 2025 · Trabalho
Imagem: Internet
Abono salarial ficará mais restritivo a partir de 2026
Abono salarial terá novas regras. Fim do limite de 2 salários mínimos deve reduzir número de beneficiários. Medida busca controlar gastos. 17 nov 2025 · Economia