Nesta semana, Marcelo de Carvalho – sócio da RedeTV! – foi ao X tweetar reclamando a respeito de um assalto que seu filho mais velho sofreu em Barcelona, Espanha.
A polêmica se deu pela descrição do suspeito como “um sujeito de aparência africana” e pela crítica a presença de imigrantes muçulmanos africanos no continente europeu, afirmando que esse fluxo migratório acabaria com a Europa.
Acusação de racismo
Na manhã de terça (15), Giovanna Ewbank usou seu perfil no X (antigo Twitter) para criticar abertamente as falas do empresário. “Você foi racista. E não sou eu que estou dizendo, foi você quem escolheu ser ao escrever nas redes sociais”, escreveu.
A apresentadora ainda completou: “A única coisa óbvia é essa fala vir sempre do mesmo lugar: homens heteros, brancos, que se acham superiores e o centro do universo por ter… dinheiro.”
Ewbank também fez um contraponto histórico às falas: “Quem invadiu a África pra roubar foram os europeus. Uma aulinha de história não faz mal pra ninguém.”
Outras reações
A postagem original do empresário foi apagada, mas ele voltou ao tema mais tarde, reiterando sua visão e compartilhando vídeos de influenciadores ligados à extrema direita europeia. “Não retiro”, declarou ele, sugerindo que quem discorda está “mal-informado ou defendendo o indefensável”.
O humorista Paulo Vieira também se posicionou e postou um print do Tweet
Eu tô desde ontem pensando nisso aqui.
— PAULO VIEIRA (@PauloVieiraReal) July 15, 2025
Cê tem noção que esse cara tem uma TELEVISÃO?
Cê tem noção que televisão é uma concessão PÚBLICA?
Ele escolhe o conteúdo que milhares de pessoas vão assistir.
Eu tô desde ontem pensando nisso aqui. pic.twitter.com/vb2bh7uNn5