Governo defende fortalecimento do Brics com “ambição renovada”

BRICS contra unilateralismo: bloco defende nova ordem global com maior peso para Sul Global. Cúpula decisiva no Rio em julho.

Compartilhe

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Durante a abertura do 11º Fórum Parlamentar do Brics, em Brasília, o governo federal defendeu o fortalecimento institucional da organização multilateral. Além disso, manifestou a expectativa de que a cúpula do bloco, prevista para os dias 6 e 7 de julho, seja um ponto de “inflexão e ambição renovada” da coalizão de 11 países-membros e nove parceiros.

O presidente da República em exercício, o vice-presidente Geraldo Alckmin, defendeu no plenário do Senado, diante de representantes de parlamentos de 15 países do Brics, que a ampliação do grupo exige seu fortalecimento institucional.

“A ampliação do grupo exige mais coesão e efetividade. Os desafios que enfrentamos, da saúde global à transição verde, do avanço tecnológico à segurança internacional, são complexos e interconectados. Nenhum país pode enfrentá-los sozinho. Por isso, o papel dos nossos parlamentos é decisivo”, destacou.

A presidência do Brasil no Brics neste ano de 2025 ocorre em meio à expansão do bloco e ao início do novo mandato de Donald Trump, nos Estados Unidos (EUA), que tem rejeitado o multilateralismo em favor de construir soluções unilaterais ou bilaterais

Para o vice-presidente, o Brics é diverso em cultura, história e modelos de desenvolvimento. “Isso é uma riqueza e não um obstáculo. É fundamental lembrar que o verdadeiro progresso nasce da nossa capacidade de construir sobre o que nos une e não do que nos separa”, acrescentou Alckmin.

Representando o Ministério das Relações Exteriores, a secretária-geral do Itamaraty, a embaixadora Maria Laura da Rocha, destacou o empenho do governo à frente da presidência do Brics em 2025, lembrando que, até o final de maio, foram realizadas 160 reuniões oficiais.

“Esse volume expressivo de atividades demonstra o grau de comprometimento do Brasil com uma presidência que seja substantiva, representativa e propositiva. Estamos agora a apenas quatro semanas da Cúpula de Líderes, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 7 de julho. E seguimos trabalhando com dedicação e diligência para garantir que essa cúpula represente um momento de inflexão e ambição renovada”, completou a embaixadora.

Entre as propostas do Brics, está a reforma das organizações internacionais para maior peso dos países da África, Ásia e América Latina e o fortalecimento do multilateralismo nas relações internacionais com nova ordem global. Ao contrário do bilateralismo ou unilateralismo, o multilateralismo busca construir soluções em conjunto com os países para os problemas comuns do planeta.

Além disso, o Brics defende o aumento do comércio entre os países do Sul Global com uso de moedas locais e acordos para desenvolvimento econômico compartilhado e sustentável.

Brics

Inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo incluiu, no ano passado, como membros permanente, o Irã, a Arábia Saudita, o Egito, a Etiópia e os Emirados Árabes Unidos.

Neste ano, foi a vez de a Indonésia ser incluída como membro permanente. Além disso, em 2025, foi inaugurada a modalidade de membros parceiros, com a inclusão de nove países: Belarus, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

Recentes
Mega vazamento de contas: como se defender
Mega vazamento de contas: como se defender
Tecnologia · 1h
Torcida do Racing transforma estádio em festa pré-Libertadores
Torcida do Racing transforma estádio em festa pré-Libertadores
Esportes · 2h
Sport: uma em mil chances de evitar o rebaixamento
Sport: uma em mil chances de evitar o rebaixamento
Esportes · 3h
Björn Andrésen, o rosto que inspirou gerações de mangakás, morre aos 70 anos
Björn Andrésen, o rosto que inspirou gerações de mangakás, morre aos 70 anos
Entretenimento · 9h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Venerando 360: Museu Frei Confaloni abre exposição sobre o primeiro prefeito de Goiânia
Mostra reúne mais de 200 peças históricas do período de Venerando de Freitas Borges 28 out 2025 · Cultura
Foto: Arquivo Secom Aparecida
Prefeitura alerta para acompanhamento obrigatório de saúde do Bolsa Família em Aparecida
Falta ao acompanhamento pode suspender ou cancelar o benefício 28 out 2025 · Cidades
Foto: Reprodução Redes Sociais
Após absolvição na Espanha, Daniel Alves reaparece pregando em igreja
Caso de estupro que o levou à prisão foi encerrado por falta de provas, segundo a justiça espanhola 28 out 2025 · Entretenimento
Fotos: Ricardo Stuckert/PR
Lula faz 80 anos como 1º presidente octogenário do Brasil
Lula faz 80 anos no cargo, consolidando uma rara longevidade política. Sua trajetória se confunde com a história recente do Brasil 27 out 2025 · Política
PGO
Ponte Preta é campeã; Brasil vence Inglaterra; Norris lidera a F1
Ponte Preta vence a Série C, João Fonseca conquista ATP 500, e Norris volta a liderança na F1. Goiás volta ao G4 e Atlético-GO perde. 27 out 2025 · Esportes
Foto: Internet
Novo sistema da Anatel vai combater golpes telefônicos
Anatel criou o sistema para combater golpes por telefone. A partir de 17/11, ligações de empresas terão um selo de autenticidade. 27 out 2025 · Brasil
Foto: Reprodução/YouTube
Youtuber deve indenizar homem que teve crise de pânico
Justiça condena Rafael Chocolate a indenizar vítimas de pegadinhas. Jovem desenvolveu síndrome do pânico; e senegalês foi alvo de chacota. 27 out 2025 · Brasil
Foto: Internet
Defesa de Collor alega falha em tornozeleira a Moraes
Defesa de Collor afirmou ao STF que a tornozeleira eletrônica ficou sem bateria por falha, sem intenção de descumprir a prisão domiciliar. 27 out 2025 · Brasil
Diagram Lajard / Wikimedia Commons
O Erro Crasso: como a vaidade de um general romano originou a expressão
Estima-se que 40 mil romanos morreram por erros conta do erro. 27 out 2025 · História
Foto: Divulgação OAB-GO
Augusto César Ventura é nomeado desembargador do TJGO pelo 5º Constitucional
Governador de Goiás fez a escolha entre lista tríplice do TJGO. 27 out 2025 · Justiça