Brasil e Indonésia fortalecem parceria estratégica

Lula em visita à Indonésia, propôs que Brasil e Indonésia usem suas moedas nacionais no comércio, citando Pix e Qris como inspiração.

Compartilhe

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em visita oficial a Jacarta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira (23), que Brasil e Indonésia adotem suas moedas nacionais no comércio bilateral. Lula apresentou a proposta em dois momentos da agenda: numa declaração à imprensa e num encontro com empresários dos dois países.

Segundo o presidente, a medida integra uma estratégia para diversificar parcerias e fortalecer o comércio Sul-Sul, reduzindo a dependência de moedas estrangeiras como o dólar.

“Nós queremos comércio livre. Tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de a comercialização entre nós dois ser com as nossas moedas. O século XXI exige que tenhamos a coragem que não tivemos no século XX”, afirmou Lula.

Ele destacou ainda que o sistema Pix, do Banco Central do Brasil, e o Qris, plataforma indonésia equivalente, podem inspirar soluções para transações em moedas locais entre os países do Brics.

“O Pix brasileiro e o Qris indonésio oferecem modelos eficazes e acessíveis que podem facilitar o comércio entre os países do bloco”, disse.

Para os empresários, Lula reforçou que Brasil e Indonésia compartilham a oposição a medidas unilaterais que “distorcem o comércio e limitam a integração econômica”.

“Como a Indonésia, o Brasil se opõe a medidas unilaterais e coercitivas. É o setor privado, com parcerias e projetos conjuntos, que transformará a afinidade diplomática em prosperidade compartilhada”, completou.

Ele encerrou o discurso afirmando que os dois países “seguirão parceiros na construção de um futuro compartilhado de cooperação, desenvolvimento e justiça social”.

Comunicado conjunto amplia parceria estratégica

Os governos do Brasil e da Indonésia divulgaram um comunicado conjunto nesta quinta-feira (23) reafirmando o compromisso de fortalecer a parceria estratégica entre os dois países. O documento destaca o potencial econômico e empresarial bilateral, especialmente em setores como agronegócio, defesa, mineração, energia, saúde e turismo. O texto também enfatiza a cooperação científica, tecnológica e educacional, com foco em inovação, agricultura sustentável, meio ambiente e diversidade cultural.

Ambas as nações reafirmaram posições convergentes em temas como transição energética, biocombustíveis e combate ao crime organizado. Defendem ainda uma cooperação Sul-Sul voltada para a construção de “uma ordem internacional justa e inclusiva, baseada no direito internacional”. O comunicado sublinha a sinergia entre os blocos econômicos dos quais os dois países fazem parte e a relevância do diálogo inter-regional.

A agenda ambiental tem papel central no documento, com menções à preservação de florestas tropicais e oceanos e ao enfrentamento das mudanças climáticas. Os dois países expressaram apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que deve ser lançado durante a Cúpula do Clima de Belém, e reforçaram o compromisso com o desenvolvimento sustentável e energias limpas.

Como membros fundadores da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, Brasil e Indonésia reiteraram a importância da segurança alimentar e nutricional. O comunicado também reafirma a defesa de uma reforma ampla e urgente das instituições de governança global para ampliar a representatividade do Sul Global, especialmente no Conselho de Segurança da ONU.

No plano internacional, os dois países acolheram “com satisfação” o processo de cessar-fogo em Gaza, classificando-o como um passo inicial para o fim da guerra e para o acesso pleno à ajuda humanitária. O texto afirma que uma solução duradoura para o conflito passa pelo reconhecimento de dois Estados, posição que Brasil e Indonésia compartilham.

Recentes
Novo doc revela detalhes do crime contra Vladimir Herzog
Novo doc revela detalhes do crime contra Vladimir Herzog
Brasil · 3h
Ninja Gaiden 4 é um dos destaques entre os lançamentos de games da semana
Ninja Gaiden 4 é um dos destaques entre os lançamentos de games da semana
Cultura · 8h
Confira o que abre e o que fecha no feriado de aniversário de 92 anos de Goiânia
Confira o que abre e o que fecha no feriado de aniversário de 92 anos de Goiânia
Cidades · 10h
Polícia Civil cumpre 22 mandados em ação contra tráfico de drogas em três estados
Polícia Civil cumpre 22 mandados em ação contra tráfico de drogas em três estados
Segurança · 10h
Mais do PortalGO
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Fachin autoriza Luiz Fux a integrar Segunda Turma do STF
Primeira Turma fica com quatro ministros até nova nomeação de Lula 23 out 2025 · Justiça
Foto: Agência Câmara de Goiânia
Gestor admite falhas e CEI da Limpa Gyn cobra novamente a pesagem do lixo por balança
Vereadores reforçam críticas ao uso do “olhômetro” na coleta de resíduos 23 out 2025 · Cidades
Andressa Bernardes, mulher trans, é morta em Rio Verde
Andressa Bernardes, mulher trans de 43 anos, foi assassinada em Rio Verde (GO). Polícia prendeu 4 suspeitos. Vítima teve corpo queimado. 23 out 2025 · Goiás
Em Cartaz: drama, terror e biografia nos cinemas
Fim de semana com drama, terror e nacional nos cinemas goianos. Destaques para “#SalveRosa” e “Se Não Fosse Você”. Confira a programação. 22 out 2025 · Entretenimento
PGO
Shows gratuitos animam aniversário de Goiânia
Festival celebra 92 anos de Goiânia com shows gratuitos de Matheus & Kauan, Diego & Victor Hugo e Daniel. Ingresso por 2 kg de alimentos 22 out 2025 · Cidades
Fotos: Ailton de Freitas/DPU
Defensoria Pública pede notificação de Eduardo Bolsonaro nos EUA
DPU pede a Moraes que Eduardo Bolsonaro seja notificado nos EUA. Órgão defensor público diz não poder atuar sem a notificação formal. 22 out 2025 · Justiça
Foto: Martin Falbisoner
Louvre reabre após roubo de joias
Louvre reabre após roubo de joias da realeza francesa. Ladrões usaram guindaste, coroa de imperatriz foi encontrada danificada. 22 out 2025 · Mundo
Foto: Internet
Tragédia no Ninho do Urubu: Justiça absolve 7 réus
Sete anos após a tragédia no Ninho do Urubu, todos os réus foram absolvidos. O caso, que chocou o futebol brasileiro 22 out 2025 · Justiça
Foto: NTSB Domínio público
Voo China Airlines 006: a queda de 9 mil metros que reescreveu manuais de treinamento
Como a fadiga, a fixação em um problema e a incrível resistência de um avião transformaram um desastre iminente em uma das maiores lições da aviação moderna. 22 out 2025 · História
Foto: Goinfra
Moraes autoriza continuidade das obras do Fundeinfra em Goiás
Medida garante execução de contratos firmados antes da suspensão das leis estaduais 22 out 2025 · Goiás