O frio tá de volta, mas por pouco tempo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para queda acentuada de temperatura em várias regiões do país.
O aviso vale até a noite de terça-feira (24). Ele atinge estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Quase 2 mil municípios podem registrar queda de temperatura superior a 5 °C. O frio intenso representa risco à saúde, principalmente para grupos vulneráveis.
Segundo o Inmet, o alerta abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo. As temperaturas devem cair com a chegada de uma massa de ar polar. O fenômeno também provoca chuvas em várias áreas.
A frente fria pode trazer neve nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A previsão é para a noite de segunda-feira (23) e manhã de terça-feira (24), em regiões mais altas.
Além do frio, há previsão de chuva no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.
O Inmet orienta a população a se proteger. Evite exposição prolongada ao frio. Use agasalhos adequados. Em caso de sintomas como hipotermia, procure assistência médica.