A Eurocopa Feminina encerrou neste fim de semana sua primeira rodada, com surpresas, goleadas e, principalmente, um futebol vistoso e bem jogado.
Grupo A
O primeiro jogo foi entre Islândia e Finlândia, marcado por uma intensa troca de jogadas perigosas entre as equipes. Ao todo, as seleções fizeram 29 finalizações, com chegadas perigosas de ambos os lados. Mesmo com a expulsão da meio-campista Antonsdóttir aos 13 minutos do segundo tempo, a Islândia continuou criando boas chances. Quem marcou, porém, foi Katariina Kosola, aos 23 minutos da segunda etapa: Islândia 0, Finlândia 1.
Na abertura oficial do torneio (que, na verdade, foi o segundo jogo), Suíça e Noruega protagonizaram um duelo intenso. As donas da casa fizeram um ótimo primeiro tempo, indo para o intervalo vencendo por 1 a 0, com gol de Riesen aos 26 minutos. Mas, no segundo tempo, a Noruega mostrou sua força: Hégerberg empatou após ótimo cruzamento de Risa, aos 8 minutos, e, aos 13, Julia Stierli marcou contra ao tentar cortar cruzamento de Graham Hansen. Final: Suíça 1, Noruega 2.
Grupo B
No jogo de abertura do grupo B, a Itália foi eficiente contra a Bélgica. Mesmo com menos posse de bola, criou mais chances e finalizações. Arianna Caruso marcou o gol da vitória aos 42 minutos do primeiro tempo, após assistência de Lucia Di Guglielmo.
Espanha e Portugal fizeram uma partida marcada pela emoção e pela comoção em virtude do acidente com Diogo Jota e André Silva. Com a bola rolando, as atuais campeãs mundiais dominaram o primeiro tempo e marcaram quatro vezes: Esther González abriu o placar no primeiro minuto, Vicky López ampliou aos 7, Alexia Putellas fez o terceiro aos 40, e Esther González marcou novamente aos 43. A Espanha seguiu superior no segundo tempo e fechou o placar nos acréscimos com Cristina Martín-Prieto. Placar final: Espanha 5, Portugal 0.
Grupo C
Dinamarca e Suécia fizeram um clássico nórdico com domínio sueco. A seleção azul e amarela teve mais posse de bola, finalizações e jogadas ofensivas. Apesar disso, venceu apenas por 1 a 0, com gol de Filippa Angeldahl aos 10 minutos do segundo tempo.
A Alemanha confirmou o favoritismo e venceu a Polônia por 2 a 0. Com 71% de posse de bola e 25 finalizações, a equipe germânica poderia ter feito mais. Jule Brand abriu o placar aos 11 minutos do segundo tempo, e Lea Schüller ampliou aos 20, com assistência da própria Brand, eleita a melhor da partida.
Grupo D
A Holanda dominou o País de Gales: 63% de posse de bola, 14 finalizações a mais e seis chances claras. Vivianne Miedema abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo, com um belo chute de fora da área. No segundo tempo, Victoria Pelova marcou aos 2 minutos, e Esmee Brugts fechou o placar aos 11: 3 a 0 para a Laranja Mecânica.
França e Inglaterra, como sempre, fizeram um jogo de alto nível. As inglesas chegaram a comemorar um gol de Alessia Russo, mas o VAR anulou. A França abriu o placar com Katoto, aos 35 minutos, e ampliou com Sandy Baltimore, aos 38. Keira Walsh descontou para as inglesas aos 42 do segundo tempo.
A segunda rodada já está em andamento, com todas as partidas sendo transmitidas pelo YouTube.