Voepass pede recuperação judicial para reestruturar finanças

Com voos suspensos desde março, Voepass pede recuperação judicial e alega prejuízos com fim de parceria com Latam.

Compartilhe

© Rovena Rosa/Agência Brasil

A Voepass Linhas Aéreas anunciou nesta quarta-feira (23) ter entrado na Justiça com um plano de reestruturação para reorganizar seus compromissos financeiros e fortalecer sua estrutura de capital. Segundo a empresa, o pedido de recuperação judicial foi protocolado na terça-feira (22) junto ao , que confirmou a informação.

“Com todo o cenário enfrentado pela companhia nos últimos meses, esta foi a única saída para realizar uma reestruturação completa e garantir que a Voepass volte a oferecer um serviço essencial para o desenvolvimento do Brasil”, disse José Luiz Felício Filho, CEO da Voepass Linhas Aéreas, em nota.

Este é o segundo pedido de recuperação judicial da empresa, que já havia entrado com um processo entre 2012 e 2017. Neste período, a companhia disse ter conseguido reestruturar suas operações e finanças, chegando a transportar mais de 2,7 milhões de passageiros nos últimos três anos.

“Caso o [novo] pedido de recuperação judicial seja deferido pela Justiça, todos os passivos da Voepass serão congelados e negociados com base em um plano detalhado que será elaborado para atender a todos os credores”, escreveu a Voepass.

Por meio de nota, a companhia explicou que a medida é uma “continuidade do processo de reestruturação financeira” iniciado em fevereiro deste ano e tem “o propósito de garantir sustentabilidade financeira” para que ela consiga seguir com o seu compromisso de conectar o interior do país aos grandes pólos.

Neste pedido, não estão englobados os processos indenizatórios ligados ao acidente ocorrido em agosto de 2024 em Vinhedo, no interior de São Paulo. Ao todo, 62 pessoas morreram no desastre aéreo. A companhia aérea ressaltou que esses processos estão sendo “realizados diretamente pela seguradora”.

A empresa acrescenta que sua iniciativa ocorre em um contexto desafiador para o setor aéreo regional, que passa por uma diminuição da oferta de acesso ao transporte aéreo no interior do Brasil.

Atividades suspensas

Desde o início de março deste ano, a Voepass está com suas atividades suspensas por decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com isso, ela não pode voar. “A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos”, decidiu a Anac.

Em resposta, a companhia informou que pretende retomar suas atividades o mais breve possível. “Desde a notificação recebida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em março, a Voepass vem atuando de maneira colaborativa e transparente com o órgão regulador, apresentando todas as comprovações técnicas e operacionais exigidas, com foco na segurança e na retomada das atividades o mais breve possível”, escreveu.

Latam

No pedido de recuperação, a Voepass também cita a Latam como uma das responsáveis por sua crise financeira. As duas empresas tinham um acordo de codeshare, que é o compartilhamento de voos ou de venda de bilhetes de uma companhia aérea em voos operados por outra.

“Em que pese o resultado positivo de algumas negociações, as requerentes foram surpreendidas com a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que suspendeu por tempo indeterminado todos os seus voos, o que acabou por agravar sua situação financeira, já afetada substancialmente pelos inadimplementos da Latam e por sua ingerência nas atividades das requerentes, tendo em vista que, sem geração de caixa, o Grupo Voepass conseguiu apenas manter os pagamentos de algumas de suas obrigações essenciais, aumentando, em consequência, o seu passivo”, alega a companhia em seu pedido.

Procurada pela Agência Brasil, a Latam informou que o encerramento da parceria com a Voepass foi motivado pelo acidente ocorrido no ano passado e também pela proibição da companhia em operar voos.

“A Latam Airlines Brasil reforça que o término da parceria comercial com a Voepass foi motivado principalmente pelo acidente ocorrido no voo 2283, operado pela Voepass em 9 de agosto de 2024. A Latam ressalta também que a VoePass não possui Certificado de Operador Aéreo (COA), conforme suspensão determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa suspensão a impede de operar voos de transporte de passageiros, o que reforça as justificativas da rescisão contratual”, escreveu a Latam.

Recentes
Porsche lidera, Cassidy na ponta: Fórmula E chega à Jedá
Porsche lidera, Cassidy na ponta: Fórmula E chega à Jedá
Esportes · 5h
As eleições em Goiás nos mínimos detalhes, em bate-papo com Altair Tavares e Márcio Lima
As eleições em Goiás nos mínimos detalhes, em bate-papo com Altair Tavares e Márcio Lima
Quem vai ganhar? · 8h
A ironia trágica do BOAC 911: O voo que decolou entre destroços para virar história
A ironia trágica do BOAC 911: O voo que decolou entre destroços para virar história
História · 10h
Confira os serviços do Governo de Goiás que abrem e fecham durante o Carnaval 2026
Confira os serviços do Governo de Goiás que abrem e fecham durante o Carnaval 2026
Variedades · 14h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução redes sociais
Morre segundo filho de Thales Machado; secretário deixou carta
O irmão mais velho, de 12 anos, morreu pouco após dar entrada no pronto-socorro municipal 12 fev 2026 · Segurança
Foto: Reprodução redes sociais
Secretário de Itumbiara, Thales Machado atira contra os filhos e comete suicídio
Horas antes do crime, o secretário publicou mensagens de carinho aos filhos em uma rede social 12 fev 2026 · Goiás
Foto: Divulgação NCI PRF
PRF apreende R$ 30 mil em notas falsas escondidas em painel de veículo em Uruaçu
Ao todo, foram encontradas 150 cédulas de R$ 200 com indícios de falsificação 12 fev 2026 · Segurança
Foto: Divulgação / Polícia Militar
Catálogo com emojis: a “confeitaria” que vendia drogas
“Confeiteiro Maluco” é preso em SP. Organização vendia êxtase, cogumelos e skunk via aplicativo, com entregas por motoboys. 12 fev 2026 · Justiça
De romance trágico a documentário: as estreias da semana
Paixão destrutiva, esporte radical com animais, roubo sofisticado e crítica política. Confira as estreias da semana nos cinemas brasileiros. 11 fev 2026 · Cultura
Foto: Divulgação/PF
Operação da PF mira rede internacional de estupros
PF mira organização criminosa que agia em mais de 20 países. Suspeitos dopavam companheiras e divulgavam abusos. Caso lembra Gisèle Pelicot 11 fev 2026 · Justiça
Foto: Leliomar Moura
Pescador flagra onça-pintada atravessando Rio Araguaia
Vídeo raro mostra onça-pintada nadando no Rio Araguaia, em Goiás. Pescador se encantou: “Olha que belezura, o tamanho dessa onça”. 11 fev 2026 · Meio Ambiente
Vereador de Urutaí vira réu por estupro de estagiária
MP denuncia vereador por estupro qualificado. Estagiária relata violência e ameaças. Justiça aceita acusação. 11 fev 2026 · Goiás
Foto: Allan Klysman Alves
Maria Elis, 3 anos: morte por suspeita de meningite comove Goiás
“Maria foi luz”, diz tio de menina de 3 anos morta com suspeita de meningite. Mãe está isolada no hospital. Família nega negligência médica. 11 fev 2026 · Goiás
Fotos: Reprodução redes sociais
Gracyanne inicia remoção de tatuagem com nome de Belo 2 anos após fim do casamento
Gracyanne assumiu recentemente um novo relacionamento com o empresário Gabriel Cardoso. 11 fev 2026 · Entretenimento