Políticas públicas promovem maternidade e equidade na ciência

Compartilhe

Gerente Polyana Mendonça, da Fapeg: “Conciliar demandas profissionais com as necessidades de uma criança pequena é possível com apoio e compreensão institucional”

Conciliar maternidade e carreira científica permanece como um desafio para mulheres pesquisadoras, exigindo políticas públicas estratégicas. Com foco nessa necessidade, o Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), desenvolve ações específicas que incentivam a participação feminina em áreas críticas, buscando a equidade de gênero na ciência e na inovação.

Desde 2024, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fapeg, o Estado investiu mais de R$ 2,5 milhões em projetos liderados por mulheres nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação.

Ao todo, 31 projetos científicos, 30 negócios inovadores e 57 iniciativas para transformar ideias em negócios foram diretamente beneficiados, gerando impacto positivo na vida de milhares de mulheres goianas.

Lançamento de editais como o Goianas na Ciência e InovaçãoMulheres em STEM, têm apoiado mulheres, que hoje já estão realizando pesquisas nas mais diversas áreas, como o desenvolvimento de turbina eólica otimizada; detecção de falhas na produção de mudas de tomate com uso de inteligência artificial; tecnologias inovadoras para detecção de bactérias resistentes a antibióticos tanto para diagnóstico clínico quanto para monitoramento sanitário; entre inúmeras outras pesquisas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Licença-Maternidade

A bióloga Amanda Alves de Melo Ximenes, 28 anos, é um exemplo do impacto positivo dessa política. Doutoranda em genética na Universidade Federal de Goiás (UFG), Amanda conseguiu usufruir tranquilamente dos primeiros meses após o nascimento de sua filha Marina graças à nova resolução.

“A licença permite que a mulher possa viver esse momento especial sem pressão por produção acadêmica imediata, o que faz toda a diferença”, afirma Amanda.

A resolução da Fapeg não só garante a continuidade da carreira acadêmica para as mulheres, mas também promove a igualdade de gênero na ciência. A licença veio normatizada por meio de resolução e amplia os direitos decorrentes do afastamento temporário da bolsista para a maternidade.

Ela garante o direito de prorrogar por até 120 dias (quatro meses) os prazos de vigência do benefício em função da maternidade, impactando beneficiárias de bolsas de formação (graduação, mestrado e doutorado) e bolsistas participantes de projetos de pesquisa, extensão e de inovação contempladas com bolsas de estudo com duração mínima de 12 meses.

Mas ainda existem desafios a serem superados. A pesquisadora Karla Maria Longo, recentemente reconhecida pelo Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação promovido pela Fapeg, relembra as dificuldades enfrentadas pela falta de políticas estruturadas na época em que teve seus filhos.

A pesquisadora conta que, ao longo de sua carreira, viu muitas mestrandas e doutorandas optando por adiar a maternidade temendo as dificuldades que surgem ao tentar conciliar ambas as tarefas.

“O sistema acadêmico, com sua estrutura rígida e sua falta de apoio à maternidade, exige da mulher uma dose extra de resiliência. Muitas vezes, as mulheres acabam pagando um preço alto, sacrificando não só o seu tempo e bem-estar, mas também sua saúde mental e o equilíbrio familiar”, desabafa.

Bióloga Amanda Ximenes e a filha Marina: “Licença permite que a mulher possa viver esse momento especial sem pressão por produção imediata, o que faz toda a diferença” (Foto: Arquivo pessoal)

Empatia e acolhimento

Gerente de Inovação da Fapeg, Polyana Borges Mendonça também destaca a importância de políticas internas e uma cultura organizacional empática e acolhedora.

“Conciliar reuniões e demandas profissionais com noites mal dormidas e as necessidades de uma criança pequena é extremamente desafiador, mas torna-se possível com apoio e compreensão institucional”, enfatiza.

Ao ampliar as políticas públicas que reconhecem e apoiam os desafios específicos enfrentados por mães pesquisadoras, o Governo de Goiás não apenas fortalece o cenário científico estadual, mas também promove uma transformação social necessária, garantindo que a maternidade seja uma experiência plenamente conciliável com a carreira científica e o desenvolvimento profissional das mulheres.

Recentes
COP30 começa em Belém com foco na transição energética e financiamento
COP30 começa em Belém com foco na transição energética e financiamento
Brasil · 2h
Lando Norris vence o GP de São Paulo e amplia liderança na Fórmula 1
Lando Norris vence o GP de São Paulo e amplia liderança na Fórmula 1
Esportes · 5h
Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chega a 27%
Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chega a 27%
Brasil · 6h
Massa otimista com processo sobre título de 2008
Massa otimista com processo sobre título de 2008
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
© Jonathan Campos
Governo federal envia força-tarefa para PR após tornado
Fenômeno destruiu 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu. Presidente Lula determinou envio de ministros e equipes de reconstrução 08 nov 2025 · Brasil
© Arquivo Agência Brasil
Licença-paternidade de 20 dias: um avanço insuficiente?
Projeto aprovado aumenta licença-paternidade para 20 dias. Sociólogos e economistas alertam que medida é tardia e não muda lógica do cuidado. 08 nov 2025 · Trabalho
© Foto reprodução
Vendaval atinge PR e deixa cenário de destruição
Forte vendaval atinge cidades do Paraná. Rio Bonito do Iguaçu registra 4 mortes e 432 feridos. Governo federal anuncia ajuda humanitária. 08 nov 2025 · Meio Ambiente
Foto: Muhammad Mahdi Karim/Wikimedia
Ministério da Saúde promove Dia D contra a dengue
Ministério da Saúde promove Dia D de combate ao Aedes aegypti com mutirões de limpeza. Campanha alerta que 80% dos focos estão em casas. 08 nov 2025 · Saúde
Guia completo: todos os jogos e eventos deste fim de semana
Guia do esporte: GP do Brasil da F1, Flamengo x Santos, Brasil no Mundial Sub-17 e clássicos na Europa agitam o fim de semana. 08 nov 2025 · Esportes
Disputa pelo título da F1 esquenta no GP do Brasil
GP do Brasil de F1 promove duelo direto entre Lando Norris e Oscar Piastri, separados por 1 ponto. Max Verstappen ainda sonha com o título. 07 nov 2025 · Esportes
Foto: Partido do Congresso da Índia
Cabeleireira de BH vira personagem de crise na Índia
Imagem de cabeleireira de Belo Horizonte foi parar em crise política na Índia. Foto viral foi usada em suposta fraude eleitoral. 07 nov 2025 · Mundo
Divulgação
Alagamentos em Goiânia aumentam 140% em 8 anos
Número de pontos de alagamento em Goiânia salta de 57 para 135 em oito anos. Áreas críticas incluem Marginal Botafogo e Vila Redenção. 07 nov 2025 · Goiás
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Guerras revertem avanços climáticos, diz Lula em Belém
Presidente Lula disse que guerras levam a um “apocalipse climático”. Falou em Belém sobre a necessidade de uma transição energética justa. 07 nov 2025 · Notícia
Foto: Luiz Silveira/STF
Moraes nega último recurso de Bolsonaro contra prisão
Ministro Alexandre de Moraes votou pela rejeição do último recurso de Jair Bolsonaro contra condenação a 27 anos de prisão 07 nov 2025 · Justiça