O Governo de Goiás anunciou um novo ciclo de investimentos para ampliar a atuação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia-UFG). O governador Daniel Vilela confirmou, nesta quinta-feira (25), um aporte de R$ 78 milhões para o período entre 2026 e 2031, em uma estratégia que busca consolidar Goiás como referência nacional em inteligência artificial.
O investimento foi anunciado durante encontro com pesquisadores, empresários e representantes do setor de inovação, no Palácio das Esmeraldas. A nova parceria será executada por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e amplia projetos voltados à pesquisa aplicada, infraestrutura tecnológica, formação de profissionais e desenvolvimento de novos negócios.
Do total previsto, R$ 40 milhões serão destinados à implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos. A estrutura deve ampliar a capacidade computacional disponível para pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos parceiros.
Segundo Daniel Vilela, o objetivo é transformar Goiás em um dos principais ambientes de desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial no país, fortalecendo pesquisas e aplicações voltadas tanto ao setor público quanto ao mercado.
Criado em 2019 dentro da política estadual de Centros de Excelência, o Ceia-UFG reúne universidade, governo e iniciativa privada em projetos de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia. A nova etapa do convênio também pretende ampliar a atuação do centro em áreas consideradas estratégicas, como saúde, agronegócio, educação, ciências da vida e sistemas avançados de inteligência artificial.
Infraestrutura, startups e formação de talentos
Além da expansão da infraestrutura tecnológica, o programa prevê a manutenção de mais de 130 bolsistas atuando simultaneamente entre pesquisadores, estudantes e desenvolvedores.
Outra frente será o incentivo ao ecossistema de inovação. O convênio estabelece a aceleração de até 40 startups de base tecnológica, integradas a iniciativas como o Hub Goiás e o Distrito de Inovação e Inteligência Artificial. O objetivo é estimular novos negócios e ampliar a transferência de tecnologia para empresas e órgãos públicos.
Também estão previstas ações para interiorizar projetos de pesquisa em inteligência artificial, com apoio à criação de novos núcleos de inovação em municípios goianos.
Educação e qualificação
Na área educacional, o programa estabelece metas para capacitar 2 mil professores como multiplicadores em inteligência artificial, promover a Olimpíada Nacional de IA Aplicada e desenvolver uma plataforma de ensino a distância com capacidade para atender até 10 mil estudantes.
A proposta busca ampliar o acesso à formação em tecnologias emergentes e preparar profissionais para as demandas da economia digital.
Metas até 2031
Entre os indicadores previstos para os próximos cinco anos estão:
- implantação do AI Data Center e do laboratório de veículos autônomos;
- aceleração de até 40 startups;
- manutenção de mais de 130 bolsistas ativos;
- formação de 2 mil professores em inteligência artificial;
- alcance de até 10 mil estudantes por meio da plataforma educacional;
- publicação de pelo menos 40 estudos científicos;
- criação de uma rede com 100 empresas parceiras;
- registro de 15 propriedades intelectuais.
Segundo o governo estadual, o novo ciclo de investimentos também busca ampliar a atração de pesquisadores, fortalecer acordos internacionais de cooperação científica e aumentar a participação de Goiás em projetos de inovação com impacto econômico e tecnológico.
