País está à deriva e governo Lula é omisso, diz Caiado no Roda Viva

O governador de Goiás e pré-candidato à presidência Ronaldo Caiado criticou na TV Cultura avanço do crime, alta de impostos e afirmou que governo do PT “virou assaltante de aposentados”

Compartilhe

Ronaldo Caiado foi entrevista no Roda Viva, da TV Cultura. Foto: reprodução

Entrevistado do programa Roda Viva da TV Cultura nesta segunda, 9, o governador goiano Ronaldo Caiado fez críticas duras à condução do governo federal em áreas essenciais como economia e segurança pública e se apresentou como pré-candidato à presidência em 2026. Com 40 anos de vida pública, Caiado se apresentou como “o mais longevo opositor do PT” e afirmou que a omissão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem provocado graves desequilíbrios sociais e econômicos no país.

Entre os principais pontos levantados, o governador citou o avanço de facções criminosas, propostas que concentram poder em Brasília — como a PEC da Segurança —, o aumento do endividamento público e o empobrecimento da população diante da alta de impostos sem cortes de gastos. “O país está à deriva, com 56% de rejeição. Era defensor dos pobres e virou assaltante de aposentados. Os que mais foram lesados foram os trabalhadores rurais”, disse, em referência aos golpes que afetaram beneficiários do INSS.

Caiado também defendeu maior rigor no combate ao crime organizado, o cumprimento do plano de governo eleito nas urnas e o respeito à autonomia dos entes federativos. “É preciso ter independência moral e coragem para fazer valer as leis de uma democracia plena”, disse, ao criticar o esvaziamento da função presidencial. “Na ausência do presidente, Legislativo e Judiciário assumem funções que não lhes cabem”, ressaltou ao anunciar que, se for eleito presidente, implantar um presidencialismo pleno.

O governador de Goiás ainda atacou os acordos ambientais firmados pelo governo federal, como o compromisso com a França sobre rastreabilidade de produtos livres de desmatamento. Segundo ele, a promessa de investimentos internacionais não se sustenta. “Eles não vão dar. Não existe ninguém mais protecionista que o europeu. Eles não aguentariam nossas regras ambientais por um dia”, afirmou.

Caiado também associou parte do desmatamento ilegal na Amazônia à atuação do crime organizado. “PCC e Comando Vermelho comandam garimpos e madeireiras ilegais. Facções do México e da Venezuela também atuam na região. Produtores já foram expulsos”, disse. O governador tem denunciado o avanço do crime organizado em setores da economia, áreas urbanas em que o Estado não consegue acessar diante da completa inação do governo federal.

Na área econômica, o governador criticou a proposta do ministro Fernando Haddad de cortar 10% das renúncias fiscais, que pode atingir 65 setores sem que o governo tenha detalhado os impactos. “Em dois anos e meio, a relação dívida/PIB subiu 4,36%. Batem recorde de arrecadação, mas não cortam gastos. Só pensam em mais impostos”, afirmou. Caiado pontuou a força do agronegócio, setor que, segundo ele, “segue competitivo apesar do governo federal, e não por causa dele”.

Sucessão presidencial
A pré-candidatura de Caiado à presidência foi a pauta central do Roda Viva. O governador afirmou ter independência moral e resultados conquistados em Goiás para apresentar seu nome como alternativa para a sucessão presidencial de 2026. Entre os principais feitos, Caiado listou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a queda expressiva dos índices de criminalidade e o equilíbrio nas contas do Estado. “Assumi um Estado quebrado, sucateado, bloqueado no Tesouro. Hoje, Goiás está totalmente dentro das regras do equilíbrio fiscal e com dinheiro em caixa”, afirmou.

Primeiro nome a se apresentar oficialmente como pré-candidato à presidência, Caiado defende que a centro-direita e a direita apresentem diversas candidaturas no primeiro turno da eleição presidencial em 2026. No segundo turno todos esses nomes estariam unidos contra Lula ou outro nome da esquerda.

Recentes
Monza recebe etapa mais veloz da Fórmula 1 neste fim de semana
Monza recebe etapa mais veloz da Fórmula 1 neste fim de semana
Esportes · 4h
Lula pede mobilização popular contra anistia a golpistas
Lula pede mobilização popular contra anistia a golpistas
Sem categoria · 5h
Descarrilamento em Lisboa deixa 17 mortos e 21 feridos
Descarrilamento em Lisboa deixa 17 mortos e 21 feridos
Mundo · 7h
Confira os lançamentos de games nesta primeira semana de setembro
Confira os lançamentos de games nesta primeira semana de setembro
Cultura · 12h
Mais do PortalGO
Foto: UEG
UEG abre inscrições para Vestibular 2026 com mais de 4 mil vagas em todo o estado
Provas serão aplicadas em 2 de novembro 04 set 2025 · Goiás
Divulgação PCGO
Polícia deflagra operação contra tráfico interestadual em Goiás e mais três estados
Grupo atuava com logística própria e divisão de tarefas 04 set 2025 · Segurança
Foto: Rodrigo Estrela
Aparecida lança projeto para transformar áreas ociosas em hortas comunitárias e escolares
Produção reforçará a merenda escolar 04 set 2025 · Educação
Reprodução Netflix
Brasileira relata abusos de Jeffrey Epstein aos 14 anos e pede divulgação de documentos
Vítima diz que caso aconteceu em Nova York e pede que o Congresso dos EUA libere documentos sigilosos do caso 04 set 2025 · Mundo
Lula Marques/Agência Brasil
Receita exigirá dados retroativos de fintechs em investigação sobre esquema financeiro
Operação Carbono Oculto investiga movimentações suspeitas de até R$ 80 bilhões 04 set 2025 · Brasil
Foto: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Provas do CPNU 2025 serão em outubro e dezembro
Candidatos do CPNU 2025 conferem local de prova em 22/9. Prova objetiva será em 5/10; discursiva em 7/12 para aprovados. 761 mil inscritos. 04 set 2025 · Brasil
Foto: Ed Sloane/World Surf League
Brasil domina surfe: Yago Dora é o oitavo campeão em 11 anos
Yago Dora vence Griffin Colapinto e é campeão mundial de surfe da WSL 2025. Brasil conquista oitavo título em 11 anos. 03 set 2025 · Esportes
Foto: Rodrigo Gazzanel/Corinthians
Brasil terá três times na Libertadores Feminina 2025 na Argentina
Argentina sediará Libertadores Feminina de 2 a 18/10/2025. Brasil terá 3 times: Corinthians, Ferroviária e São Paulo. Sorteio será amanhã. 03 set 2025 · Esportes
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Senado aprova redução do prazo de inelegibilidade na Lei da Ficha Limpa
Senado aprova PLP que altera Ficha Limpa e limita inelegibilidade a 8 anos. Texto segue para sanção e pode beneficiar políticos condenados. 03 set 2025 · Justiça
Foto: Pedro França/Agência Senado
Governo ganha fôlego fiscal com nova regra para precatórios
PEC dos Precatórios dá fôlego fiscal para a União na meta de gastos. Estados e municípios ganham regras mais flexíveis de pagamento. 03 set 2025 · Brasil