Um avião de pequeno porte caiu sobre uma casa no Setor Santos Dumont, em Goiânia, na tarde desta segunda-feira (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto, um homem de aproximadamente 60 anos, sofreu apenas escoriações e foi atendido no local.
A aeronave caiu entre o muro da área externa e um dos cômodos da residência, deixando parte do telhado e do muro em escombros. Houve vazamento de combustível, e os bombeiros isolaram a área para evitar risco de explosão. A ocorrência seguia em andamento até a última atualização desta reportagem.
Identificação da aeronave
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião pertence a Maurício Braga de Araújo. Trata-se de um monomotor anfíbio experimental modelo Seamax M-22, fabricado em 2008 e registrado sob a matrícula PU-DNA.
O modelo tem capacidade para dois ocupantes, sendo um piloto e um passageiro. A aeronave é de construção amadora e autorizada apenas para voos diurnos sob regras visuais (VFR). O peso máximo de decolagem é de 600 kg e o avião não possui autorização para táxi aéreo, ou seja, não pode oferecer transporte comercial. A situação de aeronavegabilidade está registrada como normal na Anac.
Investigação da FAB
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), com sede em Brasília, foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Segundo a FAB, essa etapa inclui coleta e confirmação de dados, preservação de evidências e verificação dos danos à aeronave. As informações preliminares serão inseridas no Painel SIPAER do Cenipa, disponível no site oficial, onde é possível consultar detalhes pelo número da matrícula PU-DNA.
O órgão ressaltou que o prazo de conclusão da investigação depende da complexidade da ocorrência e da identificação dos fatores contribuintes. O resultado final será divulgado no Relatório Final SIPAER, único documento oficial sobre o caso, conforme prevê o Código Brasileiro de Aeronáutica.