O fim de semana esportivo reservou emoções fortes no automobilismo e no futebol, entregando um novo campeão mundial na F1, iniciando uma nova temporada da Fórmula E em São Paulo e finalizando o dramático Brasileirão.
Fórmula 1: Max Verstappen Vence, Mas Lando Norris Conquista Título Inédito
A temporada 2025 da F1 terminou como começou: com três pilotos dividindo os holofotes no GP de Abu Dhabi. Max Verstappen venceu a corrida neste domingo, mas o holandês não conseguiu impedir o campeonato mundial inédito de Lando Norris. O inglês rompeu um jejum de 17 anos da McLaren sem títulos; a equipe ainda colocou Oscar Piastri em segundo na prova.
A última conquista do time de Woking havia sido em 2008, com Lewis Hamilton. Desde então, apenas pilotos da Mercedes e da RBR empilharam taças na categoria. O resultado põe fim à dominância de quatro temporadas de Verstappen, que construiu uma hegemonia sob o regulamento do efeito solo.
Yas Marina transformou-se em um tabuleiro de xadrez entre McLaren e RBR. A equipe inglesa dividiu as estratégias de seus pilotos, buscando manter Piastri mais tempo na pista, e a austríaca apostou no talento de Verstappen. Piastri superou Norris logo na largada. A RBR tentou usar Yuki Tsunoda como escudo, mas o japonês não segurou Norris e sofreu punição. Verstappen mostrou sua força com pneus duros mais novos, tirando 19s de Piastri para liderar novamente após seu pit stop.
Mesmo assim, o resultado não foi suficiente para evitar o título de Norris, que resistiu às ameaças pontuais de Leclerc e manteve o terceiro lugar. O inglês fez uma corrida à prova de erros, afastando o monegasco nas voltas finais. O brasileiro Gabriel Bortoleto não conseguiu se manter na zona de pontuação. Largando em sétimo, perdeu posições para Fernando Alonso e, no fim, para Esteban Ocon, Oliver Bearman e Lance Stroll, terminando em 11º após se beneficiar de uma punição a Bearman.
Fórmula E: Dennis Vence o ePrix de São Paulo; Drugovich Sofre Punição
A Fórmula E iniciou a nova temporada no ePrix de São Paulo. Jake Dennis, da Andretti, venceu a prova no Sambódromo do Anhembi, marcada por incansáveis trocas de liderança. O atual campeão, Oliver Rowland, fez uma ótima corrida de recuperação e cruzou a linha em segundo, com Nick Cassidy completando o pódio.
Os brasileiros tiveram sentimentos mistos. Felipe Drugovich, da Andretti, escalou o pelotão e encerrou o ePrix na quinta colocação, mas a direção de prova o puniu por ultrapassar sob bandeira amarela e ele caiu para 12º. Lucas Di Grassi, da Yamaha-Lola-Abt, abandonou a corrida após se envolver em um acidente com Edoardo Mortara. A prova registrou seis abandonos e teve um acidente grave com o espanhol Pepe Martí.
Skate Street: Rayssa Leal Conquista o Tetracampeonato da SLS
A brasileira Rayssa Leal conquistou o tetracampeonato da Street League Skateboarding (SLS), o principal circuito de provas do skate mundial, neste domingo. A atleta de 17 anos levantou o público no Ginásio do Ibirapuera e superou quatro japonesas, três delas medalhistas olímpicas.
“Era 100% a meta do ano. Fiquei muito feliz em vencer aqui, com o público cheio e representar o Brasil. Mesmo machucada, competi muito feliz, fiquei 100% para a competição”, disse Rayssa, que caiu no treino e acordou com dores.
Rayssa começou com uma ótima volta (nota 8.3) e passou para as manobras em primeiro lugar. Mesmo com uma entorse no tornozelo direito, ela manteve a liderança nas rodadas seguintes. Na última rodada, a brasileira já se viu campeã após quedas das rivais Chloe Covell e Yumeka Oda.
Seleção Brasileira vence Portugal primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal
A Seleção Brasileira escreveu história e conquistou a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal organizada pela FIFA. Na manhã deste domingo, em Manila, nas Filipinas, o Brasil venceu Portugal por 3 a 0 e cumpriu uma campanha dominante, fechando o torneio com 100% de aproveitamento.
A final representou o duelo mais duro da competição, mas a equipe do técnico Wilson Sabóia soube controlar o jogo. O Brasil mostrou-se eficiente nas chances que criou contra as portuguesas e contou com uma grande atuação coletiva para levantar o troféu inédito.
Apesar da vitória com três gols de vantagem, o placar poderia ter sido ainda maior se a goleira portuguesa Ana Catarina não tivesse tido um desempenho impressionante. A atual melhor do mundo empilhou defesas decisivas ao longo da partida.
O Brasil também levou o principal prêmio individual. Emilly, a grande protagonista da campanha brasileira, recebeu o título de melhor jogadora da Copa do Mundo Feminina de Futsal. Emilly encerrou o torneio como artilheira, marcando sete gols.
Brasileirão: Inter e Vitória se Salvam, Fortaleza e Ceará Caem
A última rodada do Brasileirão definiu o Z4. O Internacional fez sua parte ao vencer o Bragantino por 3 a 1 no Beira-Rio (gols de Mercado, Alan Patrick e Carbonero) e se livrou do rebaixamento, beneficiado por resultados paralelos.
O Fortaleza caiu para a segunda divisão após perder de virada para o Botafogo por 4 a 2 no Nilton Santos. O Leão do Pici fez um início promissor, mas o Botafogo conseguiu a virada (gols de Montoro, Arthur Cabral, Marçal e Ponte). O Botafogo garantiu a 6ª posição e evita a fase prévia da Libertadores se Cruzeiro ou Fluminense vencerem a Copa do Brasil.
O Ceará foi derrotado de virada por 3 a 1 pelo Palmeiras e acabou rebaixado para a Série B, beneficiando Vitória e Internacional.
O Vitória se salvou do rebaixamento ao vencer o São Paulo por 1 a 0 no Barradão (gol de Gabriel Baralhas). O Santos atropelou o Cruzeiro por 3 a 0 na Vila Belmiro, escapou do risco de queda e se classificou para a Copa Sul-Americana, terminando na frente do rival Corinthians no saldo de gols. Na parte de cima, o Fluminense venceu o Bahia por 2 a 0 e encerrou o Brasileirão dentro do G-5.






