A FIFA revelou nesta quinta-feira (25) as mascotes oficiais da Copa do Mundo de 2026. Pela primeira vez, o torneio terá três personagens, cada um representando um dos países-sede: Canadá, México e Estados Unidos.
O Canadá terá Maple the Moose, um alce inspirado na folha de bordo da bandeira nacional. No campo, Maple será goleiro. Os Estados Unidos apresentarão Clutch the Bald Eagle, uma águia careca escolhida para atuar como meio-campista. O nome faz referência à expressão usada nos EUA para designar atletas decisivos. Já o México será representado por Zayu the Jaguar, atacante veloz que simboliza a força e a garra do felino na cultura mexicana.
A Copa de 2026 marcará um novo formato: 48 seleções distribuídas em 12 grupos. Avançam os dois melhores de cada chave e os oito melhores terceiros colocados. A Fifa dividiu as partidas em três regiões: Costa Oeste, Central e Costa Leste, e cada seleção jogará a fase de grupos em uma delas.
A abertura acontecerá em 11 de junho no Estádio Azteca, na Cidade do México, com a seleção mexicana em campo. A final está marcada para 19 de julho no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
O calendário prevê 72 jogos na fase de grupos, entre 11 e 27 de junho. O mata-mata começa em 28 de junho e segue até 3 de julho em 14 cidades. As oitavas serão disputadas de 4 a 7 de julho em oito estádios. A partir das quartas de final, todas as partidas acontecerão nos Estados Unidos.