A Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) promove nesta quarta-feira (15) uma audiência pública para discutir abusos praticados por planos de saúde, erros médicos e o aumento da judicialização da saúde no estado.
O deputado estadual Cairo Salim (PSD), autor do requerimento, afirma que o debate busca dar voz aos pacientes e construir soluções efetivas para garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores.
“Recebemos inúmeras denúncias de abandono e negligência no atendimento médico. É preciso apurar responsabilidades e propor medidas que fortaleçam a ética e o respeito na área da saúde”, declarou o parlamentar.
O evento contará com a presença do neurocirurgião José Ramalho, presidente da Aliança Nacional em Defesa da Ética na Saúde Suplementar (ANDESS), além de representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Conselho Regional de Medicina (Cremego), OAB-GO, Procon Estadual e Municipal, além de usuários e vítimas de abusos cometidos por operadoras e profissionais da saúde.
Casos recentes de pacientes que relatam abandono médico e sequelas graves após procedimentos cirúrgicos realizados em Goiânia motivaram o debate. Entre eles está o do empresário Márcio Lima, que acusa um médico credenciado à Hapvida de negligência durante uma cirurgia.
Aberta ao público, a audiência busca ampliar a fiscalização, reforçar a responsabilização e garantir mais transparência na saúde suplementar em Goiás.