Voepass pede recuperação judicial para reestruturar finanças

Com voos suspensos desde março, Voepass pede recuperação judicial e alega prejuízos com fim de parceria com Latam.

Compartilhe

© Rovena Rosa/Agência Brasil

A Voepass Linhas Aéreas anunciou nesta quarta-feira (23) ter entrado na Justiça com um plano de reestruturação para reorganizar seus compromissos financeiros e fortalecer sua estrutura de capital. Segundo a empresa, o pedido de recuperação judicial foi protocolado na terça-feira (22) junto ao , que confirmou a informação.

“Com todo o cenário enfrentado pela companhia nos últimos meses, esta foi a única saída para realizar uma reestruturação completa e garantir que a Voepass volte a oferecer um serviço essencial para o desenvolvimento do Brasil”, disse José Luiz Felício Filho, CEO da Voepass Linhas Aéreas, em nota.

Este é o segundo pedido de recuperação judicial da empresa, que já havia entrado com um processo entre 2012 e 2017. Neste período, a companhia disse ter conseguido reestruturar suas operações e finanças, chegando a transportar mais de 2,7 milhões de passageiros nos últimos três anos.

“Caso o [novo] pedido de recuperação judicial seja deferido pela Justiça, todos os passivos da Voepass serão congelados e negociados com base em um plano detalhado que será elaborado para atender a todos os credores”, escreveu a Voepass.

Por meio de nota, a companhia explicou que a medida é uma “continuidade do processo de reestruturação financeira” iniciado em fevereiro deste ano e tem “o propósito de garantir sustentabilidade financeira” para que ela consiga seguir com o seu compromisso de conectar o interior do país aos grandes pólos.

Neste pedido, não estão englobados os processos indenizatórios ligados ao acidente ocorrido em agosto de 2024 em Vinhedo, no interior de São Paulo. Ao todo, 62 pessoas morreram no desastre aéreo. A companhia aérea ressaltou que esses processos estão sendo “realizados diretamente pela seguradora”.

A empresa acrescenta que sua iniciativa ocorre em um contexto desafiador para o setor aéreo regional, que passa por uma diminuição da oferta de acesso ao transporte aéreo no interior do Brasil.

Atividades suspensas

Desde o início de março deste ano, a Voepass está com suas atividades suspensas por decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com isso, ela não pode voar. “A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos”, decidiu a Anac.

Em resposta, a companhia informou que pretende retomar suas atividades o mais breve possível. “Desde a notificação recebida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em março, a Voepass vem atuando de maneira colaborativa e transparente com o órgão regulador, apresentando todas as comprovações técnicas e operacionais exigidas, com foco na segurança e na retomada das atividades o mais breve possível”, escreveu.

Latam

No pedido de recuperação, a Voepass também cita a Latam como uma das responsáveis por sua crise financeira. As duas empresas tinham um acordo de codeshare, que é o compartilhamento de voos ou de venda de bilhetes de uma companhia aérea em voos operados por outra.

“Em que pese o resultado positivo de algumas negociações, as requerentes foram surpreendidas com a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que suspendeu por tempo indeterminado todos os seus voos, o que acabou por agravar sua situação financeira, já afetada substancialmente pelos inadimplementos da Latam e por sua ingerência nas atividades das requerentes, tendo em vista que, sem geração de caixa, o Grupo Voepass conseguiu apenas manter os pagamentos de algumas de suas obrigações essenciais, aumentando, em consequência, o seu passivo”, alega a companhia em seu pedido.

Procurada pela Agência Brasil, a Latam informou que o encerramento da parceria com a Voepass foi motivado pelo acidente ocorrido no ano passado e também pela proibição da companhia em operar voos.

“A Latam Airlines Brasil reforça que o término da parceria comercial com a Voepass foi motivado principalmente pelo acidente ocorrido no voo 2283, operado pela Voepass em 9 de agosto de 2024. A Latam ressalta também que a VoePass não possui Certificado de Operador Aéreo (COA), conforme suspensão determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa suspensão a impede de operar voos de transporte de passageiros, o que reforça as justificativas da rescisão contratual”, escreveu a Latam.

Recentes
Vaticano pode ampliar velório do papa devido ao grande número de fiéis
Vaticano pode ampliar velório do papa devido ao grande número de fiéis
Poder · 9h
Mabel e a realidade de Goiânia
Mabel e a realidade de Goiânia
Colunas · 11h
Golpe: após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília
Golpe: após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília
Justiça · 11h
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente
MEC vai avaliar qualidade de cursos de medicina anualmente
Brasil · 12h
Mais do PortalGO
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
© Ricardo Stuckert/PR
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo
Pesquisa encontrou resíduos do produto em amostras de três cidades 23 abr 2025 · Meio Ambiente
Mostra de Teatro Nacional de Porangatu fortalecer identidade cultural local, além de impulsiona a economia regional (Fotos: Lucas Diener)
TeNpo celebra 20 anos de acesso à arte e democratização cultural
Aberta oficialmente nesta terça-feira (22/04), Mostra de Teatro Nacional de Porangatu se torna marco da valorização das múltiplas linguagens artísticas e do… 23 abr 2025 · Cultura
Foto: Rodrigo Estrela
Mutirão do CadÚnico em Aparecida atende famílias até sexta-feira com foco em benefícios sociais
Mutirão deve atender mais de 6 mil famílias. 23 abr 2025 · Política
Foto: Claude Truong-Ngoc / Wikimedia Commons
Cardeal condenado por corrupção quer participar do conclave
Cardeal Angelo Becciu quer votar na escolha do novo Papa. 23 abr 2025 · Variedades
Foto: Reprodução Redes Sociais / @virginia e @brunamarquezine
Virginia Fonseca se pronuncia sobre suposto climão com Bruna Marquezine na Fazenda Talismã
Virginia esclarece rumores sobre suposto climão com Bruna Marquezine durante festa de João Guilherme. 23 abr 2025 · Entretenimento
Entregadores querem fixar uma distância máxima para bicicletas – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Comissão debate cobrança de taxas e possível abuso de poder econômico
iFood é acusado de abuso de poder e taxas abusivas 23 abr 2025 · Política
Fotos: Agehab