O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel visitou nesta sexta-feira (25) o Centro de Operações e Resiliência (COR) do Rio de Janeiro. A promessa é de se inspirar no COR para modernizar a gestão pública e aumentar a eficiência nos serviços à população.
A estrutura carioca é referência nacional por integrar informações de diversas áreas — como segurança, trânsito e meteorologia — em um só sistema.
O COR reúne dados em tempo real com o apoio de mais de 3 mil câmeras espalhadas pelo Rio e conta com 500 profissionais trabalhando 24 horas por dia.
A central permite antecipar decisões em casos de emergência, otimizando respostas a chuvas fortes, acidentes de trânsito e outras ocorrências urbanas.
Para Mabel, a tecnologia é um exemplo de eficiência que pode transformar a forma como Goiânia responde aos desafios urbanos.
A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, que reforçou o objetivo de aplicar boas práticas já testadas em outras capitais.
O novo CCO deve reunir informações de todas as secretarias que prestam serviços diretos à população. A medida faz parte de um plano mais amplo de modernização, que começou com a entrega de um novo servidor central e prevê R$150 milhões em investimentos.