O corpo da cantora Preta Gil será velado nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público das 9h às 13h, conforme comunicado oficial divulgado pela família nas redes sociais. As informações são da Agência Brasil
Preta Gil faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova York (EUA), onde realizava um tratamento experimental contra o câncer, diagnosticado em 2023. A cantora enfrentava complicações de saúde nas últimas semanas, o que levou à piora do quadro clínico.
Filha de Gilberto Gil e ícone da música brasileira, Preta marcou gerações com sua voz, presença de palco e posicionamentos firmes em defesa da diversidade e dos direitos das mulheres, das pessoas LGBTQIAPN+ e da cultura popular. Sua morte gerou comoção em todo o país.
Como forma de homenagem, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou nesta segunda-feira (22) um decreto criando o “Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil”, no centro da capital fluminense. O decreto reconhece a contribuição da artista para a revitalização do carnaval de rua carioca.
“O Bloco da Preta, fundado em 2009, é uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca, reunindo milhões de pessoas nas ruas do centro do Rio de Janeiro”, destaca o texto.
O trajeto do novo circuito carnavalesco partirá da Rua 1º de Março (entre as ruas do Rosário e Ouvidor) e seguirá até a Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.