A pesquisa Genial/Quaest divulgada na sexta-feira (22) coloca o vice-governador Daniel Vilela (MDB) na liderança da disputa pelo governo de Goiás em 2026. O levantamento mostra o emedebista com 26% das intenções de voto, quatro pontos à frente do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que soma 22%.
A análise dos números foi feita pelo cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes, em entrevista ao jornal O Popular. Para ele, o desempenho de Daniel é significativo, uma vez que o vice-governador ainda é pouco conhecido pelo eleitorado, mas já apresenta um “piso alto” — sustentado pela baixa rejeição e pelo apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Caiado mantém a maior aprovação do país entre governadores, com 88%, segundo a Quaest. Além disso, 73% dos eleitores goianos declararam querer que ele faça o sucessor. Esse apoio é considerado fundamental para a consolidação da candidatura de Daniel, que assumirá o governo em abril de 2026, quando Caiado deixará o cargo para disputar a presidência.
Marconi Perillo, por sua vez, aparece com forte recall eleitoral, mas enfrenta altos índices de rejeição. Após quatro mandatos como governador, o tucano acumula derrotas recentes: em 2018, quando não conseguiu se eleger senador, e em 2022, ao perder para Wilder Morais (PL). O cenário atual reforça a leitura de que o ex-governador enfrenta dificuldades para expandir seu eleitorado, em meio à fragilidade do PSDB em Goiás e no cenário nacional.
O levantamento ouviu 1.104 eleitores em 52 municípios entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.