A pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República ganhou novo fôlego após a pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (24). O levantamento mostra Caiado com 15,3% das intenções de voto no cenário estimulado, à frente de outros governadores que também são cotados para a disputa e atrás apenas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera com 51% e deve tentar a reeleição.
Caiado, que defende a existência de múltiplas candidaturas da direita no primeiro turno como estratégia para enfrentar o petista, aparece em segundo lugar, seguido de Romeu Zema (Novo), com 10,6%, e Ratinho Jr. (PSD), com 10,4% — ambos empatados tecnicamente. Brancos, nulos e indecisos somam 12,8%.

Apesar de governar um estado com menor densidade eleitoral em relação a Minas Gerais e Paraná, Caiado se destaca por demonstrar apoio nacional acima da sua base local, segundo os dados da pesquisa.
Em outro cenário, que inclui o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) — que já afirmou não pretender disputar a Presidência —, Lula mantém 51,3% das intenções de voto, seguido de Tarcísio (30,4%) e Caiado (6%). Ratinho Jr. aparece com 3% e Zema, com 2,5%. Sem Tarcísio na disputa, Caiado é o nome mais competitivo entre os governadores do campo da direita.

No cenário que inclui a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), ela aparece com 26,2%, enquanto Lula tem 51%. Caiado marca 9,1%, seguido por Ratinho Jr. (5,1%) e Zema (4,6%) — novamente com desempenho superior ao dos demais governadores.

A AtlasIntel também simulou cenários de segundo turno. Lula venceria Caiado por 52% a 36%. O petista também superaria Ratinho Jr. (51% a 37%), Zema (52% a 35%), Tarcísio (52% a 44%) e Michelle Bolsonaro (52% a 43%).

O levantamento da AtlasIntel foi realizado entre 15 e 19 de outubro, com 14.063 entrevistas online. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.









