A seleção brasileira tropeçou no Mundial Sub-20. Nesta quarta-feira (1º), o time perdeu por 2 a 1 para Marrocos, no Estádio Nacional de Santiago, e se complicou na luta por uma vaga nas oitavas de final. O resultado deixou o Brasil em terceiro lugar no Grupo C, com um ponto, mesma pontuação da Espanha. Já os marroquinos, líderes com seis pontos, garantiram a classificação antecipada.
O jogo
O Brasil dominou o primeiro tempo e chegou a ter um pênalti assinalado em cima de Luighi. O técnico de Marrocos pediu revisão, e o árbitro anulou a marcação ao entender que o atacante se jogou, mesmo após o contato do defensor.
Marrocos cresceu na etapa final e definiu a vitória pela direita do ataque. Othmane Maamma abriu o placar aos 14 minutos e Zabiri ampliou aos 30. Nos minutos finais, o Brasil voltou a pressionar, em cabeceio de Luighi que explodiu no travessão, o VAR identificou toque de mão na zaga marroquina. Iago converteu a cobrança e descontou, mas a equipe não conseguiu reagir nos acréscimos.
Situação do grupo
Com o triunfo, Marrocos chegou a seis pontos e não pode mais perder a liderança. O México ocupa a segunda colocação com dois pontos, seguido por Brasil e Espanha, ambos com um. A seleção brasileira fica em terceiro porque tem um gol a mais que os espanhóis.
Próximos jogos
Brasil e Espanha duelam no sábado, às 17h (de Brasília), em confronto direto pela sobrevivência. No mesmo horário, México e Marrocos se enfrentam. Se vencer, o Brasil pode chegar aos quatro pontos e brigar pela segunda posição, caso os mexicanos não superem os líderes do grupo. Mesmo em terceiro, a equipe ainda pode avançar como uma das quatro melhores terceiras colocadas.
Um empate contra a Espanha, no entanto, deixaria o Brasil com apenas dois pontos, resultado que praticamente obrigaria a combinação de diversos placares para se manter vivo no torneio.