O último fim de semana agitou o noticiário esportivo com grandes decisões. O futebol feminino brasileiro dominou a Libertadores, garantindo uma semifinal nacional com a goleada do Corinthians e a vitória da Ferroviária. Charles do Bronx liderou uma série de vitórias essenciais para o Brasil no UFC Rio. Além disso, o fisiculturismo mundial viu Ramon Dino conquistar o Mr. Olympia na classe Classic Physique, um feito inédito para um brasileiro.
Libertadores Feminina: Semifinal Brasileira e Adeus do São Paulo
Três equipes brasileiras se classificaram para as quartas de final da Libertadores Feminina, e a expectativa se confirmou em parte: o Corinthians e a Ferroviária avançaram para protagonizar uma semifinal nacional, mas o São Paulo sofreu uma eliminação traumática.
Corinthians 4 x 0 Boca Juniors: O Show de Gabi Zanotti
O Corinthians venceu o Boca Juniors por 4 a 0 neste sábado (11), no Estádio Francisco Urbano, e garantiu a classificação para a semifinal da Libertadores Feminina. O time brasileiro controlou totalmente a partida e construiu o resultado no primeiro tempo, com um hat-trick de Gabi Zanotti. Na segunda etapa, Jhonson marcou o gol que selou a classificação alvinegra.
A etapa inicial marcou o domínio total da equipe brasileira. Gabi Zanotti colocou o Corinthians em vantagem com três gols, um de pênalti e dois após bola parada. As argentinas pouco tentaram finalizar contra a meta da goleira Nicole, que viu o Alvinegro trocar passes e chegar com perigo no gol de Oliveros.
Com a classificação praticamente encaminhada, o segundo tempo ficou um pouco mais equilibrado, com o Boca Juniors investindo no ataque, principalmente com Kishi Núñez, que arriscou diversas finalizações. As duas equipes fizeram todas as substituições, mas o técnico Lucas Piccinato foi mais feliz nas mudanças. Jhonson, que veio do banco, marcou o gol da classificação após assistência de Letícia Monteiro.
Ferroviária 3 x 0 Independiente Dragonas: O Ritmo Grená
A Ferroviária venceu o Independiente Dragonas, do Equador, por 3 a 0 nas quartas de final da Libertadores Feminina. A partida teve o início adiado devido às condições meteorológicas em Buenos Aires. Raquel, Nat Vendito e Andressa marcaram os gols.
A Ferroviária dominou o primeiro tempo e começou pressionando, tanto que, aos quatro minutos, Raquel abriu o placar aproveitando uma sobra na área e finalizando com força. A Ferrinha continuou pressionando, e Nat Vendito ampliou o marcador aos 29 minutos, após jogada de Duda Santos e Raquel. Aos 38, Sissi fez boa jogada e cruzou para Raquel, que acertou a trave. As Dragonas tentaram sair para o jogo, mas pararam na defesa bem armada da Ferroviária.
No segundo tempo, as Dragonas se lançaram ao ataque, mas foram pouco efetivas. A Ferroviária se fechou bem e valorizou a posse de bola. Mesmo assim, a equipe brasileira fez o terceiro gol aos 39 minutos, quando Andressa cabeceou para as redes após falta cobrada por Duda Santos.
Com os resultados, Ferroviária e Corinthians farão uma das semifinais na próxima quarta-feira, às 20h.
São Paulo 0 x 2 Deportivo Cali: Despedida Irreconhecível
O São Paulo se despediu da Libertadores Feminina em sua primeira participação. As Soberanas perderam por 2 a 0 para o Deportivo Cali neste domingo e encerraram a participação nas quartas de final. Marquínez e Paola Garcia marcaram os gols do time colombiano.
O São Paulo começou com mais posse de bola, mas as defensoras do Deportivo Cali levaram a melhor nos cruzamentos. A primeira grande chance do jogo foi do time colombiano: Kaká errou a marcação, e Marquinez avançou sozinha, parando em grande defesa de Carlinha. O Tricolor seguia pressionando, mas o time colombiano abriu o placar: após um chutão para frente, Kaká recuou mal para Carlinha, e Marquinez não desperdiçou, fazendo 1 a 0.
O Cenário piorou no segundo tempo. O São Paulo tinha mais posse, mas encontrava dificuldades para furar a defesa colombiana. O Deportivo Cali esperava a equipe brasileira e tentava contra-ataques. Aos 18 minutos, Carol Gil errou a cabeçada e tocou com a mão na bola. O árbitro marcou pênalti, e Paola García cobrou com frieza, fazendo 2 a 0. O São Paulo partiu para o abafa, e Anny finalizou na pequena área, mas a goleira Agudelo desviou, e a bola explodiu no travessão. As Soberanas arriscaram de fora da área, mas pararam nas boas defesas de Agudelo, que garantiu o time colombiano na semifinal.
O Deportivo Cali enfrentará o Colo Colo na semifinal, que eliminou o Libertad vencendo por 1 a 0.
Série B: Goiás se Afasta da briga pela taça; Vila Nova Volta a Vencer
Athletic e Goiás empataram em 1 a 1 em São João del Rei, resultado que não ajudou nenhuma das equipes. O empate afasta o Goiás do G4 e mantém o Athletic na luta contra o rebaixamento. Yuri Silva marcou para os donos da casa, e Wellington Rato empatou de pênalti.
O Goiás começou assanhado, mas tinha dificuldades para finalizar com perigo. Moraes Jr. exigiu boa defesa de Adriel. Apesar do menor volume de jogo, o Athletic demonstrou eficiência: Yuri Silva marcou de cabeça após cruzamento de Ronaldo Tavares e desvio de Tadeu. O Goiás acordou no fim do primeiro tempo: Anselmo Ramon acertou o travessão, e William Lepo exigiu boa defesa de Adriel.
No segundo tempo, Kauan Lindes cometeu pênalti em Wellington Rato logo aos três minutos. Rato bateu e deixou tudo igual. As equipes desperdiçaram muitas oportunidades (Ronaldo Tavares, Torrão, Moraes Jr.). Os goleiros Adriel e Tadeu apareceram com boas defesas, e o Athletic ainda acertou o poste com Guilherme Cachoeira. O resultado levou o Goiás a 52 pontos, caindo para a quarta posição.
O Vila Nova voltou a vencer após nove partidas. O Tigre bateu o Amazonas por 1 a 0 neste domingo, no OBA, com gol de cabeça do zagueiro Pedro Romano, aos 43 minutos do segundo tempo. O primeiro tempo foi morno, sem chutes a gol. O Vila Nova voltou melhor no segundo tempo e controlou a partida. O Tigre criou chances com Igor Henrique, Guilherme Parede e Emerson Urso, que parou no goleiro Renan. O Amazonas quase marcou com Zabala. Pedro Romano se redimiu da falha anterior e marcou o gol da vitória. O Vila chega a 43 pontos, e o Amazonas segue no Z-4.
Completando a 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Dragão vai ao Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), enfrentar o Volta Redonda nesta segunda, às 19h.
UFC Rio: Charles do Bronx Lidera Vítórias Brasileiras com Finalização
O UFC Rio teve Charles do Bronx e Mateusz Gamrot na luta principal. O brasileiro, maior finalizador da organização, finalizou o polonês no segundo round com um mata-leão e voltou ao caminho das vitórias.
Charles do Bronx finaliza Mateusz Gamrot
A torcida vaiou e gritou “uh, vai morrer” para Gamrot. Charles tomou a iniciativa, soltando dois chutes. O brasileiro encaixou uma sequência, mas Gamrot respondeu com um golpe de esquerda. O polonês aplicou uma queda, mas caiu em posição ruim, e Charles quase finalizou no braço. O brasileiro dominou as costas do adversário no chão e tentou o mata-leão, controlando a luta. No segundo assalto, Charles trocou golpes no centro do octógono, acertou uma cotovelada em Gamrot, que sentiu, e aplicou uma combinação na linha de cintura. O brasileiro levantou o oponente no ar e levou a luta para o chão. Com as costas dominadas, Charles aplicou o mata-leão e só soltou quando o adversário desistiu.
Outras Vitórias Brasileiras no Card Principal e Preliminar
- Deiveson Figueiredo venceu Montel Jackson por decisão dividida no peso-galo, após aplicar quedas e tentar finalizações nos dois primeiros rounds, e trocar golpes no último.
- Kaan Ofli finalizou Ricardo Carcacinha no primeiro round com um mata-leão, após o brasileiro tentar uma finalização no tornozelo.
- No card preliminar, Vitor Petrino nocauteou Thomas Petersen no terceiro round com uma bomba de direita.
- Julia Polastri nocauteou Karolina Kowalkiewicz no terceiro round, acertando um chute alto no rosto da polonesa e aplicando um blitz.
- Bia Mesquita não deu chances à russa Irina Alekseeva em sua estreia, vencendo por finalização no segundo round com um mata-leão, após dominar a luta no solo.
- Jafel Filho venceu Clayton Carpenter por finalização no primeiro round, aplicando uma kimura após o adversário tentar finalizar.
Mr. Olympia 2025: Ramon Dino Conquista Título Inédito
O Brasil tem um novo campeão mundial no fisiculturismo: Ramon Dino fez história neste sábado (11) em Las Vegas ao conquistar o título da categoria Classic Physique no Mr. Olympia 2025. O “Dinossauro Acreano” tornou-se o primeiro homem brasileiro a vencer a prestigiada competição, embolsando 100 mil dólares.
Dino havia feito uma grande apresentação nas prévias, encerrando o pré-julgamento no centro do palco (primeira colocação). As finais definiram o campeão em um confronto direto com Mike Sommerfeld (2º) e Terrence Ruffin (3º). Dino mostrou uma linha muito sólida, com destaque para as poses de costas, e ficou com o título.
O fisiculturismo masculino brasileiro alcança um feito inédito com esta conquista. O acreano, natural de Rio Branco, começou na calistenia e dedica-se ao fisiculturismo desde 2016. Ele fez sua estreia no Olympia em 2021 (5º lugar) e não saiu mais do top 5. Ramon é treinado por Fabrício Pacholok, tem André Pierin como coach de poses e Chris Aceto como coach nutricional.