País está à deriva e governo Lula é omisso, diz Caiado no Roda Viva

O governador de Goiás e pré-candidato à presidência Ronaldo Caiado criticou na TV Cultura avanço do crime, alta de impostos e afirmou que governo do PT “virou assaltante de aposentados”

Compartilhe

Ronaldo Caiado foi entrevista no Roda Viva, da TV Cultura. Foto: reprodução

Entrevistado do programa Roda Viva da TV Cultura nesta segunda, 9, o governador goiano Ronaldo Caiado fez críticas duras à condução do governo federal em áreas essenciais como economia e segurança pública e se apresentou como pré-candidato à presidência em 2026. Com 40 anos de vida pública, Caiado se apresentou como “o mais longevo opositor do PT” e afirmou que a omissão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem provocado graves desequilíbrios sociais e econômicos no país.

Entre os principais pontos levantados, o governador citou o avanço de facções criminosas, propostas que concentram poder em Brasília — como a PEC da Segurança —, o aumento do endividamento público e o empobrecimento da população diante da alta de impostos sem cortes de gastos. “O país está à deriva, com 56% de rejeição. Era defensor dos pobres e virou assaltante de aposentados. Os que mais foram lesados foram os trabalhadores rurais”, disse, em referência aos golpes que afetaram beneficiários do INSS.

Caiado também defendeu maior rigor no combate ao crime organizado, o cumprimento do plano de governo eleito nas urnas e o respeito à autonomia dos entes federativos. “É preciso ter independência moral e coragem para fazer valer as leis de uma democracia plena”, disse, ao criticar o esvaziamento da função presidencial. “Na ausência do presidente, Legislativo e Judiciário assumem funções que não lhes cabem”, ressaltou ao anunciar que, se for eleito presidente, implantar um presidencialismo pleno.

O governador de Goiás ainda atacou os acordos ambientais firmados pelo governo federal, como o compromisso com a França sobre rastreabilidade de produtos livres de desmatamento. Segundo ele, a promessa de investimentos internacionais não se sustenta. “Eles não vão dar. Não existe ninguém mais protecionista que o europeu. Eles não aguentariam nossas regras ambientais por um dia”, afirmou.

Caiado também associou parte do desmatamento ilegal na Amazônia à atuação do crime organizado. “PCC e Comando Vermelho comandam garimpos e madeireiras ilegais. Facções do México e da Venezuela também atuam na região. Produtores já foram expulsos”, disse. O governador tem denunciado o avanço do crime organizado em setores da economia, áreas urbanas em que o Estado não consegue acessar diante da completa inação do governo federal.

Na área econômica, o governador criticou a proposta do ministro Fernando Haddad de cortar 10% das renúncias fiscais, que pode atingir 65 setores sem que o governo tenha detalhado os impactos. “Em dois anos e meio, a relação dívida/PIB subiu 4,36%. Batem recorde de arrecadação, mas não cortam gastos. Só pensam em mais impostos”, afirmou. Caiado pontuou a força do agronegócio, setor que, segundo ele, “segue competitivo apesar do governo federal, e não por causa dele”.

Sucessão presidencial
A pré-candidatura de Caiado à presidência foi a pauta central do Roda Viva. O governador afirmou ter independência moral e resultados conquistados em Goiás para apresentar seu nome como alternativa para a sucessão presidencial de 2026. Entre os principais feitos, Caiado listou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a queda expressiva dos índices de criminalidade e o equilíbrio nas contas do Estado. “Assumi um Estado quebrado, sucateado, bloqueado no Tesouro. Hoje, Goiás está totalmente dentro das regras do equilíbrio fiscal e com dinheiro em caixa”, afirmou.

Primeiro nome a se apresentar oficialmente como pré-candidato à presidência, Caiado defende que a centro-direita e a direita apresentem diversas candidaturas no primeiro turno da eleição presidencial em 2026. No segundo turno todos esses nomes estariam unidos contra Lula ou outro nome da esquerda.

Recentes
Fim de semana de títulos, viradas e dramas
Fim de semana de títulos, viradas e dramas
Esportes · 3h
Previsão: Goiânia tem risco de chuva forte e granizo
Previsão: Goiânia tem risco de chuva forte e granizo
Goiás · 5h
Pane na AWS derruba serviços globais como Zoom, Duolingo e Snapchat
Pane na AWS derruba serviços globais como Zoom, Duolingo e Snapchat
Tecnologia · 7h
Da placa de cultura à produção em massa: a história da Penicilina
Da placa de cultura à produção em massa: a história da Penicilina
Sem categoria · 9h
Mais do PortalGO
Reprodução Redes Sociais e Polícia Militar
Ex-companheiro mata técnica de enfermagem a tiros dentro de condomínio em Goiânia
Suspeito confessou o crime e foi preso em flagrante 20 out 2025 · Segurança
Foto: Reprodução Agência Goiânia Agora
Festival do Bem celebra 92 anos de Goiânia com três noites de shows gratuitos
Ingressos podem ser trocados por 2 kg de alimentos em pontos espalhados por Goiânia 20 out 2025 · Cidades
Reprodução
SSP-GO afasta coronel e delegado após troca de acusações nas redes sociais
Ambos ficarão à disposição das corregedorias enquanto condutas são apuradas 20 out 2025 · Goiás
Reprodução
Em meio a protestos “No Kings”, Trump provoca opositores com vídeo de IA
Conteúdo foi postado no Truth Social durante protestos nacionais contra seu governo 20 out 2025 · Mundo
Foto: Lucas Caetano
Prefeitura lança Programa Goiânia + Verde para ampliar arborização e restaurar ecossistemas
Ações buscam restaurar ecossistemas e prevenir incêndios em áreas de preservação 20 out 2025 · Meio Ambiente
AC Unity – Lucas Caetano
Entre imperfeição e beleza: por que Assassin’s Creed Unity continua inesquecível
Mesmo após uma década, sistema de parkour e ambientação ainda impressionam 19 out 2025 · Colunas
Foto: Rafaella Pessoa
Luna Duo lança “Pequindê”, EP que une influências musicais da Bahia e de Goiás
Trabalho inclui versões acessíveis em Libras e legendas para surdos e ensurdecidos. 18 out 2025 · Cultura
Fotos: Cinthia Oliveira
Coro Sinfônico Jovem de Goiás celebra a cultura nacional com o espetáculo “Cenas Brasileiras”
Concerto reúne obras de Villa-Lobos, Waldemar Henrique e outros compositores brasileiros 18 out 2025 · Cultura
Foto: Alex Maia
Irmãos recebem rins da mesma doadora em procedimento inédito no HGG
Pacientes são irmãos e policiais militares da reserva 18 out 2025 · Saúde
Freepik
Conta adolescente no Instagram: saiba o que muda para usuários mais jovens
Novas ferramentas de controle parental e restrições automáticas trazem de volta o debate sobre a responsabilidade legal de plataformas, pais e jovens no… 18 out 2025 · Variedades